As visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/78727 |
Resumo: | Orientador: Jose Guilherme Silva Vieira |
id |
UFPR_0b9ba15df18245cfe72428836f20c973 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78727 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Vieira, José Guilherme Silva, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasPampuche, Fabio da Silva2022-11-03T19:14:43Z2022-11-03T19:14:43Z2010https://hdl.handle.net/1884/78727Orientador: Jose Guilherme Silva VieiraMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasResumo: O objetivo das grandes empresas é maximizar seus lucros e sua participação nos mercados que na maior parcela da economia estão organizados na forma de oligopólios. Diante dessa situação a concorrência via preço não é uma estratégia coerente. É através da propaganda que as empresas podem concorrer e buscar seus objetivos sem um movimento de queda nos preços, isso porque estão cientes que os consumidores podem ser persuadidos a comprar seus produtos. A microeconomia tem como principal representante o economista Alfred Marshall que teve como cenário para seus estudos as empresas do final do século XIX na Grã- Bretanha, onde o mercado era composto por um grande número de pequenas empresas que não detinham qualquer poder de mercado e utilizavam a redução do preço de seus produtos como forma principal de concorrência. Diante desta constatação, o objetivo desse trabalho é apresentar a teoria de John Kenneth Galbraith como mais aderente com a atual característica das empresas e dos mercados, por tratar de uma realidade empresarial dominada por grandes corporações que têm o foco da concorrência voltado para a utilização da propaganda. Para apresentar evidências da teoria de Galbraith é realizado o estudo de caso da empresa Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro, está empresa possui estabilidade no preço de seu produto e investe maciçamente em propaganda e está inserida em um mercado em que grande parcela dele está sob controle de um pequeno número de participantes.47 f.application/pdfEconomia da firmaConcorrênciaBebidas - Indústria - IndústriaAs visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFABIO-DA-SILVA-PAMPUCHE.pdfapplication/pdf6278312https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78727/1/FABIO-DA-SILVA-PAMPUCHE.pdf2ba43633839218036d2695538bccfd2aMD51open access1884/787272022-11-03 16:14:43.761open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78727Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-03T19:14:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro |
title |
As visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro |
spellingShingle |
As visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro Pampuche, Fabio da Silva Economia da firma Concorrência Bebidas - Indústria - Indústria |
title_short |
As visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro |
title_full |
As visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro |
title_fullStr |
As visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro |
title_full_unstemmed |
As visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro |
title_sort |
As visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro |
author |
Pampuche, Fabio da Silva |
author_facet |
Pampuche, Fabio da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Vieira, José Guilherme Silva, 1976- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pampuche, Fabio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia da firma Concorrência Bebidas - Indústria - Indústria |
topic |
Economia da firma Concorrência Bebidas - Indústria - Indústria |
description |
Orientador: Jose Guilherme Silva Vieira |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-03T19:14:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-03T19:14:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/78727 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/78727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78727/1/FABIO-DA-SILVA-PAMPUCHE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ba43633839218036d2695538bccfd2a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860661877145600 |