O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Luciana de Moraes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/57170
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
id UFPR_0b39f13b644b5ae0042188a87b5aee09
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57170
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Jardim, Luciana de MoraesZimer, Tania Teresinha BrunsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaCamargo, Sérgio, 1971-2021-05-06T12:02:55Z2021-05-06T12:02:55Z2017https://hdl.handle.net/1884/57170Orientador: Prof. Dr. Sérgio CamargoCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Tania Teresinha Bruns ZimerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 21/06/2017Inclui referências: p.121-129Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como o saber a ser ensinado em relação ao ensino de Ciências Naturais é transposto para o saber ensinado pelos professores do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino de Curitiba. A fundamentação teórica adotada foi a Transposição Didática de Chevallard (TD) (1991) e de outros pesquisadores que a ampliaram. Foi feita e revisão bibliográfica referente ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental constatando a existência de somente uma pesquisa envolvendo a TD. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tipo estudo de caso, na qual o foco principal está no processo das transformações do saber nas aulas de ciências. A constituição dos dados ocorreu por meio de: entrevistas semiestruturadas, documentos escolares, documentos oficiais, diário de bordo e observações das aulas de ciências sobre reprodução. As entrevistas foram realizadas com duas professoras regentes de 5º ano do ensino fundamental. Essas informações foram analisadas segundo Bardin (2011) que apresenta a análise de conteúdo como alternativa para interpretação de informações de uma pesquisa e também foi utilizado o programa Atlas TI por se tratar de um software que resguarda a qualidade da pesquisa pela coerência nos procedimentos de análise. Alguns resultados obtidos por meio das categorias feitas a posteriori foram: verificação da teoria de Chevallard (1991) no que se refere ao saber a ser ensinado e o saber ensinado e seus elementos constituintes; adaptações de conteúdo realizadas pelas professoras no intuito de melhor compreensão do assunto pelos seus alunos; e aspectos de alfabetização científica nos diálogos acompanhados. Com essas informações foi possível compreender a necessidade da pesquisa sobre transposição didática nos anos iniciais do ensino fundamental para que a essência do saber seja preservada, como também materiais sejam organizados e produzidos no intuito de adequação do conteúdo ao indivíduo que faz parte do saber ensinado. Outras pesquisas podem ser realizadas tendo como tema a transposição didática no ensino de ciências para que maiores informações sobre o assunto sejam disponibilizadas a todos que desejarem um aprofundamento. Palavras chave: Ensino de Ciências. Transposição Didática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Abstract: This research aims to analyze how the knowledge to be taught in relation to the teaching of Natural Sciences is transposed into the knowledge taught by the teachers of the 5th year of elementary school in a private school in Curitiba. In this way, the theoretical basis of the Didactic Transposition of Chevallard (DT) (1991) and other researchers were adopted. It was made a bibliographic review regarding the teaching of Science in Elementary School and found the existence of only one research involving DT. It is a qualitative nature research, a case study, in which the main focus is on the process of the transformations of knowledge in science classes. Data were collected through: semi-structured interviews, school documents, official documents, logbook and observations of science lessons about reproduction. The interviews were carried out with two female teachers who were in the fifth year of elementary school. This information was analyzed according to Bardin (1991), who presents the content analysis as an alternative for the interpretation of information of a research and was also used the program Atlas TI because it is a software that safeguards the quality of the research for the coherence in the analysis procedures. Some results obtained through the categories made further on were: proof of Chevallard?s Theory (1991) in relation to the knowledge to be taught and the knowledge taught and its constituent elements; Content adaptations made by the teachers in order to better understand the subject by their students; And aspects of scientific literacy in the dialogues followed. With this information it was possible to understand the need for research on didactic transposition in the initial years of elementary education so that the essence of knowledge is preserved, as well as materials are organized and produced in order to adapt the content to the individual that is part of the knowledge taught. Further research can be carried out with the theme of didactic transposition in science teaching so that more information about the subject is made available to all who wish to study it deeply. Keywords: Science Teaching. Didactic Transposition. Early Years of Elementary Education.153 p. : il. (algumas color.).application/pdfCiências (Ensino fundamental)Ciência - Conhecimentos e aprendizagemMatemáticaO ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCIANA DE MORAES JARDIM.pdfapplication/pdf3496757https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57170/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20DE%20MORAES%20JARDIM.pdffdbcafbc4b71f3b7d632755a32e21088MD51open access1884/571702021-05-06 09:02:55.605open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57170Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T12:02:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental
title O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental
Jardim, Luciana de Moraes
Ciências (Ensino fundamental)
Ciência - Conhecimentos e aprendizagem
Matemática
title_short O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental
author Jardim, Luciana de Moraes
author_facet Jardim, Luciana de Moraes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Zimer, Tania Teresinha Bruns
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Luciana de Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Sérgio, 1971-
contributor_str_mv Camargo, Sérgio, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências (Ensino fundamental)
Ciência - Conhecimentos e aprendizagem
Matemática
topic Ciências (Ensino fundamental)
Ciência - Conhecimentos e aprendizagem
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T12:02:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T12:02:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/57170
url https://hdl.handle.net/1884/57170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57170/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20DE%20MORAES%20JARDIM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fdbcafbc4b71f3b7d632755a32e21088
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898798440644608