A integração da categoria sociocultural ao modelo de autoavaliação de competências docentes digitais para a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perin, Eloni dos Santos, 1975-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74068
Resumo: Orientadora: Maria do Carmo Duarte Freitas
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spelling Perin, Eloni dos Santos, 1975-Coelho, Taiane Ritta, 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-2022-03-30T14:47:46Z2022-03-30T14:47:46Z2021https://hdl.handle.net/1884/74068Orientadora: Maria do Carmo Duarte FreitasCoorientadora: Taiane Ritta CoelhoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 17/12/2021Inclui referênciasResumo: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) impulsionam mudanças no campo educacional e promovem o desenvolvimento de competências docentes digitais (CDD) na educação básica. Esta pesquisa aplicada, de abordagem mista, tem como objetivo geral propor a integração da categoria sociocultural ao modelo de autoavaliação de competências docentes digitais para a educação básica brasileira, para responder como inserir a competência sociocultural em um modelo baseado em rubricas, para autoavaliação de CDD dos docentes da educação básica brasileira. Os modelos da literatura pesquisada nas bases Web of Science, Scopus e Science Direct, contemplam cinco categorias da competência digital: tecnológica, informação, comunicação, pedagógica, axiológica. Neste estudo, é desenvolvido o modelo CDD-EB, que inclui e valida uma sexta categoria, chamada sociocultural, em que o docente se reconhece enquanto sujeito pertencente a sociedade da informação, situado na realidade social e educacional ao ensinar os alunos da geração Z e alfa, nascidos na era digital. Também parte do pressuposto que os professores da educação básica brasileiros possuem perfil de competências digitais que vão de iniciante a expert. Para atender ao objetivo, é construído e validado o modelo CDD-EB, composto por rubricas de autoavaliação e disponibilizado em rede na Plataforma CDD-EB. A validação contou com a avaliação de 15 especialistas-juízes e de 275 professores da Educação Básica, que fizeram sua autoavaliação na Plataforma CDD-EB. O processo de autoavaliação, ao final, devolve aos participantes uma resposta sobre o perfil identificado pelas rubricas. Os dados foram analisados com a Estatística Descritiva e como resultados, o modelo apresenta validade (IVC > 0,8 e CVC > 0,9) e confiabilidade (Alfa de Cronbach > 0,8). Foi testado com a Análise Fatorial Confirmatória, que apresentou correlação entre os descritores (variáveis) e categorias de CDD (fatores), apresentando um modelo aceitável e representativo de Competência Docente Digital. O modelo CDD-EB contribui para a formação docente ao disponibilizar uma plataforma que oportuniza autorreflexão e inclui a categoria sociocultural como parte que integra a CDD, num processo autoavaliativo guiado por rubricas, as quais possibilitam refletir sobre questões da realidade social que está inserido. Ainda gera contribuição para o campo interdisciplinar, com avanço das pesquisas que envolvem informação e educação, ao proporcionar aos professores a identificação do seu perfil de CDD e, com isso, buscarem formação continuada adequada à sua realidade e às suas necessidades.Abstract: Information and communication technologies (ICT) drive changes in the educational field and promote the development of digital teaching skills (CDD) in basic education. This applied research, with a mixed approach, has as general objective to propose the integration of the sociocultural category to the self-assessment model of digital teaching skills for basic education, to answer how to insert sociocultural competence in a model based on rubrics, for self-assessment of CDD of the Brazilian basic education teachers. The models of the literature researched in the Web of Science, Scopus and Science Direct databases contemplate five categories of digital competence: technological, information, communication, pedagogical, axiological. In this study, the CDD-EB model is developed, which includes and validates a sixth category, called sociocultural, in which the teacher recognizes himself as a subject belonging to the information society, situated in the social and educational reality when teaching students from Generation Z and alpha, born in the digital age. It also assumes that Brazilian basic education teachers have a profile of digital skills ranging from beginners to experts. To meet the objective, the CDD-EB model is built and validated, made up of self-assessment items and made available on the CDD-EB Platform network. The validation included the evaluation of 15 expert-judges and 275 Basic Education teachers, who carried out their self-assessment on the CDD-EB Platform. The self-assessment process, at the end, gives the participants an answer about the profile identified by the rubrics. Data were analyzed using Descriptive Statistics and, as a result, the model presents validity (CVI > 0.8 and CVC > 0.9) and reliability (Cronbach's Alpha > 0.8). It was tested with Confirmatory Factor Analysis, which showed correlation between descriptors (variables) and CDD categories (factors), presenting an acceptable and representative model of Digital Teaching Competence. The CDD-EB model contributes to teacher education by providing a platform that provides opportunities for self-reflection and includes the sociocultural category as part of the CDD, in a self-assessment process guided by rubrics, which make it possible to reflect on issues of the social reality that is inserted. It also contributes to the interdisciplinary field, with advances in research involving information and education, by providing teachers with the identification of their CDD profile and, therefore, seeking continuing education that is adequate to their reality and needs.1 recurso online : PDF.application/pdfComunicação e educaçãoProfessores - FormaçãoAvaliação educacionalTecnologia educacionalCiência da InformaçãoA integração da categoria sociocultural ao modelo de autoavaliação de competências docentes digitais para a educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ELONI DOS SANTOS PERIN.pdfapplication/pdf7970327https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74068/1/R%20-%20T%20-%20ELONI%20DOS%20SANTOS%20PERIN.pdf10163c672f96f0f54debbb5377544076MD51open access1884/740682022-03-30 11:47:46.176open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74068Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-30T14:47:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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