Concepções de formação nos cursos técnicos do instituto federal de Goiás : possibilidade de implementação da politecnia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21347 http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21347 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. |
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Concepções de formação nos cursos técnicos do instituto federal de Goiás : possibilidade de implementação da politecniaCursos técnicosEnsino profissionalFormação integradaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.Os embates sobre a formação politécnica no Brasil ganharam vulto nos anos 1980 e 1990, sobretudo em torno das discussões na atual LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96). Nas últimas décadas, os governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC 1995-2003), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-20011) e Dilma Rousseff (2011-atual) foram palcos de significativas alterações sofridas pelas políticas para Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Destaque-se as inflexões na Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96; a revogação do Decreto 2.208/97 pelo Decreto 5.154/04 e demais ordenamentos. Este é o epicentro político conjuntivo da macroestrutura onde se situa o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), foco da pesquisa aqui apresentada. O trabalho aborda os elementos que cimentaram a política para a educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil nas últimas décadas, neste pavimento estabeleceu-se o impasse entre a estrutura legal e a real possibilidade de implementar a formação integrada e politécnica nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O currículo integrado constitui uma proposta originada nas concepções marxianas de educação e incorpora a concepção de politecnia e omnilateralidade. Politecnia implica uma formação que encerre as relações entre estes conhecimentos de modo a promover uma formação sólida, que abrigue a capacidade de atuação profissional, a capacidade de gerir os meios produtivos e a compreensão do mundo em sua totalidade. Tendo isso em vista, procuramos empreender uma investigação a fim de compreender em que medida é possível pensar a formação politécnica via consolidação do currículo integrado nos cursos técnicos do IFG, a partir do posicionamento dos gestores e professores desta instituição. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo cujo foco principal foi a aplicação de questionários a quatorze professores e doze gestores do IFG. Ao final relatamos que grande parte dos professores que responderam ao questionário da pesquisa, demonstram não conhecer o princípio da politecnia. Quanto aos gestores percebemos uma adesão à concepção de politecnia pouco perceptível na estrutura documental, levando-nos a crer que politecnia, formação integrada e omnilateral somente são aceitas em termos formais, em que pese todo o espaço de possibilidades de discussão dos últimos anos e estruturação legal desalinhada com o empreendimento da formação integrada.The clashes on polytechnic training in Brazil gained shape in the 1980s and 1990s, especially around discussions on the current LDB (Law of Directives and Bases of National Education No. 9394/96). In recent decades, the governments of Fernando Henrique Cardoso (FHC 1995-2003), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-20011) and Dilma Rousseff (2011-current) were significant changes stages suffered by policies for professional and technological education in Brazil . Stand out from the inflections in the Law of Guidelines and Bases 9.394 / 96; the repeal of Decree 2,208 / 97 by Decree 5,154 / 04 and other systems. This is the connective political epicenter of macrostructure where is the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiás (IFG), focus of the research presented here. The work addresses the political elements that cemented to vocational and technological education (EPT) in Brazil in recent decades, this pavement established the standoff between the legal framework and the real possibility of implementing integrated and polytechnic training in integrated technical courses to high school. The integrated curriculum is a proposal originated in the Marxian concepts of education and incorporates the concept of polytechnic and omnilaterality. Polytechnic involves training you close relations between this knowledge in order to promote a solid foundation, which houses the professional performance capacity, the ability to manage production resources and understanding of the world in its entirety. With this in mind, we seek to undertake research in order to understand to what extent it is possible to think of polytechnic training via consolidation of the integrated curriculum in technical courses of IFG, from the positioning of the managers and teachers of this institution. Therefore, we conducted a qualitative research whose primary focus was the application of questionnaires to fourteen teachers and twelve managers of IFG. At the end we reported that most of the teachers who responded to the survey questionnaire, demonstrate not know the principle of polytechnic. As for the managers perceive a membership to the design of barely noticeable polytechnic in the documentary structure, leading us to believe that polytechnic, integrated and omnilateral training are only accepted in formal terms, despite all the discussion space of possibilities in recent years and structuring Legal misaligned with the development of integrated training.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRêses, Erlando da SilvaSilva, Irani Camilo de Souza2016-08-30T12:38:19Z2016-08-30T12:38:19Z2016-08-302016-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Irani Camilo de Souza. Concepções de formação nos cursos técnicos do instituto federal de Goiás: possibilidade de implementação da politecnia. 2016. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21347http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21347A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:34:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/21347Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:34:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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