O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26089 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira |
id |
UFPR_0ce0a9334b13fcafc63e83ab25f28c93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26089 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Carlos Eduardo, 1963-Gonçalves Junior, Ernando Brito2022-11-10T19:25:37Z2022-11-10T19:25:37Z2011https://hdl.handle.net/1884/26089Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo VieiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 04/04/2011Bibliografia: fls. 100-104Resumo: A presente dissertacao busca evidenciar a figura de Dario Vellozo como um agente que propos mudancas no contexto social em que estava inserido. Nesse sentido, tentaremos discutir as estrategias de intervencoes sociais elaboradas pelo intelectual. Os impressos, nesse contexto, seriam um dos principais mecanismos de divulgacao e de mudanca social, na perspectiva de Vellozo. Logo, a historia e a educacao entram como discursos legitimadores de ideais e caminhos a serem seguidos para alcancar as mudancas sociais propostas por ele. Nosso trabalho organiza-se em tres capitulos. No primeiro, intitulado \Educacao pela Imprensa., realizamos a analise do processo inicial de formacao do pensamento e de atuacao de Dario Vellozo, alem de uma discussao a respeito das revistas como mecanismos de intervencoes sociais. No capitulo \Educacao pelo Livro: o Compendio de Pedagogia., fazemos uma discussao acerca das principais questoes teoricas mobilizadas e refletidas por Dario Vellozo ao longo de seu livro \Compendio de Pedagogia.. Nesse trecho, tentamos elucidar as referencias teoricas do intelectual, bem como suas contribuicoes para o campo educacional a partir desse livro. No ultimo capitulo, denominado \Educacao pelo Livro: Licoes de Historia., optamos por fazer uma discussao a respeito da importancia da historia como uma das estrategias de intervencoes sociais de Dario, alem de tentarmos evidenciar a concepcao de historia presente no pensamento do autor. Assim, essas discussoes nos possibilitaram uma melhor visibilidade do periodo e da participacao de Dario Vellozo nesse cenario intelectual. Nesse sentido, entendemos que Vellozo se utilizou de diversos mecanismos para tentar legitimar suas ideias e para propor transformacoes sociais em determinadas questoes com as quais nao estava de acordo.Abstract: This work tries to show the figure of Dario Vellozo as an agent who proposed changes in the social context he was inserted. Accordingly, we attempt to discuss the strategies of social interventions developed by Dario Vellozo. This way, printed documents are highlighted in the perspective of Vellozo as being one of the main mechanisms of diffusion and social change. History and education appear as legitimating discourses of ideals and paths to achieve social changes proposed by Vellozo. Therefore, our work is organized into three chapters. The first chapter entitled "Education in the press" we analyze the early process of thought formation and actions of Dario Vellozo and we bring a discussion about the magazine as a mechanism of social intervention. In the chapter "Education by the Book: a Compendium of Education", we made a discussion about the main theoretical aspects mobilized and reflected by Dario Vellozo over his book "Compendium of Pedagogy". In this chapter, we tried to elucidate the theoretical references of Vellozo as well as their contributions to the field of education from this book. In the last chapter called "Education by the Book: Lessons from History" we opted for a discussion about the importance of history as one of the strategies of Dario Vellozo social interventions, and tried to show the conception of history in the thought of Vellozo. This way, these discussions have enabled us a better visibility about the period and the participation of Dario Vellozo on the intellectual scene. In this sense, we understand that Vellozo had used several mechanisms trying to legitimize his ideas and proposing changes in certain social matters which he did not agree.105 f.application/pdfDisponível em formato digitalVellozo, Dario, 1869-1937Redação acadêmicaEducação - HistóriaIntelectuais - ParanáEducaçãoO impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao ERNANDO BRITO GONCALVES JUNIOR (revisada).pdfapplication/pdf752883https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26089/1/Dissertacao%20ERNANDO%20BRITO%20GONCALVES%20JUNIOR%20%28revisada%29.pdf361dd3b31dedd810f2ac8e095b01184aMD51open accessTEXTDissertacao ERNANDO BRITO GONCALVES JUNIOR (revisada).pdf.txtExtracted Texttext/plain226140https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26089/2/Dissertacao%20ERNANDO%20BRITO%20GONCALVES%20JUNIOR%20%28revisada%29.pdf.txtb8e7bd7a059013d8e46955d789e63e35MD52open accessTHUMBNAILDissertacao ERNANDO BRITO GONCALVES JUNIOR (revisada).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26089/3/Dissertacao%20ERNANDO%20BRITO%20GONCALVES%20JUNIOR%20%28revisada%29.pdf.jpg9c8b99aad9baa2001ff22c2aa78b1cb6MD53open access1884/260892022-11-10 16:25:37.367open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26089Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-10T19:25:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937) |
title |
O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937) |
spellingShingle |
O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937) Gonçalves Junior, Ernando Brito Vellozo, Dario, 1869-1937 Redação acadêmica Educação - História Intelectuais - Paraná Educação |
title_short |
O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937) |
title_full |
O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937) |
title_fullStr |
O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937) |
title_full_unstemmed |
O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937) |
title_sort |
O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937) |
author |
Gonçalves Junior, Ernando Brito |
author_facet |
Gonçalves Junior, Ernando Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Carlos Eduardo, 1963- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves Junior, Ernando Brito |
contributor_str_mv |
Vieira, Carlos Eduardo, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vellozo, Dario, 1869-1937 Redação acadêmica Educação - História Intelectuais - Paraná Educação |
topic |
Vellozo, Dario, 1869-1937 Redação acadêmica Educação - História Intelectuais - Paraná Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-10T19:25:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-10T19:25:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/26089 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/26089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26089/1/Dissertacao%20ERNANDO%20BRITO%20GONCALVES%20JUNIOR%20%28revisada%29.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26089/2/Dissertacao%20ERNANDO%20BRITO%20GONCALVES%20JUNIOR%20%28revisada%29.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26089/3/Dissertacao%20ERNANDO%20BRITO%20GONCALVES%20JUNIOR%20%28revisada%29.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
361dd3b31dedd810f2ac8e095b01184a b8e7bd7a059013d8e46955d789e63e35 9c8b99aad9baa2001ff22c2aa78b1cb6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898851320332288 |