Manuais escolares de didática das ciências e da física : circulação em cursos de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Fernanda Esthenes do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83534
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
id UFPR_0f112d5d94927edca40f9e20c48d133d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83534
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-Nascimento, Fernanda Esthenes do2023-07-25T17:55:31Z2023-07-25T17:55:31Z2022https://hdl.handle.net/1884/83534Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Figueiredo Braga GarciaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/09/2022Inclui referênciasResumo: Esta tese apresenta resultados de investigação cujo objetivo é analisar a circulação de manuais de Didática e Metodologia de Ciências ou de Física em cursos de Pedagogia. O tema coloca em foco manuais didáticos produzidos no Brasil com a finalidade de orientar professores para ensinar conteúdos de Ciências e particularmente conhecimentos de Física para os anos iniciais da Educação Básica, materiais que contribuem para a formação inicial e continuada de professores ensinando a ensinar. Conceitualmente considera os manuais didáticos como uma categoria particular dentro do conjunto de manuais escolares, artefato da cultura material da escola, elementos visíveis do código disciplinar de disciplinas escolares, tais como a Didática e a Metodologia do Ensino, e, portanto, como materiais que contribuem para a compreensão de formas de ensinar e aprender difundidas nas culturas escolares. A partir da identificação prévia de manuais didáticos que orientaram e orientam o ensino ao longo do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, a problemática da tese foi construída na relação entre esses materiais, suas finalidades e características e os espaços institucionais de formação docente. Tem como objetivo geral analisar a circulação de manuais didáticos destinados a ensinar a ensinar os conhecimentos físicos em cursos de formação de professores, identificando conteúdos didático-pedagógicos que veiculam e os significados dessas obras na cultura escolar. Os objetivos específicos buscam evidenciar a presença desses manuais nas ementas de cursos de Pedagogia e identificar os manuais referidos nesses documentos, analisando sua autoria, sua estrutura e as orientações apresentadas aos professores. Utiliza a análise documental para examinar o material empírico selecionado, em procedimentos que resultaram na definição de recorte geográfico dos cursos localizados nas regiões Sul e Sudeste. De forma complementar, utiliza dados resultantes de consulta a professores, realizada por meio de questionário sobre manuais didáticos em disciplinas específicas do curso de Pedagogia. Entre os resultados, situa os cursos analisados e suas disciplinas relacionadas à Didática e à Metodologia de Ensino de Ciências/Conhecimentos físicos; identifica as obras referenciadas nas ementas das disciplinas; distingue os manuais didáticos em sentido estrito e apresenta análises sobre seu conteúdo, com atenção especial às orientações para o ensino de conhecimentos físicos nos anos iniciais; identifica a ascendência de autores/as para configurar redes de produção de conhecimentos didático-pedagógicos no caso específico em estudo; e apresenta significados atribuídos aos manuais por professores que atuam nas disciplinas pesquisadas. Com base nos resultados, enuncia tese de que os manuais que circulam nos cursos de Pedagogia presenciais de universidades públicas das regiões Sul e Sudeste expressam, na autoria e nos conteúdos veiculados, sua filiação à produção de professores formadores ligados à Universidade de São Paulo, os quais traçaram linhas orientadoras para o ensino de Ciências e de Física que entrecruzam contribuições da Didática Geral e da Didática Específica.Abstract: This thesis presents the results of an investigation whose objective is to analyze the circulation of textbooks on Didactics and Methodology of Science or Physics in Pedagogy courses. The theme focuses on textbooks produced in Brazil with the purpose of guiding teachers to teach Science contents and particularly Physics knowledge for the initial years of Basic Education, materials that contribute to the initial and continuing education of teachers teaching how to teach. Conceptually, it considers textbooks as a particular category within the set of textbooks, artifact of the material culture of the school, visible elements of the disciplinary code of school disciplines, such as Didactics and Teaching Methodology, and, therefore, as materials that contribute to the understanding of ways of teaching and learning disseminated in school cultures. Based on the previous identification of textbooks that guided and guide teaching throughout the 20th century and in the first decades of the 21st century, the problematic of the thesis was built on the relationship between these materials, their purposes and characteristics and the institutional spaces for teacher training. Its general objective is to analyze the circulation of textbooks aimed at teaching physical knowledge in teacher training courses, identifying didactic-pedagogical contents they convey and the meanings of these works in the school culture. The specific objectives seek to evidence the presence of these manuals in the menus of Pedagogy courses and to identify the manuals referred to in these documents, analyzing their authorship, their structure and the orientations presented to teachers. It uses the documental analysis to examine the selected empirical material, in procedures that resulted in the definition of the geographic clipping of the courses located in the South and Southeast regions. In a complementary way, it uses data resulting from consultation with teachers, carried out by means of a questionnaire about textbooks in specific disciplines of the Pedagogy course. Among the results, it situates the analyzed courses and their disciplines related to Didactics and Methodology of Science/Physical Knowledge Teaching; it identifies the works referenced in the menus of the disciplines; it distinguishes the textbooks in a strict sense and presents analyses about their contents, with special attention to the orientations for teaching physical knowledge in the initial years; it identifies the ascendency of authors to configure networks of didactic and pedagogical knowledge production in the specific case under study; and it presents meanings attributed to the textbooks by teachers who work in the researched disciplines. Based on the results, it presents the thesis that the textbooks that circulate in the Pedagogy courses in public universities in the South and Southeast regions express, in the authorship and in the contents conveyed, their affiliation to the production of teacher educators connected to the University of São Paulo, who have drawn guidelines for the teaching of Sciences and Physics that cross contributions from General Didactics and Specific Didactics.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação - Manuais, guias, etc.Professores - FormaçãoCiências - Estudo e ensinoFísica - Estudo e ensinoEducaçãoManuais escolares de didática das ciências e da física : circulação em cursos de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - FERNANDA ESTHENES DO NASCIMENTO.pdfapplication/pdf2953060https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83534/1/R%20-%20T%20-%20FERNANDA%20ESTHENES%20DO%20NASCIMENTO.pdf7a963decafc146bfd0552b34b0fdaea7MD51open access1884/835342023-07-25 14:55:31.244open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83534Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-07-25T17:55:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Manuais escolares de didática das ciências e da física : circulação em cursos de pedagogia
title Manuais escolares de didática das ciências e da física : circulação em cursos de pedagogia
spellingShingle Manuais escolares de didática das ciências e da física : circulação em cursos de pedagogia
Nascimento, Fernanda Esthenes do
Educação - Estudo e ensino
Educação - Manuais, guias, etc.
Professores - Formação
Ciências - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Educação
title_short Manuais escolares de didática das ciências e da física : circulação em cursos de pedagogia
title_full Manuais escolares de didática das ciências e da física : circulação em cursos de pedagogia
title_fullStr Manuais escolares de didática das ciências e da física : circulação em cursos de pedagogia
title_full_unstemmed Manuais escolares de didática das ciências e da física : circulação em cursos de pedagogia
title_sort Manuais escolares de didática das ciências e da física : circulação em cursos de pedagogia
author Nascimento, Fernanda Esthenes do
author_facet Nascimento, Fernanda Esthenes do
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Fernanda Esthenes do
contributor_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educação - Manuais, guias, etc.
Professores - Formação
Ciências - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Educação - Manuais, guias, etc.
Professores - Formação
Ciências - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Educação
description Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-25T17:55:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-25T17:55:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83534
url https://hdl.handle.net/1884/83534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83534/1/R%20-%20T%20-%20FERNANDA%20ESTHENES%20DO%20NASCIMENTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a963decafc146bfd0552b34b0fdaea7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860402520260608