Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Thiago Presa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130695
Resumo: A onda da tecnologia móvel vem mudando a forma como agimos, pensamos e nos relacionamos e está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. De forma a atender os anseios de consumo advindos dessa revolução tecnológica, as empresas buscam desenvolver novas ferramentas e plataformas de comércio voltadas à venda de produtos através de dispositivos móveis. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo conhecer o processo decisório de compra de produtos e serviços por jovens, entre 18 e 30 anos moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana, usuários de Mobile Commerce em celulares, tendo em vista a escassez de pesquisas e informações sobre o comportamento de consumo através destes aparelhos, em especial do público-alvo escolhido. O estudo está baseado nos resultados obtidos através de duas etapas sequenciais de pesquisa: a primeira exploratória, através da realização de oito entrevistas em profundidade; e a segunda descritiva, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído a partir da revisão teórica e dos retornos obtidos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 153 pessoas. As etapas foram bastante complementares entre si, uma vez que os resultados obtidos em ambas foram semelhantes. Verificou-se que a praticidade é o principal atrativo para adoção do celular como instrumento de compra e que a sensação de segurança durante todo o processo é o fator-chave para decisão de aquisição via mobile.
id UFRGS-2_c1916e76f9103c2a139c263486d56f4b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130695
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Thiago PresaSilveira, Teniza da2015-12-05T02:43:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/130695000979073A onda da tecnologia móvel vem mudando a forma como agimos, pensamos e nos relacionamos e está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. De forma a atender os anseios de consumo advindos dessa revolução tecnológica, as empresas buscam desenvolver novas ferramentas e plataformas de comércio voltadas à venda de produtos através de dispositivos móveis. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo conhecer o processo decisório de compra de produtos e serviços por jovens, entre 18 e 30 anos moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana, usuários de Mobile Commerce em celulares, tendo em vista a escassez de pesquisas e informações sobre o comportamento de consumo através destes aparelhos, em especial do público-alvo escolhido. O estudo está baseado nos resultados obtidos através de duas etapas sequenciais de pesquisa: a primeira exploratória, através da realização de oito entrevistas em profundidade; e a segunda descritiva, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído a partir da revisão teórica e dos retornos obtidos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 153 pessoas. As etapas foram bastante complementares entre si, uma vez que os resultados obtidos em ambas foram semelhantes. Verificou-se que a praticidade é o principal atrativo para adoção do celular como instrumento de compra e que a sensação de segurança durante todo o processo é o fator-chave para decisão de aquisição via mobile.application/pdfporProcesso decisórioComprasComportamento do consumidorProcesso decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979073.pdf000979073.pdfTexto completoapplication/pdf1833368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130695/1/000979073.pdffe0c76226cd9bd971c139c140da7ae6bMD51TEXT000979073.pdf.txt000979073.pdf.txtExtracted Texttext/plain139308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130695/2/000979073.pdf.txt3867f2a7a05f3738a0d9957971e79adaMD52THUMBNAIL000979073.pdf.jpg000979073.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130695/3/000979073.pdf.jpg1581b2fbb819887f9c885500719a606cMD5310183/1306952018-10-25 09:44:34.838oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130695Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:44:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares
title Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares
spellingShingle Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares
Martins, Thiago Presa
Processo decisório
Compras
Comportamento do consumidor
title_short Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares
title_full Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares
title_fullStr Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares
title_full_unstemmed Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares
title_sort Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares
author Martins, Thiago Presa
author_facet Martins, Thiago Presa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Thiago Presa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.por.fl_str_mv Processo decisório
Compras
Comportamento do consumidor
topic Processo decisório
Compras
Comportamento do consumidor
description A onda da tecnologia móvel vem mudando a forma como agimos, pensamos e nos relacionamos e está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. De forma a atender os anseios de consumo advindos dessa revolução tecnológica, as empresas buscam desenvolver novas ferramentas e plataformas de comércio voltadas à venda de produtos através de dispositivos móveis. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo conhecer o processo decisório de compra de produtos e serviços por jovens, entre 18 e 30 anos moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana, usuários de Mobile Commerce em celulares, tendo em vista a escassez de pesquisas e informações sobre o comportamento de consumo através destes aparelhos, em especial do público-alvo escolhido. O estudo está baseado nos resultados obtidos através de duas etapas sequenciais de pesquisa: a primeira exploratória, através da realização de oito entrevistas em profundidade; e a segunda descritiva, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído a partir da revisão teórica e dos retornos obtidos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 153 pessoas. As etapas foram bastante complementares entre si, uma vez que os resultados obtidos em ambas foram semelhantes. Verificou-se que a praticidade é o principal atrativo para adoção do celular como instrumento de compra e que a sensação de segurança durante todo o processo é o fator-chave para decisão de aquisição via mobile.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-05T02:43:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/130695
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979073
url http://hdl.handle.net/10183/130695
identifier_str_mv 000979073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130695/1/000979073.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130695/2/000979073.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130695/3/000979073.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fe0c76226cd9bd971c139c140da7ae6b
3867f2a7a05f3738a0d9957971e79ada
1581b2fbb819887f9c885500719a606c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447158375055360