Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Girlene Ribeiro de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bedritichuk, Amanda Guedes Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33546
http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004
Resumo: O presente estudo tem como objetivo construir e validar um questionário que contemple a percepção docente no processo de autoavaliação institucional da Universidade de Brasília. Para tanto, foram considerados os eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi realizada pesquisa bibliográfica e um grupo focal foi conduzido com docentes. Com base nas informações obtidas foi elaborada uma primeira versão do questionário, que passou por um refinamento por meio da avaliação de seis juízes. A versão final do instrumento foi enviada pela internet aos docentes da UnB. Os resultados indicaram relevantes evidências de validade da estrutura composta por três fatores: Infraestrutura física; Planejamento, Avaliação, Desenvolvimento e Gestão Institucional e Políticas acadêmicas e gestão do corpo docente. Conclui-se, que o questionário de autoavaliação institucional a ser respondido pelo docente apresentou evidências suficientes para ser incorporado ao processo de autoavaliação da Universidade de Brasília.
id UNB_9c44aa71efb32c284dbb95d992484d0f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33546
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professorInstitutional self-evaluation : constructing and validating a professor questionnaireAvaliação educacionalSinaesProfessores - avaliaçãoO presente estudo tem como objetivo construir e validar um questionário que contemple a percepção docente no processo de autoavaliação institucional da Universidade de Brasília. Para tanto, foram considerados os eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi realizada pesquisa bibliográfica e um grupo focal foi conduzido com docentes. Com base nas informações obtidas foi elaborada uma primeira versão do questionário, que passou por um refinamento por meio da avaliação de seis juízes. A versão final do instrumento foi enviada pela internet aos docentes da UnB. Os resultados indicaram relevantes evidências de validade da estrutura composta por três fatores: Infraestrutura física; Planejamento, Avaliação, Desenvolvimento e Gestão Institucional e Políticas acadêmicas e gestão do corpo docente. Conclui-se, que o questionário de autoavaliação institucional a ser respondido pelo docente apresentou evidências suficientes para ser incorporado ao processo de autoavaliação da Universidade de Brasília.This study aims to construct and validate a questionnaire that considers the professor’s perception in the institutional self-evaluation process at University of Brasilia. Therefore, Sinaes axes, bibliography research and a focus group with professors were considered. Based on this information we constructed a preliminary version of the questionnaire, which was refined by the assessment of six judges. The questionnaire final version was sent by Internet to UnB professors. The results indicate important validity evidences of structure composed by three factors: Physical Infrastructure; Planning, Evaluation, Development and Institutional Management and Academic politics and professor management. We conclude that the institutional self-evaluation questionnaire to be answered by the professors presented sufficient evidence to be incorporated to University of Brasilia self-evaluation process.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).2019-01-02T13:53:35Z2019-01-02T13:53:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJESUS, Girlene Ribeiro de; BEDRITICHUK, Amanda Guedes Andrade. Autoavaliação institucional: construção e validação de um questionário para o professor. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 3, p. 628-647, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300628&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33546http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Girlene Ribeiro deBedritichuk, Amanda Guedes Andradeporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T20:57:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/33546Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T20:57:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor
Institutional self-evaluation : constructing and validating a professor questionnaire
title Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor
spellingShingle Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor
Jesus, Girlene Ribeiro de
Avaliação educacional
Sinaes
Professores - avaliação
title_short Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor
title_full Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor
title_fullStr Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor
title_full_unstemmed Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor
title_sort Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor
author Jesus, Girlene Ribeiro de
author_facet Jesus, Girlene Ribeiro de
Bedritichuk, Amanda Guedes Andrade
author_role author
author2 Bedritichuk, Amanda Guedes Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Girlene Ribeiro de
Bedritichuk, Amanda Guedes Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Sinaes
Professores - avaliação
topic Avaliação educacional
Sinaes
Professores - avaliação
description O presente estudo tem como objetivo construir e validar um questionário que contemple a percepção docente no processo de autoavaliação institucional da Universidade de Brasília. Para tanto, foram considerados os eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi realizada pesquisa bibliográfica e um grupo focal foi conduzido com docentes. Com base nas informações obtidas foi elaborada uma primeira versão do questionário, que passou por um refinamento por meio da avaliação de seis juízes. A versão final do instrumento foi enviada pela internet aos docentes da UnB. Os resultados indicaram relevantes evidências de validade da estrutura composta por três fatores: Infraestrutura física; Planejamento, Avaliação, Desenvolvimento e Gestão Institucional e Políticas acadêmicas e gestão do corpo docente. Conclui-se, que o questionário de autoavaliação institucional a ser respondido pelo docente apresentou evidências suficientes para ser incorporado ao processo de autoavaliação da Universidade de Brasília.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:53:35Z
2019-01-02T13:53:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JESUS, Girlene Ribeiro de; BEDRITICHUK, Amanda Guedes Andrade. Autoavaliação institucional: construção e validação de um questionário para o professor. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 3, p. 628-647, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300628&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2019. 
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33546
http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004
identifier_str_mv JESUS, Girlene Ribeiro de; BEDRITICHUK, Amanda Guedes Andrade. Autoavaliação institucional: construção e validação de um questionário para o professor. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 3, p. 628-647, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300628&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2019. 
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33546
http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).
publisher.none.fl_str_mv Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508318587092992