Interação professor/aluno na aprendizagem de língua inglesa : motivação para aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hickmann, Girlane Moura, 1980-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/38180
Resumo: Orientadora: Profª Drª Suzane S. Löhr
id UFPR_0b1b55e52688a4b0b1e1049c414b011e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38180
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Hickmann, Girlane Moura, 1980-Löhr, Suzane Schmidlin, 1958-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-07T23:49:20Z2020-10-07T23:49:20Z2015https://hdl.handle.net/1884/38180Orientadora: Profª Drª Suzane S. LöhrDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/03/2015Inclui referências : fls. 117-133Resumo: A forma como os professores conduzem suas aulas, também conhecida como estilos de liderança, é uma variável importante no processo ensino-aprendizagem, que pode agir como elemento precipitador de respostas emocionais por parte dos educandos e influenciar direta ou indiretamente na participação e bons resultados dos alunos. Esta pesquisa foi desenvolvida em Curitiba (PR) junto a 15 professores e 147 alunos de um centro de línguas que utiliza a Abordagem Comunicativa para ensinar a Língua Inglesa. A escola pesquisada é sem fins lucrativos e é voltada para a formação profissional e continuada de alunos da graduação dos Cursos de Letras. O centro de ensino está também ligado à Universidade Federal do Paraná - UFPR, sendo de caráter extensionista e destinado a oferecer cursos de idiomas para a comunidade em geral, tanto interna como externa à universidade. O estudo visou relacionar os comportamentos dos professores de inglês ao ministrar suas aulas com variáveis motivacionais que possam influenciar no engajamento para o estudo da Língua Inglesa. Os dados coletados foram obtidos por observação direta dos comportamentos em sala de aula, questionários e entrevistas aplicados aos estudantes e professores, por meio dos quais eles puderam manifestar seus pensamentos e sentimentos relacionados com o estudo da Língua Inglesa. A coleta de dados foi direcionada tanto aos alunos quanto aos professores, fazendo uso de diversos instrumentos (questionários estruturados, entrevista e observação direta do comportamento em sala de aula). Os questionários utilizados junto aos alunos foram: versão adaptada do Inventário de Estilos de Liderança de Professores - IELP; versão traduzida do Student Motivational State Questionnaire e versão traduzida do Motivational Goals Questionnaire. Para a análise dos dados quantitativos utilizou-se o software SPSS e para a análise qualitativa foi utilizado o conteúdo categorizado por equivalência semântica. As análises estatísticas feitas através dos testes não paramétricos Kruskal-Wallis e Tukey, demostraram haver relação entre a forma como os professores conduzem suas aulas e as respostas emocionais por parte dos educandos. Os resultados apontaram para as seguintes conclusões: 1) quanto maior for a responsividade do professor maior será a atitude positiva do aluno em relação ao curso; 2) quanto maior for a responsividade do professor maiores serão a Adoção de Metas de Aprendizagem Orientadas para o Desempenho Pessoal e pelo Meio; 3) Quanto mais estratégias aversivas o professor usar em sala de aula maior será Adoção de Metas de Aprendizagem Orientadas para o Desempenho Pessoal e 4) quanto maior é a exigência e o controle aversivo, mais ansioso ficará o aluno. Palavras-chave: Língua inglesa. Interação professor - aluno. Motivação. Processo de ensino - aprendizagem. Estilos de liderança.Abstract: The way teachers conduct their classes, also known as leadership styles, is an important variable in the teaching/learning process, which can act as precipitator element of emotional responses by the students and have direct or indirect influence in the students? participation and good results. This research was developed in Curitiba (PR) among with 15 teachers and 147 students from a language center which adopts the Communicative Approach to teach English. The researched school is nonprofit and focuses on professional and continuous education of undergraduate students of Modern Language. The language teaching center is also connected to Federal University of Paraná - UFPR, it has an extension characteristic and is designed to offer language courses to the wider community, both internal and external to the University. The study aimed to relate the behavior of English teachers while teaching with motivational variables which can impact the engagement for studying English. Data were obtained by direct observation of behavior in the classroom, questionnaires, and interviews applied to students and teachers, through which they could express their thoughts and feelings related to the study of English. Data collection was directed to both students and teachers, through several ways (structured questionnaires, interviews and direct observation of classroom behavior). The questionnaires used with the students were: an adapted version of the Inventory of Leadership Styles Teachers - ILST; a translated version of the Student Motivational State Questionnaire and a translated version of the Motivational Goals Questionnaire. The SPSS software was used for the quantitative analysis and, for the qualitative analysis, the semantic equivalence categorized content. Statistical analysis made with non-parametric Kruskal-Wallis and Tukey tests have shown a relation between the way teachers conduct their lessons and emotional responses by the students. The results showed the following conclusions: 1) the greater the responsiveness of the teacher is, the greater the positive attitudes of the student about the course will be; 2) the greater the teacher's responsiveness is, the greater the Milieu-related and Performance-approach goal orientation will be; 3) The more aversive strategies teachers use in the classroom the greater the Performance-approach goal orientation will be; 4) the greater is the demand and the aversive control, the more anxious students will be. Keywords: English language. Teacher/student interaction. Motivation Teaching/learning process. Leadership styles.189 f. : il. algumas color., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesEducaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoLingua inglesa - MetodologiaMotivação (Psicologia)Interação professor-alunoPlanos de aula - LiderançaInteração professor/aluno na aprendizagem de língua inglesa : motivação para aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - GIRLANE MOURA HICKMANN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1412https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38180/1/R%20-%20D%20-%20GIRLANE%20MOURA%20HICKMANN.pdf.jpgf3ade4b58fde4353eba909b78a578ea6MD51open accessTEXTR - D - GIRLANE MOURA HICKMANN.pdf.txtExtracted Texttext/plain305240https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38180/2/R%20-%20D%20-%20GIRLANE%20MOURA%20HICKMANN.pdf.txtf2c9b308f4dfbd0804fd294501193e06MD52open accessORIGINALR - D - GIRLANE MOURA HICKMANN.pdfapplication/pdf3693968https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38180/3/R%20-%20D%20-%20GIRLANE%20MOURA%20HICKMANN.pdf386259b990e3748d42d29e9cef4dbd24MD53open access1884/381802020-10-07 20:49:20.143open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38180Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-07T23:49:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interação professor/aluno na aprendizagem de língua inglesa : motivação para aprendizagem
title Interação professor/aluno na aprendizagem de língua inglesa : motivação para aprendizagem
spellingShingle Interação professor/aluno na aprendizagem de língua inglesa : motivação para aprendizagem
Hickmann, Girlane Moura, 1980-
Dissertações
Educação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Metodologia
Motivação (Psicologia)
Interação professor-aluno
Planos de aula - Liderança
title_short Interação professor/aluno na aprendizagem de língua inglesa : motivação para aprendizagem
title_full Interação professor/aluno na aprendizagem de língua inglesa : motivação para aprendizagem
title_fullStr Interação professor/aluno na aprendizagem de língua inglesa : motivação para aprendizagem
title_full_unstemmed Interação professor/aluno na aprendizagem de língua inglesa : motivação para aprendizagem
title_sort Interação professor/aluno na aprendizagem de língua inglesa : motivação para aprendizagem
author Hickmann, Girlane Moura, 1980-
author_facet Hickmann, Girlane Moura, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Löhr, Suzane Schmidlin, 1958-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Hickmann, Girlane Moura, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Educação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Metodologia
Motivação (Psicologia)
Interação professor-aluno
Planos de aula - Liderança
topic Dissertações
Educação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Metodologia
Motivação (Psicologia)
Interação professor-aluno
Planos de aula - Liderança
description Orientadora: Profª Drª Suzane S. Löhr
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-07T23:49:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-07T23:49:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/38180
url https://hdl.handle.net/1884/38180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189 f. : il. algumas color., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38180/1/R%20-%20D%20-%20GIRLANE%20MOURA%20HICKMANN.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38180/2/R%20-%20D%20-%20GIRLANE%20MOURA%20HICKMANN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38180/3/R%20-%20D%20-%20GIRLANE%20MOURA%20HICKMANN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f3ade4b58fde4353eba909b78a578ea6
f2c9b308f4dfbd0804fd294501193e06
386259b990e3748d42d29e9cef4dbd24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860792572706816