Discalculia e inclusão escolar : discursos que condicionam a normalização do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Nathiele, 1993-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67660
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy
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spelling Costa, Nathiele, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaGodoy, Elenilton Vieira, 1973-2021-05-05T21:25:52Z2021-05-05T21:25:52Z2020https://hdl.handle.net/1884/67660Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira GodoyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/02/2020Inclui referências: p. 67-72Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa "Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática", do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná e tem como objetivo, movidos pela crítica foucaultiana, analisar discursos em torno do transtorno de aprendizagem em matemática, denominado discalculia, que o constituem como objeto de saber da medicina contemporânea e legitimam sua condição perante a sociedade. São discursos oriundos de manuais e pesquisas que circulam no espaço escolar e disseminam verdades a respeito de crianças e jovens com esta condição. Metodologicamente, de natureza qualitativa, trata-se de um estudo teórico, bibliográfico-documental, inspirado na análise do discurso foucaultiana. Teoricamente, fundamenta-se em estudos sobre a teoria do discurso na perspectiva foucaultiana. Na pesquisa desenvolvida, o termo discalculia, como objeto de estudos recentes, apresenta sentidos distintos, em alguns casos, dificultando seu reconhecimento no cenário escolar. Após seu diagnóstico, o estudante passa a ser classificado dentro dessa condição e a sofrer intervenções para seu aprendizado. Conclui-se que os enunciados a respeito da discalculia são produzidos e conferidos ao sujeito na escola, servindo também como impulsores no discurso da inclusão escolar. Desvelam-se verdades manifestadas por esses discursos que visam suprir as desigualdades existentes no contexto escolar, mas, que tendem a ignorar o exercício de poder na condução dos sujeitos por meio destes. Palavras-chave: Educação Matemática. Discalculia. Inclusão Escolar. Análise do Discurso. Foucault.Abstract: The present study is part of the research line "Sciences and Mathematics Teaching and Learning", of the Research Group in Mathematical Education of the Graduate Program in Science and Mathematics Education at the Federal University of Parana and has aim, based on the Foucauldian criticism, to analyze speeches around the learning disorder in mathematics, knew as dyscalculia, which constitute it as an object of knowledge of contemporary medicine and legitimize its condition towards society. These are speeches from manuals and journals that circulate in the school field and disseminate truths about children and young people with this condition. Methodologically, of a qualitative nature, it is a theoretical, bibliographic-documental study, inspired by the analysis of Foucauldian discourses. Theoretically, it is based on studies on the theory of discourses from the Foucaultian perspective. In the research developed, the term dyscalculia, as an object of recent studies, has different meanings, in some cases, making it difficult to recognize it in the school range. After his diagnosis, the student is classified within this condition and have interventions for his learning. We analyzed that the statements about dyscalculia are produced and accorded to the subject at school, also serving as impellers in the speeches of school inclusion. To finish, we dissolving truths manifested by these speeches that aim to fill the existing inequalities in the school context, but that tends to ignore the exercise of power in guiding subjects through them. Key-words: Mathematics Education. Dyscalculia. School Inclusion. Foucauldian Lecture Analysis. Foucault.1 arquivo (72 p.) : il.application/pdfFoucalt, Michel, 1926-1984Inclusão escolarAnálise do discursoMatemáticaDiscalculia e inclusão escolar : discursos que condicionam a normalização do sujeitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NATHIELE COSTA.pdfapplication/pdf837696https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67660/1/R%20-%20D%20-%20NATHIELE%20COSTA.pdfff4e93aa896b63175f25b0dd9584571bMD51open access1884/676602021-05-05 18:25:52.129open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67660Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-05T21:25:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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