Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33546 http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo construir e validar um questionário que contemple a percepção docente no processo de autoavaliação institucional da Universidade de Brasília. Para tanto, foram considerados os eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi realizada pesquisa bibliográfica e um grupo focal foi conduzido com docentes. Com base nas informações obtidas foi elaborada uma primeira versão do questionário, que passou por um refinamento por meio da avaliação de seis juízes. A versão final do instrumento foi enviada pela internet aos docentes da UnB. Os resultados indicaram relevantes evidências de validade da estrutura composta por três fatores: Infraestrutura física; Planejamento, Avaliação, Desenvolvimento e Gestão Institucional e Políticas acadêmicas e gestão do corpo docente. Conclui-se, que o questionário de autoavaliação institucional a ser respondido pelo docente apresentou evidências suficientes para ser incorporado ao processo de autoavaliação da Universidade de Brasília. |
id |
UNB_9c44aa71efb32c284dbb95d992484d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33546 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professorInstitutional self-evaluation : constructing and validating a professor questionnaireAvaliação educacionalSinaesProfessores - avaliaçãoO presente estudo tem como objetivo construir e validar um questionário que contemple a percepção docente no processo de autoavaliação institucional da Universidade de Brasília. Para tanto, foram considerados os eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi realizada pesquisa bibliográfica e um grupo focal foi conduzido com docentes. Com base nas informações obtidas foi elaborada uma primeira versão do questionário, que passou por um refinamento por meio da avaliação de seis juízes. A versão final do instrumento foi enviada pela internet aos docentes da UnB. Os resultados indicaram relevantes evidências de validade da estrutura composta por três fatores: Infraestrutura física; Planejamento, Avaliação, Desenvolvimento e Gestão Institucional e Políticas acadêmicas e gestão do corpo docente. Conclui-se, que o questionário de autoavaliação institucional a ser respondido pelo docente apresentou evidências suficientes para ser incorporado ao processo de autoavaliação da Universidade de Brasília.This study aims to construct and validate a questionnaire that considers the professor’s perception in the institutional self-evaluation process at University of Brasilia. Therefore, Sinaes axes, bibliography research and a focus group with professors were considered. Based on this information we constructed a preliminary version of the questionnaire, which was refined by the assessment of six judges. The questionnaire final version was sent by Internet to UnB professors. The results indicate important validity evidences of structure composed by three factors: Physical Infrastructure; Planning, Evaluation, Development and Institutional Management and Academic politics and professor management. We conclude that the institutional self-evaluation questionnaire to be answered by the professors presented sufficient evidence to be incorporated to University of Brasilia self-evaluation process.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).2019-01-02T13:53:35Z2019-01-02T13:53:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJESUS, Girlene Ribeiro de; BEDRITICHUK, Amanda Guedes Andrade. Autoavaliação institucional: construção e validação de um questionário para o professor. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 3, p. 628-647, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300628&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33546http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Girlene Ribeiro deBedritichuk, Amanda Guedes Andradeporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T20:57:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/33546Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T20:57:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor Institutional self-evaluation : constructing and validating a professor questionnaire |
title |
Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor |
spellingShingle |
Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor Jesus, Girlene Ribeiro de Avaliação educacional Sinaes Professores - avaliação |
title_short |
Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor |
title_full |
Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor |
title_fullStr |
Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor |
title_full_unstemmed |
Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor |
title_sort |
Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor |
author |
Jesus, Girlene Ribeiro de |
author_facet |
Jesus, Girlene Ribeiro de Bedritichuk, Amanda Guedes Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Bedritichuk, Amanda Guedes Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Girlene Ribeiro de Bedritichuk, Amanda Guedes Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Sinaes Professores - avaliação |
topic |
Avaliação educacional Sinaes Professores - avaliação |
description |
O presente estudo tem como objetivo construir e validar um questionário que contemple a percepção docente no processo de autoavaliação institucional da Universidade de Brasília. Para tanto, foram considerados os eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi realizada pesquisa bibliográfica e um grupo focal foi conduzido com docentes. Com base nas informações obtidas foi elaborada uma primeira versão do questionário, que passou por um refinamento por meio da avaliação de seis juízes. A versão final do instrumento foi enviada pela internet aos docentes da UnB. Os resultados indicaram relevantes evidências de validade da estrutura composta por três fatores: Infraestrutura física; Planejamento, Avaliação, Desenvolvimento e Gestão Institucional e Políticas acadêmicas e gestão do corpo docente. Conclui-se, que o questionário de autoavaliação institucional a ser respondido pelo docente apresentou evidências suficientes para ser incorporado ao processo de autoavaliação da Universidade de Brasília. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-02T13:53:35Z 2019-01-02T13:53:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JESUS, Girlene Ribeiro de; BEDRITICHUK, Amanda Guedes Andrade. Autoavaliação institucional: construção e validação de um questionário para o professor. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 3, p. 628-647, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300628&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33546 http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004 |
identifier_str_mv |
JESUS, Girlene Ribeiro de; BEDRITICHUK, Amanda Guedes Andrade. Autoavaliação institucional: construção e validação de um questionário para o professor. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 3, p. 628-647, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300628&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33546 http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). |
publisher.none.fl_str_mv |
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508318587092992 |