A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Bem, Lucíola Eloina
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66913
Resumo: Orientadora : Maria Tereza Carneiro Soares
id UFPR_0d7695404262de2c2c3312b1a8f38ff1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66913
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Dal Bem, Lucíola EloinaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-2022-08-16T17:48:37Z2022-08-16T17:48:37Z2003https://hdl.handle.net/1884/66913Orientadora : Maria Tereza Carneiro SoaresMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Organização do Trabalho PedagógicoResumo : O professor é uma figura importante no processo de construção do conhecimento e na vida do aluno, principalmente nas séries iniciais. O presente trabalho tem por objetivo investigar qual o papel do conhecimento teórico na mudança da prática do professor. Para tanto é necessário analisar as bases históricas da formação do professor, bem como as principais relações implicadas no processo educativo, averiguando se é necessário e possível estabelecer um novo perfil para o professor na atual crise da educação, enquadrando uma perspectiva futura.Uma pesquisa de campo foi realizada junto a 15 professoras que atuam na rede municipal, para detectar a necessidade da participação de cursos de capacitação e ao mesmo tempo, poder avaliar a qualidade e o aproveitamento dos mesmos. Conclui-se que os cursos de capacitação tem contribuído, para alguns professores, já para outros, o professor deve reverte sua ação na sala de aula, para isso ele precisará de ajuda, em forma de cursos e treinamento que, além de aumentar seu conhecimento, modificam sua postura individual frente aos fatos.33 f : il. color., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalFormação de professoresProfessores de ensino fundamental - FormaçãoA formação do professor das séries iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - LUCIOLA ELOINA DAL BEM.pdfapplication/pdf502548https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66913/1/E%20-%20LUCIOLA%20ELOINA%20DAL%20BEM.pdf1a9514c7fc2bc5a577d6823251ab221cMD51open access1884/669132022-08-16 14:48:37.741open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66913Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-16T17:48:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental
title A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental
Dal Bem, Lucíola Eloina
Formação de professores
Professores de ensino fundamental - Formação
title_short A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental
title_full A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental
title_sort A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental
author Dal Bem, Lucíola Eloina
author_facet Dal Bem, Lucíola Eloina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Bem, Lucíola Eloina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
contributor_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Professores de ensino fundamental - Formação
topic Formação de professores
Professores de ensino fundamental - Formação
description Orientadora : Maria Tereza Carneiro Soares
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T17:48:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-16T17:48:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66913
url https://hdl.handle.net/1884/66913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33 f : il. color., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66913/1/E%20-%20LUCIOLA%20ELOINA%20DAL%20BEM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a9514c7fc2bc5a577d6823251ab221c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898774085369856