Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tesseroli, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/41321
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Andrey Ricardo Pimentel
id UFPR_0add7b8fe7c2cca5d2298717a8578f2f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41321
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Tesseroli, Rita de CássiaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaPimentel, Andrey Ricardo, 1965-2017-03-31T15:39:56Z2017-03-31T15:39:56Z2015http://hdl.handle.net/1884/41321Orientador : Prof. Dr. Andrey Ricardo PimentelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 28/08/2015Inclui referências : f. 74-76Resumo: Este trabalho propõe um arcabouço conceitual para auxiliar o professor no processo de avaliação de estudantes. O objetivo é adaptar a teoria de redescrição representacional (RR) a um ambiente computacional de avaliação. Propõe-se a subdivisão das questões em quatro subquestões, de acordo com os diferentes níveis baseados nos processos cognitivos, implícito 1, explícito 1, explícito 2, explícito 3 do modelo de redescrição representacional. Através dessas estruturas é realizada a análise dos processos cognitivos do estudante, no momento da resolução das questões e subquestões. Os dados gerados da interação do estudante com o arcabouço são apresentados de maneira intuitiva ao professor, fundamentando possível mudança na estratégia pedagógica. O arcabouço pretende identificar, a partir da resposta do aluno, em qual nível representacional estão os conceitos do aluno e qual a pontuação de domínio do conceito, referentes a resolução da questão apresentada. Segundo esse resultado é possível identificar quais processos cognitivos o estudante realiza e qual a melhor remediação ou tática pedagógica a ser escolhida e aplicada no método de ensino. Foi proposto um modelo para a implementação da referida teoria e foram realiza- das simulações no modelo para verificar a sua compatibilidade. Além disso, é apresentado um estudo de caso sobre a aplicação da RR no ensino de lógica proposicional. Palavras-chave: Redescrição Representacional, Avaliação, Remediação de Erros, Informética na Educação.Abstract: This paper proposes a conceptual framework to help the teacher in the student asses- sment process. The aim is to adapt the theory of representational redescription (RR) to a computing environment assessment. It is proposed the subdivision of the question into four sub-questions, according to the di_erent levels based on cognitive processes, implicit 1, explicit 1, explicit 2 and explicit 3 of the representational redescription model. Through these structures the analysis of the student's cognitive processes is carried out at the deci- sion moment of deciding between questions and sub-questions. The data generated from the student's interaction with the framework are presented intuitively to the teacher, ba- sing a possible change in the pedagogical strategy. The framework aims to identify, from the student's answer, in which representational level are the concepts of the student and what is the concept of domain score, regarding the resolution of the question referred. According to this result it is possible to identify which cognitive processes the student performs and what remediation or teaching tactics are the best to be chosen and applied to the teaching method. A model was proposed for the implementation of that theory and simulations were performed on the model to verify its compatibility. In addition, it presents a case study on the implementation of RR in propositional logic teaching. Keywords: Representational Redescription, Assessment, Error Remediation, Compu- ters in Education.76 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalCiência da computaçãoEstudantes - AvaliaçãoInformática na educaçãoAlunos - AprendizagemTesesArcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - RITA DE CASSIA TESSEROLI.pdf.txtExtracted Texttext/plain151201https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41321/1/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20TESSEROLI.pdf.txt96e689c6f103c6508055448c82a51e96MD51open accessORIGINALR - D - RITA DE CASSIA TESSEROLI.pdfapplication/pdf3208960https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41321/2/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20TESSEROLI.pdfb7f4800433f5e76016fb6c4c665c1d33MD52open accessTHUMBNAILR - D - RITA DE CASSIA TESSEROLI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41321/3/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20TESSEROLI.pdf.jpg15f384c294c54385a6a5eaac9160d0a0MD53open access1884/413212017-03-31 12:39:56.483open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41321Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-03-31T15:39:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional
title Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional
spellingShingle Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional
Tesseroli, Rita de Cássia
Ciência da computação
Estudantes - Avaliação
Informática na educação
Alunos - Aprendizagem
Teses
title_short Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional
title_full Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional
title_fullStr Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional
title_full_unstemmed Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional
title_sort Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional
author Tesseroli, Rita de Cássia
author_facet Tesseroli, Rita de Cássia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.contributor.author.fl_str_mv Tesseroli, Rita de Cássia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pimentel, Andrey Ricardo, 1965-
contributor_str_mv Pimentel, Andrey Ricardo, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Estudantes - Avaliação
Informática na educação
Alunos - Aprendizagem
Teses
topic Ciência da computação
Estudantes - Avaliação
Informática na educação
Alunos - Aprendizagem
Teses
description Orientador : Prof. Dr. Andrey Ricardo Pimentel
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-31T15:39:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-31T15:39:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/41321
url http://hdl.handle.net/1884/41321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 76 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41321/1/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20TESSEROLI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41321/2/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20TESSEROLI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41321/3/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20TESSEROLI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 96e689c6f103c6508055448c82a51e96
b7f4800433f5e76016fb6c4c665c1d33
15f384c294c54385a6a5eaac9160d0a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898674308120576