Relação entre heurísticas de compra, indisponibilidade do produto e determinação da preferência prévia no comportamento de compras sequenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demczuk, Rafael, 1991-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41923
Resumo: Orientador : Prof. Dr. José Carlos Korelo
id UFPR_0b8d4cd967c7c3650426f3638c8c38fe
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41923
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Demczuk, Rafael, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoKorelo, José Carlos, 1978-2022-06-22T20:42:44Z2022-06-22T20:42:44Z2016https://hdl.handle.net/1884/41923Orientador : Prof. Dr. José Carlos KoreloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 26/02/2016Inclui referências : f.131-134Área de concentração : Estratégia de marketingResumo: Esta dissertação verifica a influência da indisponibilidade do produto, da determinação da preferência prévia e do momento do pagamento na manutenção da implementação. Com base na literatura de metas de consumo, processo decisório e heurísticas de compra (mind-sets de deliberação e implementação), objetiva-se investigar a propensão dos consumidores em progredirem para a compra de itens subsequentes na condição de indisponibilidade do produto primário. Nesse sentido, o efeito da moderação da preferência previamente estipulada é mensurado. Ainda, por meio da moderação da condição de contorno da heurística de compra, o estudo analisa o momento em que o pagamento é realizado na interrupção das aquisições sequenciais. Três experimentos foram realizados, através dos quais as hipóteses propostas nesta pesquisa foram testadas. O primeiro (n =109) foi um fator único com duas condições (primeira compra: disponibilidade vs. indisponibilidade do produto driver) entre grupos. Os resultados mostram que, com a ausência do item primário, os consumidores possuem maior probabilidade de comprar o produto alvo. O segundo estudo (n = 243), analisa o efeito da moderação da preferência prévia do tipo 2 (disponibilidade vs. indisponibilidade do item driver) por 2 (preferência estipulada vs. não estipulada previamente) full factorial design, between subjects design. Os resultados das relações principais não replicaram o Estudo 1 para o grupo estoque nem para a moderação. Porém, é demonstrada a predominância da preferência prévia influenciando a propensão dos consumidores adquirirem o produto target. Em conjunto, os Estudos 1 e 2 comprovam que há maior probabilidade de compra do item target quando considerada a indisponibilidade do produto inicial por meio da busca de uma meta superior de compra. Ainda, o Estudo 2 demonstra o aumento da intenção de compras sequenciais, quando analisada a preferência estipulada em um conjunto de opções. Para o teste da condição de ruptura da implementação, o Estudo 3 (n = 56), do tipo 2 (disponibilidade vs. indisponibilidade do item driver) por 2 (pagamento único final vs. parcelado por compra) factorial design, between subjects, demonstra a tendência da ruptura das compras sequenciais com a moderação do pagamento parcelado, fazendo com que os consumidores retornem ao processo de deliberação com o início de um novo episódio de consumo. Esta pesquisa contribui com a literatura demonstrando maior probabilidade dos consumidores continuarem realizando as aquisições com a indisponibilidade do item inicial, por meio do efeito da preferência prévia estipulada e do momento da efetivação do pagamento com a continuidade das heurísticas de compra. Pesquisas futuras podem replicar os achados explorando o efeito da atratividade na intenção de compra e a interação das variáveis propostas. Destaca-se a possibilidade de validação do pagamento parcelado como forma de ruptura das heurísticas de compra e a consequente ruptura da implementação. Palavras-chave: Mind-set de implementação, preferência prévia estipulada, momento do pagamento, compras sequenciais.Abstract: This dissertation verifies the influence of the unavailability of the product, the determination of prior preference and the time of payment in the maintenance of implementation. Based on the literature of consumption goals, decision-making process, and heuristics of buying process (deliberation and implementation mind-sets), aims to investigate the propensity of consumers to progress to the purchase of subsequent items in the condition of unavailability of the primary product. In this direction, the effect of moderating the preference previously stipulated is measured. Still, through the moderation of the boundary condition of purchase heuristics, the study analyzes the time of payment is made in the interruption of sequential acquisitions. Three experiments were conducted, by which the cases provided for in this study were tested. The first (n = 109) was a single factor with two conditions (first purchase: availability vs. unavailability of driver product) between groups. The results show that in the absence of the primary items, consumers are more likely to buy the target product. The second study (n = 243), analyzes the effect of moderating the previous preference type 2 (availability vs. unavailability of driver product) by 2 (preferably: stipulated vs. not stipulated) full factorial design, between subjects design. The results of the main relations not replicate Study 1 for the stock or moderation. However, it is demonstrated the predominance of the previous preference influencing the propensity of consumers to purchase the target product. Studies 1 and 2 show that consumers are more likely to purchase the target item when considering the unavailability of the initial product through the pursuit a higher purchase goal. Further, Study 2 demonstrates the increased intention to sequential purchases when analyzed the preference stipulated in a set of options. To test the implementation rupture condition, Study 3 (n = 56), type 2 (availability unavailability vs. driver item) by 2 (Single vs. final payment by installments purchase) factorial design, between subjects, demonstrates the tendency of the rupture the sequential purchases with the moderation of payment in installments, making consumers return to the deliberation process with the onset of a new episode of consumption. This research contributes to the literature demonstrating higher likelihood consumers to continue making purchases with the unavailability of the original item, through the effect of stipulated prior preference, and the time of the payment with the continuation of purchases. Further research may apply the findings to explore the effect of attractiveness on purchase intent and the interaction of variables proposed. We highlight the possibility of validation of payment in installments as a way to rupture the purchase of heuristics and the consequent disruption of implementation. Keywords: Implementation Mind-set, prior stipulated preference, the time of encashment, sequential purchases.177 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalAdministraçãoComportamento do consumidorConsumidores - Processo decisórioHeuristicaCompras - Processo decisórioRelação entre heurísticas de compra, indisponibilidade do produto e determinação da preferência prévia no comportamento de compras sequenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAFAEL DEMCZUK.pdfapplication/pdf3474071https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41923/1/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20DEMCZUK.pdf8955d3d09b90dc26c7c6316f5500c58dMD51open accessTEXTR - D - RAFAEL DEMCZUK.pdf.txtExtracted Texttext/plain298275https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41923/2/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20DEMCZUK.pdf.txtbd0ebab84ad25f971d9a0b42598f421eMD52open accessTHUMBNAILR - D - RAFAEL DEMCZUK.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41923/3/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20DEMCZUK.pdf.jpgba88689632641e7d83ff2d91f7c65b28MD53open access1884/419232022-06-22 17:42:44.619open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41923Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-22T20:42:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre heurísticas de compra, indisponibilidade do produto e determinação da preferência prévia no comportamento de compras sequenciais
title Relação entre heurísticas de compra, indisponibilidade do produto e determinação da preferência prévia no comportamento de compras sequenciais
spellingShingle Relação entre heurísticas de compra, indisponibilidade do produto e determinação da preferência prévia no comportamento de compras sequenciais
Demczuk, Rafael, 1991-
Administração
Comportamento do consumidor
Consumidores - Processo decisório
Heuristica
Compras - Processo decisório
title_short Relação entre heurísticas de compra, indisponibilidade do produto e determinação da preferência prévia no comportamento de compras sequenciais
title_full Relação entre heurísticas de compra, indisponibilidade do produto e determinação da preferência prévia no comportamento de compras sequenciais
title_fullStr Relação entre heurísticas de compra, indisponibilidade do produto e determinação da preferência prévia no comportamento de compras sequenciais
title_full_unstemmed Relação entre heurísticas de compra, indisponibilidade do produto e determinação da preferência prévia no comportamento de compras sequenciais
title_sort Relação entre heurísticas de compra, indisponibilidade do produto e determinação da preferência prévia no comportamento de compras sequenciais
author Demczuk, Rafael, 1991-
author_facet Demczuk, Rafael, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Demczuk, Rafael, 1991-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Korelo, José Carlos, 1978-
contributor_str_mv Korelo, José Carlos, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Comportamento do consumidor
Consumidores - Processo decisório
Heuristica
Compras - Processo decisório
topic Administração
Comportamento do consumidor
Consumidores - Processo decisório
Heuristica
Compras - Processo decisório
description Orientador : Prof. Dr. José Carlos Korelo
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-22T20:42:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-22T20:42:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41923
url https://hdl.handle.net/1884/41923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 177 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41923/1/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20DEMCZUK.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41923/2/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20DEMCZUK.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41923/3/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20DEMCZUK.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8955d3d09b90dc26c7c6316f5500c58d
bd0ebab84ad25f971d9a0b42598f421e
ba88689632641e7d83ff2d91f7c65b28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898673598234624