Performance e violência na escola : reflexões bakhtinianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Luiz de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47719
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves
id UFPR_78bfe1de6b19d429d1f352b4d2d20e4c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47719
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonçalves, Jean Carlos, 1980-Santos, José Luiz de Souza2022-12-01T18:22:21Z2022-12-01T18:22:21Z2017https://hdl.handle.net/1884/47719Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2017Inclui referências : f. 105-114Resumo: Este estudo, vinculado ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro, tem como objetivo compreender os sentidos de violência para estudantes da Educação Básica por meio de experimentos performáticos. O quadro teórico-metodológico da investigação está ancorado na relação entre os Estudos da Performance e a Análise Dialógica do Discurso (Bakhtin e o Círculo). A partir da proposta de realização de um jogo cênico, os estudantes participantes da pesquisa relacionaram o tema violência a determinadas esferas de convenções sociais, por meio de suas performances. Dentre elas, três foram escolhidas para análise neste trabalho: Corpo/Violência, que representa uma violência visualmente exteriorizada contra um corpo que é presente na escola; Casa/Violência que parte de uma realidade familiar que deixa marcas nos estudantes, produzindo sentidos e expondo uma vida conflitante que, consequentemente, desemboca na esfera escolar; e Escola/Violência, que aborda a violência que invade a escola, a partir da exploração discursiva da relação entre estudante/professor. Diante dessas materialidades, os resultados imbricaram a necessidade de olhar para o sujeito escolar com empatia, de analisar de maneira crítica as relações escolares e de investigar o corpo presente na escola, de modo que manifestações de violência não passem despercebidas ou apenas confundidas com ímpetos de infantilidade. Palavras-chave: Performance; Violência; Escola; Bakhtin e o Círculo.Abstract: This study, linked to the research group ELiTe (UFPR / CNPq) - Laboratory of Studies in Education, Language and Theater, has as aims to understand the senses of violence for students of Basic Education through performative experiments. The theoretical-methodological framework of research is anchored in the relationship between Performance Studies and Dialogical Discourse Analysis (Bakhtin and Circle). Based on the proposal of performing a scenic game, the students participating in the research related the theme violence to certain spheres of social conventions, through their performances. Amongst them, three were chosen for analysis in this work: Body / Violence, which represents visually externalized violence against a body that is present in the school; Home / Violence that starts from a family reality that leaves marks on students, producing meaning and exposing a conflicting life that, consequently, ends in the school sphere; And School / Violence, which addresses the violence that invades the school, from the discursive exploitation of the student / teacher relationship. Faced with these materialities, the results imbricated the need to look at the school subject with empathy, to critically analyze school relations and to investigate the body present in school, so that manifestations of violence do not go unnoticed or only confused with childish impulses. Keywords: Performance; Violence; School; Bakhtin and the Circle.114 f. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975Violência - EscolasDisciplina escolarPerformance e violência na escola : reflexões bakhtinianasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOSE LUIZ DE SOUZA SANTOS.pdfapplication/pdf2097084https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47719/1/R%20-%20D%20-%20JOSE%20LUIZ%20DE%20SOUZA%20SANTOS.pdf9d9736e93de1cb6f1ab9c07b51637397MD51open access1884/477192022-12-01 15:22:21.26open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47719Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-01T18:22:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Performance e violência na escola : reflexões bakhtinianas
title Performance e violência na escola : reflexões bakhtinianas
spellingShingle Performance e violência na escola : reflexões bakhtinianas
Santos, José Luiz de Souza
Educação
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975
Violência - Escolas
Disciplina escolar
title_short Performance e violência na escola : reflexões bakhtinianas
title_full Performance e violência na escola : reflexões bakhtinianas
title_fullStr Performance e violência na escola : reflexões bakhtinianas
title_full_unstemmed Performance e violência na escola : reflexões bakhtinianas
title_sort Performance e violência na escola : reflexões bakhtinianas
author Santos, José Luiz de Souza
author_facet Santos, José Luiz de Souza
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Jean Carlos, 1980-
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Luiz de Souza
contributor_str_mv Gonçalves, Jean Carlos, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975
Violência - Escolas
Disciplina escolar
topic Educação
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975
Violência - Escolas
Disciplina escolar
description Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T18:22:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-01T18:22:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47719
url https://hdl.handle.net/1884/47719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114 f. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47719/1/R%20-%20D%20-%20JOSE%20LUIZ%20DE%20SOUZA%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d9736e93de1cb6f1ab9c07b51637397
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898722664251392