A educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Angela Luciane, 1981-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72753
Resumo: Orientadora: Profª Dra. Sônia Maria Marchiorato Carneiro
id UFPR_0f1e7f3fc68e665fe7f2b6720c784097
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72753
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Klein, Angela Luciane, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCarneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-2022-04-07T12:01:20Z2022-04-07T12:01:20Z2021https://hdl.handle.net/1884/72753Orientadora: Profª Dra. Sônia Maria Marchiorato CarneiroTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2021Inclui referências: p. 407-440Resumo: A presente Tese enfoca a Educação Ambiental na Educação Infantil, sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas. O objetivo da Pesquisa foi o de avaliar o desenvolvimento de processos reflexivos e do planejamento de experiências pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil, pelas docentes, em conexão com propriedades rurais, sob o foco da formação socioambiental cidadã das crianças pequenas. O referencial teórico enfocou os fundamentos sócio históricos e teórico-metodológicos da Educação Ambiental no mundo e no Brasil, com destaque a finalidades, objetivos, princípios, propostas de ações em conexão com a Educação Infantil e as Propriedades Rurais Pedagógicas; as concepções sócio históricas e culturais de infância e criança e, nesse contexto, as perspectivas pedagógicas na Educação Infantil e Educação-Ambiente e, ainda, questões metodológicas da Educação Ambiental na Educação Infantil; e os aspectos sócio históricos das Propriedades Rurais Pedagógicas e a sua importância para a Educação Ambiental na Educação Infantil. Tal aporte teórico fundamentou a Metodologia da Pesquisa, na linha da Pesquisa-Ação Colaborativa, desenvolvida em cinco fases, mediante a dinâmica de Círculos Dialógicos virtuais. A Análise Interpretativa dos Dados focou o desenvolvimento da Pesquisa no âmbito de cada fase, em termos de avanços e dificuldades, tendo-se em vista as reflexões-ações, pelas professoras-pesquisadoras, na relação com a Educação Ambiental-Educação Infantil e as propriedades rurais pedagógicas. As Considerações Finais evidenciaram os alcances da Pesquisa, com destaque: às mudanças quanto aos entendimentos conceituais de meio ambiente, Educação Ambiental, sustentabilidade socioambiental, cidadania socioambiental e Propriedades Rurais Pedagógicas; e o reconhecimento, pelas docentes, de seus avanços teóricos e metodológicos em relação à Educação Ambiental na Educação Infantil, em conexão com as Propriedades Rurais Pedagógicas. As Considerações Indicativas abrangeram: formação continuada das docentes, na área da Educação Ambiental crítica- Educação Infantil; engajamento e comprometimento da Secretaria da Educação do Município de Joinville, com o desenvolvimento de uma formação continuada das docentes, quanto a Educação Ambiental-Educação Infantil e o desenvolvimento de planejamentos pedagógico-didáticos relacionados às propriedades rurais; valorização de experiências corporais, exploratório-investigativas e sensoriais, tanto individuais e grupais, pelas crianças, em interação com os elementos da natureza e situações socioculturais, em vista da sua formação socioambiental cidadã; revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) quanto a Educação Ambiental-Educação Infantil, no sentido de valorizar as Propriedades Rurais Pedagógicas; participação do governo municipal e de empresas privadas, no desenvolvimento de projetos de cooperação com a Secretaria da Educação Municipal, as Instituições de Ensino e as propriedades rurais; e continuidade ao trabalho crítico-reflexivo e formativo com as docentes, seguindo o método dos Círculos Dialógicos.Abstract: This Thesis focuses on Environmental Education in Child Education, under the focus of Pedagogical Farms. The objective of the Research was to evaluate the development of reflective processes and the planning of pedagogical practices of Environmental Education in the Child Education performed by teachers. It is evaluated in connection with the pedagogical farms, under the focus of social and environmental education for children. The theoretical reference is focused on the sociohistorical and theoretical methodology fundament of Environmental Education in the world and in Brazil. It highlighted the purposes, objectives, principles and proposals for actions in connection with Child Education and Pedagogical Farms. Besides, it has emphasis in the sociohistorical and cultural conceptions of childhood and children, regarding the pedagogical perspectives in Child Education and Environment and the methodological issues of Environmental Education in Child Education. Other aspects highlighted, were the sociohistorical aspects of Pedagogical Farms and its importance for Environmental Education in Child Education. This theoretical referral supported the Research Methodology, in line with the Collaborative Action-Research, developed in five phases, through the dynamics of virtual Dialogic Circles. The Interpretative Analysis of the Data focused the development of the Research in the scope of each phase, in terms of advances and difficulties. For it, was taken into account the reflections-actions, by the teachersresearchers, in the relation with the Environmental Education, Child and the pedagogical farms. The Final Considerations highlighted the advances of the Research, with emphasis on the followings: the changes in the conceptual understandings of the environment, Environmental Education, socio-environmental sustainability, socio-environmental citizenship, and Pedagogical Farms. Nevertheless, it includes the teachers' recognition of their theoretical and methodological advances regarding the Environmental Education in Child Education, in connection with the Pedagogical Farms. The Indicative Considerations involved: continuing education of teachers, in the area of critical Environmental Education - Child Education; engagement and commitment of the Education Department of the Municipality of Joinville, with the development of a continuous training of teachers, regarding Environmental Education-Child Education and the development of pedagogical-didactic plans related to pedagogical farms; appreciation of bodily experiences, exploratory-investigative and sensory experiences, both individual and group, performed by children in interaction with elements of nature and sociocultural situations concerning their social and environmental citizenship; revision of the Pedagogical Political Project regarding Environmental and Child Education, in the sense of enhancing Pedagogical Farms; participation of the municipal government and private companies in the development of cooperation projects with the Municipal Education Secretariat, Education Institutions and rural properties; and continuity of critical-reflective and formative work, with teachers following the method of Dialogic Circles.1 arquivo (446 p.) : PDF.application/pdfEducação ambiental - Estudo e ensinoEducação infantilInfância - EducaçãoSustentabilidade e meio ambienteCidadania - Estudo e ensinoEducaçãoA educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANGELA LUCIANE KLEIN.pdfapplication/pdf4860572https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72753/1/R%20-%20T%20-%20ANGELA%20LUCIANE%20KLEIN.pdfdc4e7b92f0820f8c46fd8c9978d9edbbMD51open access1884/727532022-04-07 09:01:20.606open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72753Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-07T12:01:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas
title A educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas
spellingShingle A educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas
Klein, Angela Luciane, 1981-
Educação ambiental - Estudo e ensino
Educação infantil
Infância - Educação
Sustentabilidade e meio ambiente
Cidadania - Estudo e ensino
Educação
title_short A educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas
title_full A educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas
title_fullStr A educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas
title_full_unstemmed A educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas
title_sort A educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas
author Klein, Angela Luciane, 1981-
author_facet Klein, Angela Luciane, 1981-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Angela Luciane, 1981-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-
contributor_str_mv Carneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental - Estudo e ensino
Educação infantil
Infância - Educação
Sustentabilidade e meio ambiente
Cidadania - Estudo e ensino
Educação
topic Educação ambiental - Estudo e ensino
Educação infantil
Infância - Educação
Sustentabilidade e meio ambiente
Cidadania - Estudo e ensino
Educação
description Orientadora: Profª Dra. Sônia Maria Marchiorato Carneiro
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T12:01:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-07T12:01:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72753
url https://hdl.handle.net/1884/72753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (446 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72753/1/R%20-%20T%20-%20ANGELA%20LUCIANE%20KLEIN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dc4e7b92f0820f8c46fd8c9978d9edbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860436622049280