Estruturas normativas e currículo oculto : a prática do desenvolvimento sustentável em universidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Gabriele da Cunha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83134
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Bárbara Galleli Dias
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoDias, Barbara Galleli, 1989-Lopes, Gabriele da Cunha2023-07-07T13:32:31Z2023-07-07T13:32:31Z2023https://hdl.handle.net/1884/83134Orientadora: Profa. Dra. Bárbara Galleli DiasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 07/03/2023Inclui referências: p. 107-117Resumo: As universidades têm tomado iniciativas no que concerne o Desenvolvimento Sustentável (DS). A normalização das atividades institucionais e do direcionamento de suas estruturas normativas, como planejamentos institucionais e projetos de curso, são consideradas e estudadas neste trabalho sob a ótica da Teoria Institucional. Em contraponto, mostra-se emergente o conceito do currículo oculto, em referência ao que permanece oculto nas interações informais no caminho educacional e que pode ser utilizado como parâmetro dos desdobramentos da prática. O objetivo deste trabalho é compreender como as estruturas normativas e o currículo oculto das universidades brasileiras estão direcionados para o DS. Para isso, a Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná foram os casos selecionados. A análise temática foi utilizada por meio do software ATLAS.ti. Documentos institucionais, entrevistas com docentes e grupos focais com discentes de ambas as universidades foram observados. Os achados são de que universidades estudadas tendem ao âmbito social do DS, principalmente o Plano Nacional de Educação, e constatou-se que a tendência enfraqueceu ao longo do período analisado. O Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Político Pedagógico demonstraram-se proeminentes em relação aos demais de cada universidade. As barreiras e incentivadores diagnosticados mostram-se voláteis ao longo desta pesquisa, ora tendendo a uma extremidade, articulando deforma semelhante a um pêndulo. Por fim, as convergências e divergências diagnosticas são de alavancar as propostas e desmotivação de adesão ao tema, respectivamente. As contribuições desta dissertação são teóricas, práticas e sociais. As contribuições teóricas repousam sobre a exploração dos conceitos de estrutura normativa e currículo oculto sob a ótica da Teoria Institucional. Como contribuição prática, fornece alternativas para confluir, de maneira estratégica, a convergência e a divergência entre os conceitos analisados. Por fim, como contribuição social, apresenta-se direcionamentos para a formulação de políticas públicas e diretrizes educacionais, assim como a formação educacional da população de maneira a contribuir com o DS. Soma-se como contribuição social o fato dessa pesquisa estar vinculada ao objetivo 4.3 dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.Abstract: Universities have taken initiatives regarding Sustainable Development (SD). The normalization of institutional activities and the direction of their normative structures, such as institutional planning and course projects, are considered and studied in this work from the perspective of Institutional Theory. In contrast, the concept of the hidden curriculum is emerging, in reference to what remains hidden in informal interactions in the educational path, and which can be used as a parameter for the unfolding of practice. The objective of this work is to understand how the normative structures and the hidden curriculum of Brazilian universities are directed towards SD. For this, the Federal University of Paraná and the Federal Technological University of Paraná were the selected cases. Thematic analysis was used using the ATLAS.ti software. Institutional documents, interviews with professors and focus groups with students from both universities were observed. The findings are that the studied universities tend to the social scope of the DS, mainly the National Education Plan, and it was found that the trend weakened over the analyzed period. The Institutional Development Plan and Pedagogical Political Project proved to be prominent in relation to the others of each university. Diagnosed barriers and incentives are volatile throughout this research, sometimes tending to one end, articulating similarly to a pendulum. Finally, the diagnostic convergences and divergences are to leverage the proposals and demotivation of adhesion to the theme, respectively. The contributions of this dissertation are theoretical, practical, and social. Theoretical contributions rest on the exploration of the concepts of normative structure and hidden curriculum from the perspective of Institutional Theory. As a practical contribution, it provides alternatives to merge, in a strategic way, the convergence and divergence between the analyzed concepts. Finally, as a social contribution, directions are presented for the formulation of public policies and educational guidelines, as well as the educational training of the population to contribute to SD. Added to the social contribution is the fact that this research is linked to objective 4.3 of the Sustainable Development Goals.1 recurso online : PDF.application/pdfUniversidades e faculdadesDesenvolvimento sustentávelCurrículosAdministraçãoEstruturas normativas e currículo oculto : a prática do desenvolvimento sustentável em universidades brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELE DA CUNHA LOPES.pdfapplication/pdf3457251https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83134/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELE%20DA%20CUNHA%20LOPES.pdfe2955f7c65a6e354d8082ad4cd951b4bMD51open access1884/831342023-07-07 10:32:31.233open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83134Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-07-07T13:32:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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