Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294
Resumo: Orientador: Lili Kawamura
id UNICAMP-30_a6403ff7c416959141d054d79f214305
oai_identifier_str oai::114165
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de JaneiroUniversidades e faculdades - CurrículosCurriculo - HistóriaOrientador: Lili KawamuraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente tese, que abordou a História do Currículo da Pós-Graduação em Educação da UFRJ, de 1972 até 1994, partiu de duas hipóteses, definidas a partir de conclusões tentativas formuladas por Goodson (1993), com base em estudos no campo da História do Currículo, aplicadas ao Curso aqui focalizado: (a) a consolidação da Pós-graduação em Educação da UFRJ tendeu a envolver a passagem de uma orientação inicial utilitária para uma tradição mais acadêmica; e (b) os currículos de Pósgraduação, e no caso específico os da Faculdade de Educação da UFRJ, foram em muito condicionados pelos mecanismos de financiamento definidos pelo Estado, no sentido de garantir aportes financeiros e, conseqüentemente, status para o Curso. A argumentação utilizada na análise dos documentos históricos se fundamentou na concepção de dialética de Adorno, Horkheimer e Habermas. Currículo foi conceituado como artefato social construído por um processo de negociação, concepção que integrou a visão sociológica de Currículo e o conceito de agir comunicativo de Habermas. O movimento definido na primeira hipótese concretizou-se no fato de o Currículo focalizado ter passado de uma orientação profissionalizante para uma que privilegiava a produção de conhecimento. Os perfis curriculares identificados em cada fase foram, em grande parte, produto da política de financiamento estatal da pós-graduação, o que reiterou a segunda hipótese do estudoDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Kawamura, Lili Katsuco, 1943-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMacedo, Elizabeth Fernandes de19971997-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf226f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1997. 226f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114165porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:32:52Zoai::114165Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:32:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
spellingShingle Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Macedo, Elizabeth Fernandes de
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidades e faculdades - Currículos
Curriculo - História
title_short Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_full Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_fullStr Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_sort Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
author Macedo, Elizabeth Fernandes de
author_facet Macedo, Elizabeth Fernandes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kawamura, Lili Katsuco, 1943-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Elizabeth Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidades e faculdades - Currículos
Curriculo - História
topic Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidades e faculdades - Currículos
Curriculo - História
description Orientador: Lili Kawamura
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294
MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1997. 226f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294
identifier_str_mv MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1997. 226f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584294. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
226f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188793334366208