A formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia : a contribuição da proposta de educação do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Gabriella Pinheiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/36307
Resumo: Orientadora: Drª Claudia Barcelos de Moura Abreu
id UFPR_0e7c2db42ba57c3cd3702e4f7bd75166
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36307
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Maria Gabriella PinheiroAbreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-07T11:33:04Z2020-10-07T11:33:04Z2014https://hdl.handle.net/1884/36307Orientadora: Drª Claudia Barcelos de Moura AbreuDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2014Inclui referênciasResumo: A pesquisa tem por objetivo analisar a formação de trabalhadores de nível médio integrado que está sendo desenvolvida pelo Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no município de Cabo Frio, desde o ano de 2008. Buscou-se compreender a aproximação da proposta pedagógica dessa instituição à concepção de politecnia desenvolvida no Brasil e, em seguida, seus desdobramentos na vida dos egressos. A investigação analisou, em um primeiro momento, os documentos que faziam referência à proposta pedagógica da escola, à estrutura e funcionamento, à opção teórico-metodológica e ao perfil de egresso que se pretende formar. Além disso, realizou-se uma pesquisa de campo com um total de cinquenta e três egressos dos anos de 2011 e 2012, cujo questionário objetivou coletar dados e informações sobre o perfil deste grupo, com o intuito de captar empiricamente os desdobramentos desta proposta na vida de seus egressos e avaliar se estão em consonância com o que se espera de uma formação politécnica. Os resultados evidenciaram a presença dos indicadores da concepção de politecnia na intencionalidade do projeto pedagógico e de alguns elementos inovadores. Entretanto, apresentou alguns pontos de tensão que carecem de ser revisitados. Com relação ao perfil do egresso, os dados revelaram uma possível cooptação da classe média à formação em questão, aproximando a realidade do Instituto Politécnico às escolas técnicas federais e se distanciando da média de estudantes das escolas públicas brasileiras. E a divergência quanto à intencionalidade da formação por parte do público favorecido (classe média) e da proposta pedagógica (que pretende alcançar as camadas populares), somado às dificuldades de aplicação de um projeto neste viés, à imaturidade da concepção por parte da equipe docente, às barreiras políticas e estruturais impostas a uma proposta contra-hegemônica, entre outros fatores, podem ter influenciado a construção das práticas pedagógicas, contribuindo para o ganho de outros contornos e mediações aos objetivos inicialmente determinados no interior da politecnia, justificando os dados que apontam para um distanciamento do ensino profissional em detrimento da formação geral e, portanto, da apreensão em totalidade da realidade social em que estão inseridos, descumprindo os objetivos de ordem pedagógica da instituição, apesar de ter sido avaliada positivamente pela maioria dos egressos. Palavras-chave: Formação de trabalhadores. Politecnia. Ensino médio integrado.Abstract: This research aims to analyze the formation of integrated high school workers which is being developed by the Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro [Polytechnic Institute of Federal University of Rio de Janeiro], in the city of Cabo Frio, since 2008. We sought to understand the pedagogical proposal approach of this institution to the polytechnic concept developed in Brazil and, then, its consequences for the graduates' lives. Firstly, the research considered an amount of documents which point out to: the school pedagogical proposal; its structure and operation; its theoretical-methodological approach; and the egress profile to be formed. Furthermore, we carried out a field research with a total of fifty-three 2011-2012 graduated students, whose questionnaire aimed to collect profile data and information of this group, in order to empirically capture the ramifications of this proposal in their lives and assess whether they are in line with what is expected of a polytechnic education. The results showed the presence of polytechnic concept indicators on the education program purpose and some pioneer features. However, the outcome presented some conflicted points that need to be revisited. Regarding the graduates' profiles, data revealed a possible middle-class co-optation to this educational formation, approaching the reality of Instituto Politécnico to the federal technical schools, and away from the average students of Brazilian public schools. And the disagreement on the purpose of the public formation ( middle-class) and the pedagogical proposal (which aims to achieve the lower classes) , added to the difficulties of implementing such a project, to the concept immaturity by the teaching staff , to political and structural barriers to a counter-hegemonic proposal, among others, may have influenced the construction of pedagogical practices, contributing to the gain of other mediations on objectives initially determined within the polytechnical sphere, justifying the data which pointed for a separation of vocational education at the expense of general education and, therefore, the seizure in all of the social reality in which they live, disregarding the order of the pedagogical goals of the institution, despite having been assessed positively by the majority of graduates. Key-words: Workers' formation. Polytechnic. Integrated High School.138 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesEducaçãoTrabalhadores - FormaçãoEducação para o trabalhoEnsino profissionalEnsino técnicoA formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia : a contribuição da proposta de educação do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIA GABRIELLA PINHEIRO SILVA.pdfapplication/pdf3181603https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36307/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20GABRIELLA%20PINHEIRO%20SILVA.pdfc414647b33e90c751a62a5b48fd358d4MD51open accessTEXTR - D - MARIA GABRIELLA PINHEIRO SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain298625https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36307/2/R%20-%20D%20-%20MARIA%20GABRIELLA%20PINHEIRO%20SILVA.pdf.txt92a085f8f2d9d7e27fed3b532871e802MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARIA GABRIELLA PINHEIRO SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1434https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36307/3/R%20-%20D%20-%20MARIA%20GABRIELLA%20PINHEIRO%20SILVA.pdf.jpg8207ecf8a7730f9991faa1887c25017aMD53open access1884/363072020-10-07 08:33:04.647open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36307Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-07T11:33:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia : a contribuição da proposta de educação do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title A formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia : a contribuição da proposta de educação do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
spellingShingle A formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia : a contribuição da proposta de educação do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Silva, Maria Gabriella Pinheiro
Dissertações
Educação
Trabalhadores - Formação
Educação para o trabalho
Ensino profissional
Ensino técnico
title_short A formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia : a contribuição da proposta de educação do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_full A formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia : a contribuição da proposta de educação do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_fullStr A formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia : a contribuição da proposta de educação do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed A formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia : a contribuição da proposta de educação do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_sort A formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia : a contribuição da proposta de educação do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
author Silva, Maria Gabriella Pinheiro
author_facet Silva, Maria Gabriella Pinheiro
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Abreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Gabriella Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Educação
Trabalhadores - Formação
Educação para o trabalho
Ensino profissional
Ensino técnico
topic Dissertações
Educação
Trabalhadores - Formação
Educação para o trabalho
Ensino profissional
Ensino técnico
description Orientadora: Drª Claudia Barcelos de Moura Abreu
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-07T11:33:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-07T11:33:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36307
url https://hdl.handle.net/1884/36307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36307/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20GABRIELLA%20PINHEIRO%20SILVA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36307/2/R%20-%20D%20-%20MARIA%20GABRIELLA%20PINHEIRO%20SILVA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36307/3/R%20-%20D%20-%20MARIA%20GABRIELLA%20PINHEIRO%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c414647b33e90c751a62a5b48fd358d4
92a085f8f2d9d7e27fed3b532871e802
8207ecf8a7730f9991faa1887c25017a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860464823500800