Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/130695 |
Resumo: | A onda da tecnologia móvel vem mudando a forma como agimos, pensamos e nos relacionamos e está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. De forma a atender os anseios de consumo advindos dessa revolução tecnológica, as empresas buscam desenvolver novas ferramentas e plataformas de comércio voltadas à venda de produtos através de dispositivos móveis. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo conhecer o processo decisório de compra de produtos e serviços por jovens, entre 18 e 30 anos moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana, usuários de Mobile Commerce em celulares, tendo em vista a escassez de pesquisas e informações sobre o comportamento de consumo através destes aparelhos, em especial do público-alvo escolhido. O estudo está baseado nos resultados obtidos através de duas etapas sequenciais de pesquisa: a primeira exploratória, através da realização de oito entrevistas em profundidade; e a segunda descritiva, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído a partir da revisão teórica e dos retornos obtidos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 153 pessoas. As etapas foram bastante complementares entre si, uma vez que os resultados obtidos em ambas foram semelhantes. Verificou-se que a praticidade é o principal atrativo para adoção do celular como instrumento de compra e que a sensação de segurança durante todo o processo é o fator-chave para decisão de aquisição via mobile. |
id |
UFRGS-2_c1916e76f9103c2a139c263486d56f4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130695 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Thiago PresaSilveira, Teniza da2015-12-05T02:43:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/130695000979073A onda da tecnologia móvel vem mudando a forma como agimos, pensamos e nos relacionamos e está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. De forma a atender os anseios de consumo advindos dessa revolução tecnológica, as empresas buscam desenvolver novas ferramentas e plataformas de comércio voltadas à venda de produtos através de dispositivos móveis. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo conhecer o processo decisório de compra de produtos e serviços por jovens, entre 18 e 30 anos moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana, usuários de Mobile Commerce em celulares, tendo em vista a escassez de pesquisas e informações sobre o comportamento de consumo através destes aparelhos, em especial do público-alvo escolhido. O estudo está baseado nos resultados obtidos através de duas etapas sequenciais de pesquisa: a primeira exploratória, através da realização de oito entrevistas em profundidade; e a segunda descritiva, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído a partir da revisão teórica e dos retornos obtidos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 153 pessoas. As etapas foram bastante complementares entre si, uma vez que os resultados obtidos em ambas foram semelhantes. Verificou-se que a praticidade é o principal atrativo para adoção do celular como instrumento de compra e que a sensação de segurança durante todo o processo é o fator-chave para decisão de aquisição via mobile.application/pdfporProcesso decisórioComprasComportamento do consumidorProcesso decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979073.pdf000979073.pdfTexto completoapplication/pdf1833368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130695/1/000979073.pdffe0c76226cd9bd971c139c140da7ae6bMD51TEXT000979073.pdf.txt000979073.pdf.txtExtracted Texttext/plain139308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130695/2/000979073.pdf.txt3867f2a7a05f3738a0d9957971e79adaMD52THUMBNAIL000979073.pdf.jpg000979073.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130695/3/000979073.pdf.jpg1581b2fbb819887f9c885500719a606cMD5310183/1306952018-10-25 09:44:34.838oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130695Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:44:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares |
title |
Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares |
spellingShingle |
Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares Martins, Thiago Presa Processo decisório Compras Comportamento do consumidor |
title_short |
Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares |
title_full |
Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares |
title_fullStr |
Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares |
title_full_unstemmed |
Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares |
title_sort |
Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares |
author |
Martins, Thiago Presa |
author_facet |
Martins, Thiago Presa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Thiago Presa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Teniza da |
contributor_str_mv |
Silveira, Teniza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo decisório Compras Comportamento do consumidor |
topic |
Processo decisório Compras Comportamento do consumidor |
description |
A onda da tecnologia móvel vem mudando a forma como agimos, pensamos e nos relacionamos e está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. De forma a atender os anseios de consumo advindos dessa revolução tecnológica, as empresas buscam desenvolver novas ferramentas e plataformas de comércio voltadas à venda de produtos através de dispositivos móveis. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo conhecer o processo decisório de compra de produtos e serviços por jovens, entre 18 e 30 anos moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana, usuários de Mobile Commerce em celulares, tendo em vista a escassez de pesquisas e informações sobre o comportamento de consumo através destes aparelhos, em especial do público-alvo escolhido. O estudo está baseado nos resultados obtidos através de duas etapas sequenciais de pesquisa: a primeira exploratória, através da realização de oito entrevistas em profundidade; e a segunda descritiva, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído a partir da revisão teórica e dos retornos obtidos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 153 pessoas. As etapas foram bastante complementares entre si, uma vez que os resultados obtidos em ambas foram semelhantes. Verificou-se que a praticidade é o principal atrativo para adoção do celular como instrumento de compra e que a sensação de segurança durante todo o processo é o fator-chave para decisão de aquisição via mobile. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-05T02:43:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/130695 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000979073 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/130695 |
identifier_str_mv |
000979073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130695/1/000979073.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130695/2/000979073.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130695/3/000979073.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe0c76226cd9bd971c139c140da7ae6b 3867f2a7a05f3738a0d9957971e79ada 1581b2fbb819887f9c885500719a606c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447158375055360 |