O ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Künzle, Maria Rosa Chaves
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87184
Resumo: Orientador: Luis Fernando Cerri
id UFPR_0d793f05188b9a0288ff99db84af5705
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87184
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCerri, Luis FernandoKünzle, Maria Rosa Chaves2024-06-10T20:21:16Z2024-06-10T20:21:16Z2003https://hdl.handle.net/1884/87184Orientador: Luis Fernando CerriDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2003Inclui bibliografiaResumo: Este trabalho tem como objetivo estudar as representações dos alunos do Ensino Médio sobre a história do Brasil ensinada na escola, com ênfase nos temas relativos à nação brasileira: formação, organização, problemas e perspectivas para o futuro. Estes temas foram escolhidos em função da sua importância nas práticas da disciplina de história, desde seu estabelecimento como matéria escolar. Outros temas relacionados ao ensino da história também apareceram em função da metodologia escolhida: um questionário elaborado no âmbito da Comunidade Europeia em meados dos anos 90, adaptado para atender à realidade brasileira. Além do questionário foram realizadas entrevistas com os alunos, dando um caráter qualitativo à pesquisa. Este trabalho pretende lançar algumas hipóteses sobre a formação da consciência histórica e suas relações com a cultura política, as representações sociais e a história ensinada.Resumé: L'objectif de ce travail est de connaître quelques réprésentations de l'Histoire du Brésil aprises au Lycée, liées aux thèmes de la nation brésiliènne: formation, organization et perspectives pour l'avenir. Les thèmes de la nation ont été choisis car ils ont marqué l'histoire en tant que discipline, depuis son organization comme matière scolaire à partir du XIXème siècle jusqu'à nos jours. La méthodologie employée: un questionnaire élaboré à la Communauté Europeènne dans les années 1990. À cause de cette méthodologie, d'autres thèmes ont aussi apparu. Le questionnaire a été adapté pour travailler sur la realité de l'enseignement brésilien. Nous avons employé aussi des entrevues avec les élèves, en ajoutant une dimension qualitative à la recherche. Ce travail veut lancer quelques hipothèses à propos de la formation de la conscience historique et les rapports entre trois importants concepts: la conscience historique, la culture politique et les réprésentations sociales avec l'histoire enseignée à 1 école.209 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalBrasil - História - Estudo e ensinoHistoria - Estudo e ensinoNacionalismoRedação acadêmicaEducaçãoO ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - MARIA ROSA CHAVES KUNZLE.pdfapplication/pdf34224189https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87184/1/D%20-%20D%20-%20MARIA%20ROSA%20CHAVES%20KUNZLE.pdf1a56f63ff72e41f9ae3a9760a7b1f7b1MD51open access1884/871842024-06-10 17:21:16.361open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87184Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-10T20:21:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médio
title O ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médio
spellingShingle O ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médio
Künzle, Maria Rosa Chaves
Brasil - História - Estudo e ensino
Historia - Estudo e ensino
Nacionalismo
Redação acadêmica
Educação
title_short O ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médio
title_full O ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médio
title_fullStr O ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médio
title_full_unstemmed O ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médio
title_sort O ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médio
author Künzle, Maria Rosa Chaves
author_facet Künzle, Maria Rosa Chaves
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cerri, Luis Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Künzle, Maria Rosa Chaves
contributor_str_mv Cerri, Luis Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil - História - Estudo e ensino
Historia - Estudo e ensino
Nacionalismo
Redação acadêmica
Educação
topic Brasil - História - Estudo e ensino
Historia - Estudo e ensino
Nacionalismo
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Luis Fernando Cerri
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-10T20:21:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-10T20:21:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87184
url https://hdl.handle.net/1884/87184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 209 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87184/1/D%20-%20D%20-%20MARIA%20ROSA%20CHAVES%20KUNZLE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a56f63ff72e41f9ae3a9760a7b1f7b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860188361195520