Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Silvana Gogolla de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80496
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
id UFPR_0ad17332f9c482b318e9fdb8ce365eb3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80496
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaKalinke, Marco AurélioMattos, Silvana Gogolla de2022-12-14T13:50:27Z2022-12-14T13:50:27Z2022https://hdl.handle.net/1884/80496Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio KalinkeTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 07/11/2022Inclui referênciasResumo: O desenvolvimento das tecnologias digitais propicia frequentes mudanças no indivíduo e na sociedade. Na Educação, o uso de linguagens de programação intuitivas, por exemplo, possibilita aos alunos e professores tornarem-se criadores de tecnologias e não apenas consumidores. Dentre as tecnologias digitais disponíveis, destacam-se também as técnicas e aplicações de Inteligência Artificial que podem ser identificadas tanto para auxiliar a gestão educacional quanto para contribuir com os processos educacionais. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é explicitar, a partir das relações entre o Design de Interação e a Inteligência Artificial, compreensões sobre ambientes de programação intuitiva utilizados nos processos educacionais de Matemática. Essa investigação adota aspectos metodológicos de uma pesquisa qualitativa e utiliza a Pesquisa em Design Educacional como uma metodologia que localiza e direciona o leitor em diferentes percursos presentes nesta rota de navegação, tais como as áreas da Educação Matemática, da Ciência da Computação e do Design de Interação. Estes percursos contemplam reflexões sobre o uso de tecnologias na Educação Matemática, Inteligência Artificial aplicada na Educação, programação intuitiva, sistemas intuitivos e relações entre os modelos mentais e conceituais elaborados pelos usuários e desenvolvedores de produtos interativos. Os trajetos percorridos nesta investigação consideram que um sistema intuitivo pode revelar-se a partir da utilização de técnicas de Inteligência Artificial que privilegiem as constantes atualizações dos modelos mentais pelo usuário. Assim sendo, defende-se nesta pesquisa, a tese de que existe uma relação entre a programação intuitiva e a Inteligência Artificial que pode apoiar o uso de tecnologias digitais nos processos educacionais de Matemática. Esta relação emerge das conexões entre o Design de Interação e da Inteligência Artificial e é identificada por meio da utilização de metáforas de interface e feedback em ambientes de programação intuitiva. Além disso, destaca-se também, a existência da moldagem recíproca entre pensamento e tecnologia, isto é, de uma influência de mão-dupla entre usuário e software, a partir da utilização de técnicas e aplicações de Inteligência Artificial nos referidos ambientes.Abstract: The development of digital technologies brings about frequent changes in the individual and in society. In Education, the use of intuitive programming languages, for example, enables students and teachers to become creators of technologies and not just consumers. Among the available digital technologies, Artificial Intelligence techniques and applications also stand out, and can be identified both to assist educational management and to contribute to educational processes. Thus, the goal of this research is to present, based on the relationships between Interaction Design and Artificial Intelligence, understandings about intuitive programming environments used in Mathematics educational processes. This research adopts methodological aspects of a qualitative research and uses Educational Design Research as a methodology that locates and directs the reader in different paths present in this navigation route, such as the areas of Mathematics Education, Computer Science and Interaction Design. These paths contemplate reflections on the use of technologies in Mathematics Education, Artificial Intelligence applied to Education, intuitive programming, intuitive systems, and relations between the mental and conceptual models elaborated by users and developers of interactive products. The paths followed in this research consider that an intuitive system can reveal itself through the use of Artificial Intelligence techniques which favor the constant updating of mental models by the user. Therefore, this research defends the thesis that there is a relationship between intuitive programming and Artificial Intelligence which can support the use of digital technologies in Mathematics educational processes. This relationship emerges from the connections between Interaction Design and Artificial Intelligence and is identified through the use of interface metaphors and feedback in intuitive programming environments. Moreover, the existence of a reciprocal molding between thought and technology is also highlighted, that is, a two-way influence between user and software, from the use of Artificial Intelligence techniques and applications in these environments.1 recurso online : PDF.application/pdfInteligência artificialProgramaçao (Matemática)Matemática - Estudo e ensinoMatemáticaEm busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SILVANA GOGOLLA DE MATTOS.pdfapplication/pdf5458098https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80496/1/R%20-%20T%20-%20SILVANA%20GOGOLLA%20DE%20MATTOS.pdf1f5448bcbec7a906bac0102c19fc84feMD51open access1884/804962022-12-14 10:50:27.134open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80496Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-14T13:50:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática
title Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática
spellingShingle Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática
Mattos, Silvana Gogolla de
Inteligência artificial
Programaçao (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
title_short Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática
title_full Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática
title_fullStr Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática
title_full_unstemmed Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática
title_sort Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática
author Mattos, Silvana Gogolla de
author_facet Mattos, Silvana Gogolla de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Silvana Gogolla de
contributor_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Programaçao (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
topic Inteligência artificial
Programaçao (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-14T13:50:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-14T13:50:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80496
url https://hdl.handle.net/1884/80496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80496/1/R%20-%20T%20-%20SILVANA%20GOGOLLA%20DE%20MATTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f5448bcbec7a906bac0102c19fc84fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860365823246336