Colaboraview : processo de gestão visual (com desenho colaborativo) para atividades acadêmicas híbridas em grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoso, Luciana da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/88701
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Stephania Padovani
id UFPR_373cd8e8fc4bebe2b1cd212c1a26c79a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/88701
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignPadovani, Stephania, 1973-Bertoso, Luciana da Silva2024-06-27T19:29:34Z2024-06-27T19:29:34Z2024https://hdl.handle.net/1884/88701Orientadora: Profª. Drª. Stephania PadovaniTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 01/03/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: DesignResumo: As práticas pedagógicas estão em um constante fluxo de transformação para atender às necessidades dos estudantes. No Ensino Superior surgem novas abordagens que transcendem o espaço presencial da sala de aula e que demandam dos discentes e docentes formas de ensino e aprendizagem na modalidade híbrida. Nesse contexto, essa pesquisa aborda o desenho como possibilidade para a Aprendizagem Colaborativa de conteúdos teóricos e práticos no Ensino Superior, como meio de externalização, comunicação de ideias e colaboração em disciplinas que não estejam necessariamente relacionadas à sua prática. Esses conceitos foram investigados através do desenvolvimento de um processo envolvendo a produção de desenhos colaborativos denominado COLABORAView, com objetivo de estimular a Aprendizagem Colaborativa e a interação em grupo em atividades híbridas, realizadas por estudantes de Design. Para isso, foi adotada a Design Science Research como método principal de condução da investigação em três etapas. A Fase 1 contemplou a delimitação do problema com os procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental que delimitaram os fundamentos teóricos de Aprendizagem Colaborativa e desenho colaborativo. Em sequência, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Assistemática e Sistemática para mapear as dinâmicas de produção de desenho colaborativo existentes e, no final desta etapa realizou-se entrevistas em grupo e observação de três turmas de Design que realizavam trabalhos em grupo de forma híbrida. Na Fase 2 de Desenvolvimento do artefato, a partir dos dados coletados, identificaram-se as necessidades, desejos e oportunidades no momento de realização do trabalho em grupo, que geraram os requisitos e delimitações do artefato que foi o processo COLABORAView de gestão visual do trabalho em grupo, por meio da cocriação de um cronograma visual. Já na Fase 3 de avaliação, o cronograma foi utilizado por uma turma do curso de Moda em uma atividade híbrida. Os resultados foram avaliados pelos estudantes por meio de um questionário de avaliação. A partir desses dados, foi possível constatar que o artefato pode contribuir com o desenvolvimento das habilidades socioafetivas e autonomia dos discentes, contudo, a mediação docente neste processo é essencial para a colaboração ser bemsucedida. Por questões de viabilidade, esta pesquisa limitou-se à análise de uma turma, com desdobramentos da investigação com outros grupos de discentes. Por fim, conclui-se que o processo é flexível e pode ser adaptado a outras disciplinas e cursos de graduação.Abstract: Pedagogical practices are in a constant flux of transformation to meet the needs of students. In higher education, new approaches emerge that transcend the face-to-face space of the classroom and demand hybrid forms of teaching and learning between teachers and students. In this context, this research addresses drawing as a possibility for Collaborative Learning of theoretical and practical content in Higher Education, as a means of externalization, communication of ideas and collaboration in disciplines that are not necessarily related to its practice. This Thesis investigated these concepts by developing a process involving the production of collaborative drawings called COLABORAView to stimulate Collaborative Learning and group interaction in hybrid activities carried out by Design students. Design Science Research was adopted to conduct the investigation in three stages to achieve this. Phase 1 included delimiting the problem with bibliographic and documentary research procedures that delimited the theoretical foundations of Collaborative Learning and collaborative drawing. Subsequently, an unsystematic and systematic bibliographical review was carried out to map the existing collaborative design production dynamics. At the end of this stage, group interviews and observations of three design classes that carried out group work in a hybrid way were carried out. In Phase 2 of the Development of the artifact, based on the data collected, the needs, desires and opportunities were identified when carrying out group work, which generated the requirements and delimitations of the artifact, which was the COLABORAView process of visual work management in a group, through the co-creation of a visual schedule. In Phase 3 of the evaluation, the schedule was used by a Fashion course class in a hybrid activity. The students evaluated the results using an evaluation questionnaire. From these data, it was possible to verify that the artifact can contribute to developing students' socio-affective skills and autonomy. However, teacher mediation in this process is essential for collaboration to be successful. For feasibility reasons, this research was limited to the analysis of one class, with investigation unfolding with other groups of students. Finally, it is concluded that the process is flexible and can be adapted to different disciplines and undergraduate courses.1 recurso online : PDF.application/pdfDesenho (Projetos)AprendizagemDesign colaborativoPensamento criativoDesenho industrial - Estudo e ensinoDesenho IndustrialColaboraview : processo de gestão visual (com desenho colaborativo) para atividades acadêmicas híbridas em grupoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUCIANA DA SILVA BERTOSO.pdfapplication/pdf23556209https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88701/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20BERTOSO.pdff8a7b4fa7b957ca0544f4affb8f9ea01MD51open access1884/887012024-06-27 16:29:35.063open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/88701Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-27T19:29:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Colaboraview : processo de gestão visual (com desenho colaborativo) para atividades acadêmicas híbridas em grupo
title Colaboraview : processo de gestão visual (com desenho colaborativo) para atividades acadêmicas híbridas em grupo
spellingShingle Colaboraview : processo de gestão visual (com desenho colaborativo) para atividades acadêmicas híbridas em grupo
Bertoso, Luciana da Silva
Desenho (Projetos)
Aprendizagem
Design colaborativo
Pensamento criativo
Desenho industrial - Estudo e ensino
Desenho Industrial
title_short Colaboraview : processo de gestão visual (com desenho colaborativo) para atividades acadêmicas híbridas em grupo
title_full Colaboraview : processo de gestão visual (com desenho colaborativo) para atividades acadêmicas híbridas em grupo
title_fullStr Colaboraview : processo de gestão visual (com desenho colaborativo) para atividades acadêmicas híbridas em grupo
title_full_unstemmed Colaboraview : processo de gestão visual (com desenho colaborativo) para atividades acadêmicas híbridas em grupo
title_sort Colaboraview : processo de gestão visual (com desenho colaborativo) para atividades acadêmicas híbridas em grupo
author Bertoso, Luciana da Silva
author_facet Bertoso, Luciana da Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Padovani, Stephania, 1973-
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertoso, Luciana da Silva
contributor_str_mv Padovani, Stephania, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho (Projetos)
Aprendizagem
Design colaborativo
Pensamento criativo
Desenho industrial - Estudo e ensino
Desenho Industrial
topic Desenho (Projetos)
Aprendizagem
Design colaborativo
Pensamento criativo
Desenho industrial - Estudo e ensino
Desenho Industrial
description Orientadora: Profª. Drª. Stephania Padovani
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-27T19:29:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-27T19:29:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/88701
url https://hdl.handle.net/1884/88701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88701/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20BERTOSO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f8a7b4fa7b957ca0544f4affb8f9ea01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898817150386176