A motivação como fator essencial na aprendizagem da Língua Inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14940 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória acerca dos fatores que influenciam na aprendizagem da Língua Inglesa, para tanto, investiga o processo que promove o interesse dos alunos em relação às aulas de inglês. O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama do complexo universo dos estímulos motivacionais que norteiam o comportamento humano. Fundamentados pelos estudos de Lambert e Gardner, buscamos pensar nos caminhos que possibilitam o sucesso dos alunos na aprendizagem de uma língua estrangeira e, por conseguinte, viabilizam meios de aprimorar as técnicas docentes em sala de aula com o intuito de atingir o interesse dos alunos. Ademais, empreendemos uma reflexão acerca dos aspectos geracionais que fomentam o êxito no ensino da língua inglesa. A metodologia utilizada é a de uma revisão bibliográfica que dentre os principais autores podemos destacar: Veiga (2007), Almeida Filho (2005), Rosa (2007) e Witter (2004) e Gardner (2001). Palavras-chave: Aprendizagem. Língua inglesa. Motivação.Motivation as an Essential Factor in Learning the English LanguageABSTRACTThis paper is an exploratory research about the factors that influence the learning of the English Language, in order to investigate the process that promotes students' interest in English classes. The objective is to present an overview of the complex universe of motivational stimuli that guide human behavior, based on the studies of Lambert and Gardner, we seek to think of the ways that students can succeed in learning a foreign language and, therefore, teaching techniques in the classroom in order to reach the students' interest. In addition, we undertake a reflection about the generational aspects that promote the success in the teaching of the English language. The methodology used is a bibliographical review that among the main authors we can highlight: Veiga (2007), Almeida Filho (2005), Rosa (2007) e Witter (2004) and Gardner (2001).Keywords: Learning. English language. Motivation.La Motivación como Factor Esencial en el Aprendizaje del Lengua InglesaRESUMENEste trabajo se trata de una investigación exploratoria acerca de los factores que influencian en el aprendizaje del Lengua Inglesa, para tanto investiga el proceso que promueve el interés de los alumnos en relación a las clases de inglés. El objetivo es presentar un panorama del complejo universo de los estímulos motivacionales que orientan el comportamiento humano, fundamentados por los estudios de Lambert y Gardner, buscamos pensar en los caminos que posibilitan el éxito de los alumnos en el aprendizaje de una lengua extranjera y, por consiguiente, viabilizan medios para perfeccionar las técnicas docentes en el aula con la intención de alcanzar el interés de los alumnos. Además, emprendemos una reflexión sobre los aspectos generacionales que fomentan el éxito en la enseñanza del inglés. La metodología utilizada es la de una revisión bibliográfica que entre los principales autores podemos destacar:Veiga (2007), Almeida Filho (2005), Rosa (2007) e Witter (2004) y Gardner (2001).Palabras clave: Aprendizaje. Lengua Inglesa. Motivación. |
id |
UFMA-3_22572877b534411789e6de2edf8a9869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14940 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
A motivação como fator essencial na aprendizagem da Língua InglesaAprendizagemLíngua inglesaMotivaçãoEste trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória acerca dos fatores que influenciam na aprendizagem da Língua Inglesa, para tanto, investiga o processo que promove o interesse dos alunos em relação às aulas de inglês. O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama do complexo universo dos estímulos motivacionais que norteiam o comportamento humano. Fundamentados pelos estudos de Lambert e Gardner, buscamos pensar nos caminhos que possibilitam o sucesso dos alunos na aprendizagem de uma língua estrangeira e, por conseguinte, viabilizam meios de aprimorar as técnicas docentes em sala de aula com o intuito de atingir o interesse dos alunos. Ademais, empreendemos uma reflexão acerca dos aspectos geracionais que fomentam o êxito no ensino da língua inglesa. A metodologia utilizada é a de uma revisão bibliográfica que dentre os principais autores podemos destacar: Veiga (2007), Almeida Filho (2005), Rosa (2007) e Witter (2004) e Gardner (2001). Palavras-chave: Aprendizagem. Língua inglesa. Motivação.Motivation as an Essential Factor in Learning the English LanguageABSTRACTThis paper is an exploratory research about the factors that influence the learning of the English Language, in order to investigate the process that promotes students' interest in English classes. The objective is to present an overview of the complex universe of motivational stimuli that guide human behavior, based on the studies of Lambert and Gardner, we seek to think of the ways that students can succeed in learning a foreign language and, therefore, teaching techniques in the classroom in order to reach the students' interest. In addition, we undertake a reflection about the generational aspects that promote the success in the teaching of the English language. The methodology used is a bibliographical review that among the main authors we can highlight: Veiga (2007), Almeida Filho (2005), Rosa (2007) e Witter (2004) and Gardner (2001).Keywords: Learning. English language. Motivation.La Motivación como Factor Esencial en el Aprendizaje del Lengua InglesaRESUMENEste trabajo se trata de una investigación exploratoria acerca de los factores que influencian en el aprendizaje del Lengua Inglesa, para tanto investiga el proceso que promueve el interés de los alumnos en relación a las clases de inglés. El objetivo es presentar un panorama del complejo universo de los estímulos motivacionales que orientan el comportamiento humano, fundamentados por los estudios de Lambert y Gardner, buscamos pensar en los caminos que posibilitan el éxito de los alumnos en el aprendizaje de una lengua extranjera y, por consiguiente, viabilizan medios para perfeccionar las técnicas docentes en el aula con la intención de alcanzar el interés de los alumnos. Además, emprendemos una reflexión sobre los aspectos generacionales que fomentan el éxito en la enseñanza del inglés. La metodología utilizada es la de una revisión bibliográfica que entre los principales autores podemos destacar:Veiga (2007), Almeida Filho (2005), Rosa (2007) e Witter (2004) y Gardner (2001).Palabras clave: Aprendizaje. Lengua Inglesa. Motivación.Universidade Federal do Maranhão2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1494010.18764/2358-4319.v13n2p116-132Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.116-1322358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14940/7949Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Elvira LivonetePinheiro Neto, José Elias2020-09-17T00:28:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14940Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-09-17T00:28:45Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação como fator essencial na aprendizagem da Língua Inglesa |
title |
A motivação como fator essencial na aprendizagem da Língua Inglesa |
spellingShingle |
A motivação como fator essencial na aprendizagem da Língua Inglesa Costa, Elvira Livonete Aprendizagem Língua inglesa Motivação |
title_short |
A motivação como fator essencial na aprendizagem da Língua Inglesa |
title_full |
A motivação como fator essencial na aprendizagem da Língua Inglesa |
title_fullStr |
A motivação como fator essencial na aprendizagem da Língua Inglesa |
title_full_unstemmed |
A motivação como fator essencial na aprendizagem da Língua Inglesa |
title_sort |
A motivação como fator essencial na aprendizagem da Língua Inglesa |
author |
Costa, Elvira Livonete |
author_facet |
Costa, Elvira Livonete Pinheiro Neto, José Elias |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro Neto, José Elias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Elvira Livonete Pinheiro Neto, José Elias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Língua inglesa Motivação |
topic |
Aprendizagem Língua inglesa Motivação |
description |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória acerca dos fatores que influenciam na aprendizagem da Língua Inglesa, para tanto, investiga o processo que promove o interesse dos alunos em relação às aulas de inglês. O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama do complexo universo dos estímulos motivacionais que norteiam o comportamento humano. Fundamentados pelos estudos de Lambert e Gardner, buscamos pensar nos caminhos que possibilitam o sucesso dos alunos na aprendizagem de uma língua estrangeira e, por conseguinte, viabilizam meios de aprimorar as técnicas docentes em sala de aula com o intuito de atingir o interesse dos alunos. Ademais, empreendemos uma reflexão acerca dos aspectos geracionais que fomentam o êxito no ensino da língua inglesa. A metodologia utilizada é a de uma revisão bibliográfica que dentre os principais autores podemos destacar: Veiga (2007), Almeida Filho (2005), Rosa (2007) e Witter (2004) e Gardner (2001). Palavras-chave: Aprendizagem. Língua inglesa. Motivação.Motivation as an Essential Factor in Learning the English LanguageABSTRACTThis paper is an exploratory research about the factors that influence the learning of the English Language, in order to investigate the process that promotes students' interest in English classes. The objective is to present an overview of the complex universe of motivational stimuli that guide human behavior, based on the studies of Lambert and Gardner, we seek to think of the ways that students can succeed in learning a foreign language and, therefore, teaching techniques in the classroom in order to reach the students' interest. In addition, we undertake a reflection about the generational aspects that promote the success in the teaching of the English language. The methodology used is a bibliographical review that among the main authors we can highlight: Veiga (2007), Almeida Filho (2005), Rosa (2007) e Witter (2004) and Gardner (2001).Keywords: Learning. English language. Motivation.La Motivación como Factor Esencial en el Aprendizaje del Lengua InglesaRESUMENEste trabajo se trata de una investigación exploratoria acerca de los factores que influencian en el aprendizaje del Lengua Inglesa, para tanto investiga el proceso que promueve el interés de los alumnos en relación a las clases de inglés. El objetivo es presentar un panorama del complejo universo de los estímulos motivacionales que orientan el comportamiento humano, fundamentados por los estudios de Lambert y Gardner, buscamos pensar en los caminos que posibilitan el éxito de los alumnos en el aprendizaje de una lengua extranjera y, por consiguiente, viabilizan medios para perfeccionar las técnicas docentes en el aula con la intención de alcanzar el interés de los alumnos. Además, emprendemos una reflexión sobre los aspectos generacionales que fomentan el éxito en la enseñanza del inglés. La metodología utilizada es la de una revisión bibliográfica que entre los principales autores podemos destacar:Veiga (2007), Almeida Filho (2005), Rosa (2007) e Witter (2004) y Gardner (2001).Palabras clave: Aprendizaje. Lengua Inglesa. Motivación. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14940 10.18764/2358-4319.v13n2p116-132 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14940 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v13n2p116-132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14940/7949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.116-132 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711321260818432 |