O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/57170 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo |
id |
UFPR_0b39f13b644b5ae0042188a87b5aee09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57170 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Jardim, Luciana de MoraesZimer, Tania Teresinha BrunsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaCamargo, Sérgio, 1971-2021-05-06T12:02:55Z2021-05-06T12:02:55Z2017https://hdl.handle.net/1884/57170Orientador: Prof. Dr. Sérgio CamargoCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Tania Teresinha Bruns ZimerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 21/06/2017Inclui referências: p.121-129Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como o saber a ser ensinado em relação ao ensino de Ciências Naturais é transposto para o saber ensinado pelos professores do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino de Curitiba. A fundamentação teórica adotada foi a Transposição Didática de Chevallard (TD) (1991) e de outros pesquisadores que a ampliaram. Foi feita e revisão bibliográfica referente ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental constatando a existência de somente uma pesquisa envolvendo a TD. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tipo estudo de caso, na qual o foco principal está no processo das transformações do saber nas aulas de ciências. A constituição dos dados ocorreu por meio de: entrevistas semiestruturadas, documentos escolares, documentos oficiais, diário de bordo e observações das aulas de ciências sobre reprodução. As entrevistas foram realizadas com duas professoras regentes de 5º ano do ensino fundamental. Essas informações foram analisadas segundo Bardin (2011) que apresenta a análise de conteúdo como alternativa para interpretação de informações de uma pesquisa e também foi utilizado o programa Atlas TI por se tratar de um software que resguarda a qualidade da pesquisa pela coerência nos procedimentos de análise. Alguns resultados obtidos por meio das categorias feitas a posteriori foram: verificação da teoria de Chevallard (1991) no que se refere ao saber a ser ensinado e o saber ensinado e seus elementos constituintes; adaptações de conteúdo realizadas pelas professoras no intuito de melhor compreensão do assunto pelos seus alunos; e aspectos de alfabetização científica nos diálogos acompanhados. Com essas informações foi possível compreender a necessidade da pesquisa sobre transposição didática nos anos iniciais do ensino fundamental para que a essência do saber seja preservada, como também materiais sejam organizados e produzidos no intuito de adequação do conteúdo ao indivíduo que faz parte do saber ensinado. Outras pesquisas podem ser realizadas tendo como tema a transposição didática no ensino de ciências para que maiores informações sobre o assunto sejam disponibilizadas a todos que desejarem um aprofundamento. Palavras chave: Ensino de Ciências. Transposição Didática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Abstract: This research aims to analyze how the knowledge to be taught in relation to the teaching of Natural Sciences is transposed into the knowledge taught by the teachers of the 5th year of elementary school in a private school in Curitiba. In this way, the theoretical basis of the Didactic Transposition of Chevallard (DT) (1991) and other researchers were adopted. It was made a bibliographic review regarding the teaching of Science in Elementary School and found the existence of only one research involving DT. It is a qualitative nature research, a case study, in which the main focus is on the process of the transformations of knowledge in science classes. Data were collected through: semi-structured interviews, school documents, official documents, logbook and observations of science lessons about reproduction. The interviews were carried out with two female teachers who were in the fifth year of elementary school. This information was analyzed according to Bardin (1991), who presents the content analysis as an alternative for the interpretation of information of a research and was also used the program Atlas TI because it is a software that safeguards the quality of the research for the coherence in the analysis procedures. Some results obtained through the categories made further on were: proof of Chevallard?s Theory (1991) in relation to the knowledge to be taught and the knowledge taught and its constituent elements; Content adaptations made by the teachers in order to better understand the subject by their students; And aspects of scientific literacy in the dialogues followed. With this information it was possible to understand the need for research on didactic transposition in the initial years of elementary education so that the essence of knowledge is preserved, as well as materials are organized and produced in order to adapt the content to the individual that is part of the knowledge taught. Further research can be carried out with the theme of didactic transposition in science teaching so that more information about the subject is made available to all who wish to study it deeply. Keywords: Science Teaching. Didactic Transposition. Early Years of Elementary Education.153 p. : il. (algumas color.).application/pdfCiências (Ensino fundamental)Ciência - Conhecimentos e aprendizagemMatemáticaO ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCIANA DE MORAES JARDIM.pdfapplication/pdf3496757https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57170/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20DE%20MORAES%20JARDIM.pdffdbcafbc4b71f3b7d632755a32e21088MD51open access1884/571702021-05-06 09:02:55.605open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57170Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T12:02:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental Jardim, Luciana de Moraes Ciências (Ensino fundamental) Ciência - Conhecimentos e aprendizagem Matemática |
title_short |
O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Jardim, Luciana de Moraes |
author_facet |
Jardim, Luciana de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Zimer, Tania Teresinha Bruns Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardim, Luciana de Moraes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camargo, Sérgio, 1971- |
contributor_str_mv |
Camargo, Sérgio, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências (Ensino fundamental) Ciência - Conhecimentos e aprendizagem Matemática |
topic |
Ciências (Ensino fundamental) Ciência - Conhecimentos e aprendizagem Matemática |
description |
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-06T12:02:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-06T12:02:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/57170 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/57170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
153 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57170/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20DE%20MORAES%20JARDIM.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fdbcafbc4b71f3b7d632755a32e21088 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898798440644608 |