Informática na educação : possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadal, Maria Vilma Rodrigues
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62592
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria do Rosário Knechtel
id UFPR_0ec74eca17e586084137f4454c9d90a1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62592
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nadal, Maria Vilma RodriguesKnechtel, Maria do Rosário, 1930-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-08-20T17:06:35Z2019-08-20T17:06:35Z1992https://hdl.handle.net/1884/62592Orientadora: Profª Drª Maria do Rosário KnechtelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 104-110Resumo: Nova fronteira surge para a educação; divisor de águas entre o acesso e a permanência: a qualidade. Exigência da sociedade contemporânea para um contingente diversificado e crescente de pessoas. Velhas soluções se aplicam a problemas novos com o objetivo de oferecer melhorias fundamentais ao ensino. Justos descontentamentos indicam que para a educação se tornar melhor, sua forma e substância devem passar por uma revisão inquiridora. Esta investigação aponta as possibilidades de incrementar e valorizar a educação de adultos na concepção de Educação Permanente e as possibilidades de acesso, permanência e qualidade da educação serem garantidas ao cidadão trabalhador de forma livre e não presencial. Destaca a Educação a Distância como alternativa metodológica para atender as necessidades dos estudantes adultos com o processo de escolarização interrompido. Enfatiza a importância dos recursos auxiliares, especialmente o computador como recurso capaz de oportunizar a mediação entre o ensino, a aprendizagem e o conhecimento.Abstract: A new frontier arises for Education; divisor of waters between access and permanency: the quality. It is a demand of the contemporary society for a diversified and growing contingent of people. Old solutions are applied to new problems in order to offer fundamental improvement to teaching. Just discontentment indicates that to better up the education, its form and substance must pass by an inquiring revision. This investigation points out to the possibilities of incrementing and valorizing the adult education, in the Permanent Education Conception, and the possibilities of access, permanency and quality to be warranted to the working citizen in a freeway. It highlights the Education by Distance as an alternate method to fill the needs of adult students that had their school process interrupted. It also emphasizes the importance of auxiliary resources, especially the computer as a capable instrument to give mediation between teaching and learning, and the knowledge.115f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação permanenteEnsino auxiliado por computadorTesesEducaçãoInformática na educação : possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARIA VILMA RODRIGUES NADAL.pdfapplication/pdf3809312https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62592/1/D%20-%20MARIA%20VILMA%20RODRIGUES%20NADAL.pdfed65ddc6d3fe8d11c1ee7e960d378f5eMD51open access1884/625922019-08-20 14:06:35.297open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62592Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-20T17:06:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : possibilidades
title Informática na educação : possibilidades
spellingShingle Informática na educação : possibilidades
Nadal, Maria Vilma Rodrigues
Educação permanente
Ensino auxiliado por computador
Teses
Educação
title_short Informática na educação : possibilidades
title_full Informática na educação : possibilidades
title_fullStr Informática na educação : possibilidades
title_full_unstemmed Informática na educação : possibilidades
title_sort Informática na educação : possibilidades
author Nadal, Maria Vilma Rodrigues
author_facet Nadal, Maria Vilma Rodrigues
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Knechtel, Maria do Rosário, 1930-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Nadal, Maria Vilma Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Ensino auxiliado por computador
Teses
Educação
topic Educação permanente
Ensino auxiliado por computador
Teses
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria do Rosário Knechtel
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-20T17:06:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-20T17:06:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62592
url https://hdl.handle.net/1884/62592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62592/1/D%20-%20MARIA%20VILMA%20RODRIGUES%20NADAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ed65ddc6d3fe8d11c1ee7e960d378f5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860473566527488