Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294 |
Resumo: | Orientador: Lili Kawamura |
id |
UNICAMP-30_a6403ff7c416959141d054d79f214305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::114165 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de JaneiroUniversidades e faculdades - CurrículosCurriculo - HistóriaOrientador: Lili KawamuraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente tese, que abordou a História do Currículo da Pós-Graduação em Educação da UFRJ, de 1972 até 1994, partiu de duas hipóteses, definidas a partir de conclusões tentativas formuladas por Goodson (1993), com base em estudos no campo da História do Currículo, aplicadas ao Curso aqui focalizado: (a) a consolidação da Pós-graduação em Educação da UFRJ tendeu a envolver a passagem de uma orientação inicial utilitária para uma tradição mais acadêmica; e (b) os currículos de Pósgraduação, e no caso específico os da Faculdade de Educação da UFRJ, foram em muito condicionados pelos mecanismos de financiamento definidos pelo Estado, no sentido de garantir aportes financeiros e, conseqüentemente, status para o Curso. A argumentação utilizada na análise dos documentos históricos se fundamentou na concepção de dialética de Adorno, Horkheimer e Habermas. Currículo foi conceituado como artefato social construído por um processo de negociação, concepção que integrou a visão sociológica de Currículo e o conceito de agir comunicativo de Habermas. O movimento definido na primeira hipótese concretizou-se no fato de o Currículo focalizado ter passado de uma orientação profissionalizante para uma que privilegiava a produção de conhecimento. Os perfis curriculares identificados em cada fase foram, em grande parte, produto da política de financiamento estatal da pós-graduação, o que reiterou a segunda hipótese do estudoDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Kawamura, Lili Katsuco, 1943-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMacedo, Elizabeth Fernandes de19971997-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf226f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1997. 226f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114165porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:32:52Zoai::114165Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:32:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title |
Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro Macedo, Elizabeth Fernandes de Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidades e faculdades - Currículos Curriculo - História |
title_short |
Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_full |
Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_sort |
Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
author |
Macedo, Elizabeth Fernandes de |
author_facet |
Macedo, Elizabeth Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kawamura, Lili Katsuco, 1943- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Elizabeth Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidades e faculdades - Currículos Curriculo - História |
topic |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidades e faculdades - Currículos Curriculo - História |
description |
Orientador: Lili Kawamura |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-02-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294 MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1997. 226f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294 |
identifier_str_mv |
MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1997. 226f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 226f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188793334366208 |