As visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pampuche, Fabio da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78727
Resumo: Orientador: Jose Guilherme Silva Vieira
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spelling Vieira, José Guilherme Silva, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasPampuche, Fabio da Silva2022-11-03T19:14:43Z2022-11-03T19:14:43Z2010https://hdl.handle.net/1884/78727Orientador: Jose Guilherme Silva VieiraMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasResumo: O objetivo das grandes empresas é maximizar seus lucros e sua participação nos mercados que na maior parcela da economia estão organizados na forma de oligopólios. Diante dessa situação a concorrência via preço não é uma estratégia coerente. É através da propaganda que as empresas podem concorrer e buscar seus objetivos sem um movimento de queda nos preços, isso porque estão cientes que os consumidores podem ser persuadidos a comprar seus produtos. A microeconomia tem como principal representante o economista Alfred Marshall que teve como cenário para seus estudos as empresas do final do século XIX na Grã- Bretanha, onde o mercado era composto por um grande número de pequenas empresas que não detinham qualquer poder de mercado e utilizavam a redução do preço de seus produtos como forma principal de concorrência. Diante desta constatação, o objetivo desse trabalho é apresentar a teoria de John Kenneth Galbraith como mais aderente com a atual característica das empresas e dos mercados, por tratar de uma realidade empresarial dominada por grandes corporações que têm o foco da concorrência voltado para a utilização da propaganda. Para apresentar evidências da teoria de Galbraith é realizado o estudo de caso da empresa Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro, está empresa possui estabilidade no preço de seu produto e investe maciçamente em propaganda e está inserida em um mercado em que grande parcela dele está sob controle de um pequeno número de participantes.47 f.application/pdfEconomia da firmaConcorrênciaBebidas - Indústria - IndústriaAs visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFABIO-DA-SILVA-PAMPUCHE.pdfapplication/pdf6278312https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78727/1/FABIO-DA-SILVA-PAMPUCHE.pdf2ba43633839218036d2695538bccfd2aMD51open access1884/787272022-11-03 16:14:43.761open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78727Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-03T19:14:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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