A concepção de pesquisa no cotidiano escolar : possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luciano Roberto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/10182
Resumo: Orientadora: Glaucia da Silva Brito
id UFPR_0f04b8119e1126d42a02db8a00791ec4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/10182
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rocha, Luciano RobertoBrito, Gláucia da Silva, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-15T15:00:43Z2020-12-15T15:00:43Z2007https://hdl.handle.net/1884/10182Orientadora: Glaucia da Silva BritoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaÁrea de concentração: Cultura e processo de ensino-aprendizagemResumo: O presente estudo analisa as concepções de pesquisa que permeiam o trabalho de professores quando propõem atividades de pesquisa utilizando a WebQuest. Essa metodologia, proposta por DODGE (1995), visa organizar informações para facilitar a aprendizagem a partir de processos investigativos. O estudo buscou compreender os motivos que levam alguns professores a manifestar uma visão reducionista de pesquisa, tomada como mera cópia, síntese, reprodução ou repasse de conteúdos, sem que se reflita de forma crítica sobre a sua real importância na prática docente. A investigação foi realizada com doze professores de um colégio particular do município de Castro, no Estado do Paraná, localizado a aproximadamente 150 quilômetros de Curitiba. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação crítica, a partir da realização de dez encontros com sessões de leitura, discussões sobre os textos e atividades práticas em laboratório de informática. Ao final desses encontros foram feitas entrevistas semiestruturadas e a análise das WebQuests produzidas pelos professores que participaram deste estudo. Os dados mostraram que a concepção de pesquisa apresentou-se contraditória nos depoimentos dos entrevistados. Apesar de todos reconhecerem a importância da pesquisa no processo educativo, os depoimentos revelaram pontos incoerentes entre o conceito de pesquisa verbalizado em seus discursos e as suas ações práticas refletidas nas tarefas propostas nas WebQuests elaboradas. Os significados que emergem dos depoimentos dos professores sobre a pesquisa em sala de aula parecem demonstrar que, embora exista o interesse e a compreensão da importância da pesquisa para o processo educativo, existe uma grande dificuldade em viabilizar, na prática, ações que realmente reflitam o caráter emancipatório da pesquisa. O estudo mostrou, ainda, que a transformação na concepção de pesquisa foi fundamental para que os sujeitos conseguissem explorar níveis mais altos de domínios cognitivos (BLOOM et. al. 1972) em suas WebQuests. As propostas apresentadas após os estudos e debates promovidos durante os dez encontros possibilitaram aos docentes manifestar um avanço em sua prática, no que diz respeito à pesquisa utilizando a Internet como fonte de informações. A análise dos resultados permitiu, também, inferir que as tarefas propostas pelos professores em suas novas WebQuests tinham por princípio desafiar o aluno a ir além da cópia e do repasse de informações. Nelas, os alunos são lançados a explorar o conteúdo de forma verdadeiramente ativa, questionando, sugerindo, formulando hipóteses e principalmente produzindo e reconstruindo o seu próprio conhecimento com base no conteúdo inicialmente coletado.Abstract: This study presents an analysis of the concepts of research that permeate the work of teachers when proposing research activities through the use of WebQuest. This methodology, proposed by DODGE (1995), aims at organizing information in order to facilitate learning through investigative processes. The present study focuses at comprehending why some teachers reveal an oversimplified view regarding research, seeing it as a simple copy, synthesis, reproduction or sharing of contents, without a critical reflection about the real importance of research in the teaching practice. The investigation engaged 12 teachers from a private school in Castro, Paraná, approximately 150 km away from Curitiba. The methodology applied was the critical research-action, applied in ten meetings including reading sessions, discussion of texts and practical activities in computer science Labs. After these meetings, semi-structured interviews were carried out and the WebQuests produced by the teachers who took part of this study were analyzed. The resulting data showed a contradiction in the interviewees' answers regarding the concept of research. Despite the fact that all teachers recognize the importance of research in the educative process, their answers showed some inconsistent points in relation to their concept of research and the practical activities proposed for the WebQuests. The meanings that emerged from the teachers' answers related to the research in class suggest that, although there is interest and comprehension of the importance of research in the educative process, there is great difficulty putting into practice actions that really reflect the emancipating character of research. Moreover, the study reveals that the transformation in the concept of research has been essential for the subjects to be able to explore higher levels of cognitive domain (BLOOM et. al. 1972) in their WebQuests. The proposals presented after the studies and debates performed in the ten meetings enabled the teachers to reveal progress in their practice regarding research, using the Internet as a source of information. The analysis of the results also allowed inferring that the tasks proposed by the teachers in their new WebQuests have as a principle to challenge the students to go beyond copy or the simple transfer of information. In these tasks the students are challenged to explore the contents in a really active manner, questioning, suggesting, formulating hypothesis and mainly producing and reconstructing their own knowledge based on the initially collected content.200 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalProfessores - FormaçãoInternet na educaçãoEnsino - informáticaDissertações - EducaçãoEducaçãoA concepção de pesquisa no cotidiano escolar : possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLUCIANO_ROBERTO_ROCHA_Dissertacao_.pdfapplication/pdf6942641https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/10182/1/LUCIANO_ROBERTO_ROCHA_Dissertacao_.pdf9ce288330777947754dd05934eae3e81MD51open accessTEXTLUCIANO_ROBERTO_ROCHA_Dissertacao_.pdf.txtExtracted Texttext/plain399378https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/10182/2/LUCIANO_ROBERTO_ROCHA_Dissertacao_.pdf.txt632ef78ada9f561e6c69095467a58f68MD52open accessTHUMBNAILLUCIANO_ROBERTO_ROCHA_Dissertacao_.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/10182/3/LUCIANO_ROBERTO_ROCHA_Dissertacao_.pdf.jpgd04a07fae1d2e3fb653dbefd98537575MD53open access1884/101822020-12-15 12:00:43.237open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/10182Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-15T15:00:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A concepção de pesquisa no cotidiano escolar : possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa
title A concepção de pesquisa no cotidiano escolar : possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa
spellingShingle A concepção de pesquisa no cotidiano escolar : possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa
Rocha, Luciano Roberto
Professores - Formação
Internet na educação
Ensino - informática
Dissertações - Educação
Educação
title_short A concepção de pesquisa no cotidiano escolar : possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa
title_full A concepção de pesquisa no cotidiano escolar : possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa
title_fullStr A concepção de pesquisa no cotidiano escolar : possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa
title_full_unstemmed A concepção de pesquisa no cotidiano escolar : possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa
title_sort A concepção de pesquisa no cotidiano escolar : possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa
author Rocha, Luciano Roberto
author_facet Rocha, Luciano Roberto
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Brito, Gláucia da Silva, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luciano Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Internet na educação
Ensino - informática
Dissertações - Educação
Educação
topic Professores - Formação
Internet na educação
Ensino - informática
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Glaucia da Silva Brito
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-15T15:00:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15T15:00:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/10182
url https://hdl.handle.net/1884/10182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/10182/1/LUCIANO_ROBERTO_ROCHA_Dissertacao_.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/10182/2/LUCIANO_ROBERTO_ROCHA_Dissertacao_.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/10182/3/LUCIANO_ROBERTO_ROCHA_Dissertacao_.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ce288330777947754dd05934eae3e81
632ef78ada9f561e6c69095467a58f68
d04a07fae1d2e3fb653dbefd98537575
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860806148620288