A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/66913 |
Resumo: | Orientadora : Maria Tereza Carneiro Soares |
id |
UFPR_0d7695404262de2c2c3312b1a8f38ff1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66913 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Dal Bem, Lucíola EloinaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-2022-08-16T17:48:37Z2022-08-16T17:48:37Z2003https://hdl.handle.net/1884/66913Orientadora : Maria Tereza Carneiro SoaresMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Organização do Trabalho PedagógicoResumo : O professor é uma figura importante no processo de construção do conhecimento e na vida do aluno, principalmente nas séries iniciais. O presente trabalho tem por objetivo investigar qual o papel do conhecimento teórico na mudança da prática do professor. Para tanto é necessário analisar as bases históricas da formação do professor, bem como as principais relações implicadas no processo educativo, averiguando se é necessário e possível estabelecer um novo perfil para o professor na atual crise da educação, enquadrando uma perspectiva futura.Uma pesquisa de campo foi realizada junto a 15 professoras que atuam na rede municipal, para detectar a necessidade da participação de cursos de capacitação e ao mesmo tempo, poder avaliar a qualidade e o aproveitamento dos mesmos. Conclui-se que os cursos de capacitação tem contribuído, para alguns professores, já para outros, o professor deve reverte sua ação na sala de aula, para isso ele precisará de ajuda, em forma de cursos e treinamento que, além de aumentar seu conhecimento, modificam sua postura individual frente aos fatos.33 f : il. color., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalFormação de professoresProfessores de ensino fundamental - FormaçãoA formação do professor das séries iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - LUCIOLA ELOINA DAL BEM.pdfapplication/pdf502548https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66913/1/E%20-%20LUCIOLA%20ELOINA%20DAL%20BEM.pdf1a9514c7fc2bc5a577d6823251ab221cMD51open access1884/669132022-08-16 14:48:37.741open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66913Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-16T17:48:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental |
title |
A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental Dal Bem, Lucíola Eloina Formação de professores Professores de ensino fundamental - Formação |
title_short |
A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental |
author |
Dal Bem, Lucíola Eloina |
author_facet |
Dal Bem, Lucíola Eloina |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dal Bem, Lucíola Eloina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- |
contributor_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Professores de ensino fundamental - Formação |
topic |
Formação de professores Professores de ensino fundamental - Formação |
description |
Orientadora : Maria Tereza Carneiro Soares |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-16T17:48:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-16T17:48:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/66913 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/66913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
33 f : il. color., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66913/1/E%20-%20LUCIOLA%20ELOINA%20DAL%20BEM.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a9514c7fc2bc5a577d6823251ab221c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898774085369856 |