Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95934 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_dfa2ae3ade7bb0aaaa4035cdd83d0bc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95934 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funçõesEducação científica e tecnológicaEnsino auxiliado por computadorFunções (Matemática)Estudo e ensinoPratica de ensinoProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEsse trabalho de pesquisa tem como objetivo principal analisar aproximações e distanciamentos existentes entre trabalhos publicados em um evento de âmbito nacional e a prática de professores do Ensino Básico da Grande Florianópolis, no que se refere ao ensino de funções utilizando computadores como ferramenta de ensino. Nesse sentido, foram analisados os trabalhos do IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, que versam sobre o ensino de funções com ou sem a utilização de computadores. Buscando assim, identificar as metodologias utilizadas nesses trabalhos para ensinar funções e como os computadores podem facilitar o ensino-aprendizagem desse conteúdo. Por outro lado, foram realizadas entrevistas com professores da Grande Florianópolis que ministram aulas em turmas nas quais o conteúdo de funções é desenvolvido. Nessas entrevistas foram investigadas de que forma esses professores ministram o conteúdo de funções. Além da importância desse conhecimento e qual a sua visão sobre a utilização de computadores nas escolas atualmente. Assim, foram identificados e analisados aspectos nos quais os artigos e as entrevistas convergiam, ou seja, em que pontos havia concordância entre os trabalhos apresentados e a prática dos professores entrevistados. Também foram analisados os distanciamentos existentes entre os artigos do referido evento e as aulas ministradas pelos professores entrevistados, isto é, o que é apontado pelos artigos e não são vistos na prática, além dos motivos pelos quais isso acontece. Uma contribuição que essa dissertação pretende é trazer uma reflexão a respeito da necessidade de uma aproximação entre o conhecimento acadêmico, através dos trabalhos publicados e a prática dos professores. Sabemos que pode haver uma troca mútua, ou seja, a academia pode trazer para os professores a fundamentação necessária para se manterem atualizados, enquanto os professores podem mostrar às universidades a realidade de suas práticas, os obstáculos e facilidades da relação com os estudantes.Florianópolis, SCSouza, Carlos AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaPeixoto, Luciana Santos2012-10-26T07:16:50Z2012-10-26T07:16:50Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf299991http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95934porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T16:03:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95934Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T16:03:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções |
title |
Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções |
spellingShingle |
Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções Peixoto, Luciana Santos Educação científica e tecnológica Ensino auxiliado por computador Funções (Matemática) Estudo e ensino Pratica de ensino Professores - Formação |
title_short |
Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções |
title_full |
Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções |
title_fullStr |
Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções |
title_full_unstemmed |
Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções |
title_sort |
Aproximações e distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as concepções dos professores sobre o ensino de funções |
author |
Peixoto, Luciana Santos |
author_facet |
Peixoto, Luciana Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Carlos Alberto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Luciana Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Ensino auxiliado por computador Funções (Matemática) Estudo e ensino Pratica de ensino Professores - Formação |
topic |
Educação científica e tecnológica Ensino auxiliado por computador Funções (Matemática) Estudo e ensino Pratica de ensino Professores - Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-26T07:16:50Z 2012-10-26T07:16:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
299991 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95934 |
identifier_str_mv |
299991 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652114860179456 |