Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/41321 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Andrey Ricardo Pimentel |
id |
UFPR_0add7b8fe7c2cca5d2298717a8578f2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41321 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Tesseroli, Rita de CássiaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaPimentel, Andrey Ricardo, 1965-2017-03-31T15:39:56Z2017-03-31T15:39:56Z2015http://hdl.handle.net/1884/41321Orientador : Prof. Dr. Andrey Ricardo PimentelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 28/08/2015Inclui referências : f. 74-76Resumo: Este trabalho propõe um arcabouço conceitual para auxiliar o professor no processo de avaliação de estudantes. O objetivo é adaptar a teoria de redescrição representacional (RR) a um ambiente computacional de avaliação. Propõe-se a subdivisão das questões em quatro subquestões, de acordo com os diferentes níveis baseados nos processos cognitivos, implícito 1, explícito 1, explícito 2, explícito 3 do modelo de redescrição representacional. Através dessas estruturas é realizada a análise dos processos cognitivos do estudante, no momento da resolução das questões e subquestões. Os dados gerados da interação do estudante com o arcabouço são apresentados de maneira intuitiva ao professor, fundamentando possível mudança na estratégia pedagógica. O arcabouço pretende identificar, a partir da resposta do aluno, em qual nível representacional estão os conceitos do aluno e qual a pontuação de domínio do conceito, referentes a resolução da questão apresentada. Segundo esse resultado é possível identificar quais processos cognitivos o estudante realiza e qual a melhor remediação ou tática pedagógica a ser escolhida e aplicada no método de ensino. Foi proposto um modelo para a implementação da referida teoria e foram realiza- das simulações no modelo para verificar a sua compatibilidade. Além disso, é apresentado um estudo de caso sobre a aplicação da RR no ensino de lógica proposicional. Palavras-chave: Redescrição Representacional, Avaliação, Remediação de Erros, Informética na Educação.Abstract: This paper proposes a conceptual framework to help the teacher in the student asses- sment process. The aim is to adapt the theory of representational redescription (RR) to a computing environment assessment. It is proposed the subdivision of the question into four sub-questions, according to the di_erent levels based on cognitive processes, implicit 1, explicit 1, explicit 2 and explicit 3 of the representational redescription model. Through these structures the analysis of the student's cognitive processes is carried out at the deci- sion moment of deciding between questions and sub-questions. The data generated from the student's interaction with the framework are presented intuitively to the teacher, ba- sing a possible change in the pedagogical strategy. The framework aims to identify, from the student's answer, in which representational level are the concepts of the student and what is the concept of domain score, regarding the resolution of the question referred. According to this result it is possible to identify which cognitive processes the student performs and what remediation or teaching tactics are the best to be chosen and applied to the teaching method. A model was proposed for the implementation of that theory and simulations were performed on the model to verify its compatibility. In addition, it presents a case study on the implementation of RR in propositional logic teaching. Keywords: Representational Redescription, Assessment, Error Remediation, Compu- ters in Education.76 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalCiência da computaçãoEstudantes - AvaliaçãoInformática na educaçãoAlunos - AprendizagemTesesArcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - RITA DE CASSIA TESSEROLI.pdf.txtExtracted Texttext/plain151201https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41321/1/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20TESSEROLI.pdf.txt96e689c6f103c6508055448c82a51e96MD51open accessORIGINALR - D - RITA DE CASSIA TESSEROLI.pdfapplication/pdf3208960https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41321/2/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20TESSEROLI.pdfb7f4800433f5e76016fb6c4c665c1d33MD52open accessTHUMBNAILR - D - RITA DE CASSIA TESSEROLI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41321/3/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20TESSEROLI.pdf.jpg15f384c294c54385a6a5eaac9160d0a0MD53open access1884/413212017-03-31 12:39:56.483open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41321Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-03-31T15:39:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional |
title |
Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional |
spellingShingle |
Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional Tesseroli, Rita de Cássia Ciência da computação Estudantes - Avaliação Informática na educação Alunos - Aprendizagem Teses |
title_short |
Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional |
title_full |
Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional |
title_fullStr |
Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional |
title_full_unstemmed |
Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional |
title_sort |
Arcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacional |
author |
Tesseroli, Rita de Cássia |
author_facet |
Tesseroli, Rita de Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tesseroli, Rita de Cássia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pimentel, Andrey Ricardo, 1965- |
contributor_str_mv |
Pimentel, Andrey Ricardo, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da computação Estudantes - Avaliação Informática na educação Alunos - Aprendizagem Teses |
topic |
Ciência da computação Estudantes - Avaliação Informática na educação Alunos - Aprendizagem Teses |
description |
Orientador : Prof. Dr. Andrey Ricardo Pimentel |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-31T15:39:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-31T15:39:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/41321 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/41321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
76 f. : il. algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41321/1/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20TESSEROLI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41321/2/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20TESSEROLI.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41321/3/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20TESSEROLI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96e689c6f103c6508055448c82a51e96 b7f4800433f5e76016fb6c4c665c1d33 15f384c294c54385a6a5eaac9160d0a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898674308120576 |