O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Junior, Ernando Brito
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26089
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira
id UFPR_0ce0a9334b13fcafc63e83ab25f28c93
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26089
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Carlos Eduardo, 1963-Gonçalves Junior, Ernando Brito2022-11-10T19:25:37Z2022-11-10T19:25:37Z2011https://hdl.handle.net/1884/26089Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo VieiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 04/04/2011Bibliografia: fls. 100-104Resumo: A presente dissertacao busca evidenciar a figura de Dario Vellozo como um agente que propos mudancas no contexto social em que estava inserido. Nesse sentido, tentaremos discutir as estrategias de intervencoes sociais elaboradas pelo intelectual. Os impressos, nesse contexto, seriam um dos principais mecanismos de divulgacao e de mudanca social, na perspectiva de Vellozo. Logo, a historia e a educacao entram como discursos legitimadores de ideais e caminhos a serem seguidos para alcancar as mudancas sociais propostas por ele. Nosso trabalho organiza-se em tres capitulos. No primeiro, intitulado \Educacao pela Imprensa., realizamos a analise do processo inicial de formacao do pensamento e de atuacao de Dario Vellozo, alem de uma discussao a respeito das revistas como mecanismos de intervencoes sociais. No capitulo \Educacao pelo Livro: o Compendio de Pedagogia., fazemos uma discussao acerca das principais questoes teoricas mobilizadas e refletidas por Dario Vellozo ao longo de seu livro \Compendio de Pedagogia.. Nesse trecho, tentamos elucidar as referencias teoricas do intelectual, bem como suas contribuicoes para o campo educacional a partir desse livro. No ultimo capitulo, denominado \Educacao pelo Livro: Licoes de Historia., optamos por fazer uma discussao a respeito da importancia da historia como uma das estrategias de intervencoes sociais de Dario, alem de tentarmos evidenciar a concepcao de historia presente no pensamento do autor. Assim, essas discussoes nos possibilitaram uma melhor visibilidade do periodo e da participacao de Dario Vellozo nesse cenario intelectual. Nesse sentido, entendemos que Vellozo se utilizou de diversos mecanismos para tentar legitimar suas ideias e para propor transformacoes sociais em determinadas questoes com as quais nao estava de acordo.Abstract: This work tries to show the figure of Dario Vellozo as an agent who proposed changes in the social context he was inserted. Accordingly, we attempt to discuss the strategies of social interventions developed by Dario Vellozo. This way, printed documents are highlighted in the perspective of Vellozo as being one of the main mechanisms of diffusion and social change. History and education appear as legitimating discourses of ideals and paths to achieve social changes proposed by Vellozo. Therefore, our work is organized into three chapters. The first chapter entitled "Education in the press" we analyze the early process of thought formation and actions of Dario Vellozo and we bring a discussion about the magazine as a mechanism of social intervention. In the chapter "Education by the Book: a Compendium of Education", we made a discussion about the main theoretical aspects mobilized and reflected by Dario Vellozo over his book "Compendium of Pedagogy". In this chapter, we tried to elucidate the theoretical references of Vellozo as well as their contributions to the field of education from this book. In the last chapter called "Education by the Book: Lessons from History" we opted for a discussion about the importance of history as one of the strategies of Dario Vellozo social interventions, and tried to show the conception of history in the thought of Vellozo. This way, these discussions have enabled us a better visibility about the period and the participation of Dario Vellozo on the intellectual scene. In this sense, we understand that Vellozo had used several mechanisms trying to legitimize his ideas and proposing changes in certain social matters which he did not agree.105 f.application/pdfDisponível em formato digitalVellozo, Dario, 1869-1937Redação acadêmicaEducação - HistóriaIntelectuais - ParanáEducaçãoO impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao ERNANDO BRITO GONCALVES JUNIOR (revisada).pdfapplication/pdf752883https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26089/1/Dissertacao%20ERNANDO%20BRITO%20GONCALVES%20JUNIOR%20%28revisada%29.pdf361dd3b31dedd810f2ac8e095b01184aMD51open accessTEXTDissertacao ERNANDO BRITO GONCALVES JUNIOR (revisada).pdf.txtExtracted Texttext/plain226140https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26089/2/Dissertacao%20ERNANDO%20BRITO%20GONCALVES%20JUNIOR%20%28revisada%29.pdf.txtb8e7bd7a059013d8e46955d789e63e35MD52open accessTHUMBNAILDissertacao ERNANDO BRITO GONCALVES JUNIOR (revisada).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26089/3/Dissertacao%20ERNANDO%20BRITO%20GONCALVES%20JUNIOR%20%28revisada%29.pdf.jpg9c8b99aad9baa2001ff22c2aa78b1cb6MD53open access1884/260892022-11-10 16:25:37.367open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26089Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-10T19:25:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)
title O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)
spellingShingle O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)
Gonçalves Junior, Ernando Brito
Vellozo, Dario, 1869-1937
Redação acadêmica
Educação - História
Intelectuais - Paraná
Educação
title_short O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)
title_full O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)
title_fullStr O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)
title_full_unstemmed O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)
title_sort O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)
author Gonçalves Junior, Ernando Brito
author_facet Gonçalves Junior, Ernando Brito
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Junior, Ernando Brito
contributor_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Vellozo, Dario, 1869-1937
Redação acadêmica
Educação - História
Intelectuais - Paraná
Educação
topic Vellozo, Dario, 1869-1937
Redação acadêmica
Educação - História
Intelectuais - Paraná
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-10T19:25:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-10T19:25:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26089
url https://hdl.handle.net/1884/26089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26089/1/Dissertacao%20ERNANDO%20BRITO%20GONCALVES%20JUNIOR%20%28revisada%29.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26089/2/Dissertacao%20ERNANDO%20BRITO%20GONCALVES%20JUNIOR%20%28revisada%29.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26089/3/Dissertacao%20ERNANDO%20BRITO%20GONCALVES%20JUNIOR%20%28revisada%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 361dd3b31dedd810f2ac8e095b01184a
b8e7bd7a059013d8e46955d789e63e35
9c8b99aad9baa2001ff22c2aa78b1cb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860741308874752