Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Luciana Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95934
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_dfa2ae3ade7bb0aaaa4035cdd83d0bc0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95934
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funçõesEducação científica e tecnológicaEnsino auxiliado por computadorFunções (Matemática)Estudo e ensinoPratica de ensinoProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEsse trabalho de pesquisa tem como objetivo principal analisar aproximações e distanciamentos existentes entre trabalhos publicados em um evento de âmbito nacional e a prática de professores do Ensino Básico da Grande Florianópolis, no que se refere ao ensino de funções utilizando computadores como ferramenta de ensino. Nesse sentido, foram analisados os trabalhos do IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, que versam sobre o ensino de funções com ou sem a utilização de computadores. Buscando assim, identificar as metodologias utilizadas nesses trabalhos para ensinar funções e como os computadores podem facilitar o ensino-aprendizagem desse conteúdo. Por outro lado, foram realizadas entrevistas com professores da Grande Florianópolis que ministram aulas em turmas nas quais o conteúdo de funções é desenvolvido. Nessas entrevistas foram investigadas de que forma esses professores ministram o conteúdo de funções. Além da importância desse conhecimento e qual a sua visão sobre a utilização de computadores nas escolas atualmente. Assim, foram identificados e analisados aspectos nos quais os artigos e as entrevistas convergiam, ou seja, em que pontos havia concordância entre os trabalhos apresentados e a prática dos professores entrevistados. Também foram analisados os distanciamentos existentes entre os artigos do referido evento e as aulas ministradas pelos professores entrevistados, isto é, o que é apontado pelos artigos e não são vistos na prática, além dos motivos pelos quais isso acontece. Uma contribuição que essa dissertação pretende é trazer uma reflexão a respeito da necessidade de uma aproximação entre o conhecimento acadêmico, através dos trabalhos publicados e a prática dos professores. Sabemos que pode haver uma troca mútua, ou seja, a academia pode trazer para os professores a fundamentação necessária para se manterem atualizados, enquanto os professores podem mostrar às universidades a realidade de suas práticas, os obstáculos e facilidades da relação com os estudantes.Florianópolis, SCSouza, Carlos AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaPeixoto, Luciana Santos2012-10-26T07:16:50Z2012-10-26T07:16:50Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf299991http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95934porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T16:03:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95934Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T16:03:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções
title Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções
spellingShingle Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções
Peixoto, Luciana Santos
Educação científica e tecnológica
Ensino auxiliado por computador
Funções (Matemática)
Estudo e ensino
Pratica de ensino
Professores -
Formação
title_short Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções
title_full Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções
title_fullStr Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções
title_full_unstemmed Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções
title_sort Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções
author Peixoto, Luciana Santos
author_facet Peixoto, Luciana Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Carlos Alberto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Luciana Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Ensino auxiliado por computador
Funções (Matemática)
Estudo e ensino
Pratica de ensino
Professores -
Formação
topic Educação científica e tecnológica
Ensino auxiliado por computador
Funções (Matemática)
Estudo e ensino
Pratica de ensino
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T07:16:50Z
2012-10-26T07:16:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 299991
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95934
identifier_str_mv 299991
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652114860179456