Discalculia e Inclusão Escolar: os discursos que condicionam a normalização do sujeito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1967 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar os discursos que permeiam a inclusão escolar e enquadram o transtorno de aprendizagem em Matemática, denominado discalculia, como ação inclusiva, intervindo na normalização do sujeito dentro do sistema de ensino. Do ponto de vista teórico-metodológico, apoia-se na perspectiva foucaultiana, desconfiando da educação-escola contemporânea que, condizente com os discursos da inclusão escolar, normaliza o sujeito com discalculia nas aulas de Matemática. Nessa perspectiva, o discurso é compreendido como uma prática social regulada, associada à disseminação da verdade e poder, constituindo, diante do poder disciplinar e normalizador, o sujeito moderno e sua forma de viver. O movimento inclusivo do último século, ao menos em texto, se contrapõe à exclusão social do sujeito, materializando-se moralmente na fragilidade desse indivíduo, constantemente, docilizado e normalizado. A visibilização dos sujeitos diagnosticados com discalculia passa, necessariamente, pela urgente fabricação de uma educação que tenha a inclusão como um princípio fundante. |
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