Responsabilidade social em empresas do setor madeireiro paranaense : uma abordagem institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade Júnior, Alexandre Leite de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30061
Resumo: Orientador : Clóvis L. Machado-da-Silva
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoSilva, Clovis Luiz Machado daAndrade Júnior, Alexandre Leite de2022-12-15T19:58:28Z2022-12-15T19:58:28Z2004https://hdl.handle.net/1884/30061Orientador : Clóvis L. Machado-da-SilvaDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaÁrea de concentraçao: Estratégia e organizaçoesResumo: O presente estudo objetivou verificar a influência do contexto ambiental de referência das empresas madeireiras do Estado do Paraná e suas conseqüentes pressões competitivas na direção da adoção e implementação de práticas de responsabilidade social. A partir de análises - documental e de conteúdo - realizadas em dados secundários, partiu-se para a construção do instrumento de coleta de dados primários - questionário estruturado - aplicado aos dirigentes de nível estratégico das empresas objeto de estudo. Os referidos questionários, foram enviados a todas as empresas madeireiras, identificadas dentro dos critérios de classificação estabelecidos no estudo, e a amostragem foi composta pelas empresas que espontaneamente aderiram à pesquisa. A partir do tratamento estatístico destes questionários, foram identificados agrupamentos de empresas (clusters) em função do contexto de referência (regional, nacional e internacional), maximizando similaridades entre as empresas pertencentes aos grupos identificados, para posterior análise das pressões competitivas (concorrenciais e institucionais) na direção da adoção (simbólica e instrumental) e da implementação (decoupled, loosely coupled e tightly coupled) de práticas de responsabilidade social (econômica, legal, ética e filantrópica). Para melhor caracterização dos grupos, foi aplicada a técnica estatística de análise discriminante, que favoreceu na determinação da importância relativa de cada critério utilizado na segmentação dos três grupos identificados. Desta forma, foi possível analisar suas particularidades, e assim explicar as variações de comportamento quanto a temática abordada. Os resultados encontrados sugerem que o contexto de referência, e por conseguinte suas pressões competitivas, determinam a medida e o tipo de prática de responsabilidade social adotada. O setor em análise é fortemente influenciado por suas demandas competitivas concorrenciais, em virtude, sobretudo, de sua origem. Isto explica o fato de grande parte das empresas pesquisadas nortearem suas ações por estas demandas contextuais. Já as pressões competitivas institucionais, são prementes apenas nas empresas que possuem contexto de referência nacional, mas que estão buscando inserção no mercado internacional, e para tal, necessitam de adequação aos padrões de conduta institucionalizados neste ambiente de atuação. Uma vez que estas empresas se inserem no mercado internacional, tornam a sofrer maior intensidade das pressões competitivas concorrenciais. De uma forma geral, as empresas não demonstram comportamento socialmente responsável segundo o quadro teórico utilizado. Palavras-chaves: responsabilidade social, pressões competitivas concorrenciais e institucionais, contexto de referência.Abstract: The present paper aimed to verify the reference's environmental context's influence of the wood industry of Paraná State and their consequent environmental pressures towards adoption and implementation of social responsibility practices. From the secondary data's analyses - documental and content analysis - the study focused in the construction of the instrument of collection of primary data - structured questionnaire -applied to the managers of the strategic level, of the organizations studied. The referred questionnaires were sent to the totality of the wood industry companies identified, within the classification criteria established on this study. The sampling was composed by the organizations which spontaneously answered the research. Based on statistical procedures on the questionnaires applied it has been identified organizational clusters according to the reference context (local, national, international), maximizing the similarity between the companies within the identified groups. Aiming to a further competitive pressure's (competitive and institutional) analysis towards adoption (symbolic and instrumental) and implementation (decoupled, loosely coupled and tightly coupled) of social responsibility practices (economic, legal, ethical and philanthropic). For an optimized group characterization, the discriminatory analyze technique has been applied, which has favored the determination of the relative importance of each used criterion on the segmentation of the three identified groups. By this it was possible to analyze their particularities and therefore explain the behavior related variations about the approached theme. The results of this study suggest that the reference context, and consequently their competitive pressures, determine the measure and the type of practice of adopted social responsibility. The analyzed sector is strongly influenced by their competitive demands due, mostly, to its origin. Which explains the fact of most of the researched organizations orientate their actions by this contextual demands. Meanwhile the institutional pressures are pressing only in the companies which possess a national reference context but are aiming to enter the international market, and for that they need to adapt themselves to the conduct patterns institutionalized in this environment. Once this organizations find themselves inserted in the international market they suffer again a major pressure of the competitive demands. In general the companies do not demonstrate a social behavior according the theoretical frame utilized in this research. Key words: social responsibility, competitive and institutional pressures, reference context.195f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalResponsabilidade social da empresaIndústria madeireiraTesesResponsabilidade social em empresas do setor madeireiro paranaense : uma abordagem institucionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALEXANDRE LEITE DE ANDRADE JUNIOR.pdfapplication/pdf1538168https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30061/1/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20LEITE%20DE%20ANDRADE%20JUNIOR.pdf1e0c2a4c80e8b393090fcbc99dfea21aMD51open accessTEXTR - D - ALEXANDRE LEITE DE ANDRADE JUNIOR.pdf.txtExtracted Texttext/plain385466https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30061/2/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20LEITE%20DE%20ANDRADE%20JUNIOR.pdf.txt6110697ce03f7c15d0af7bb880e1b8cfMD52open accessTHUMBNAILR - D - ALEXANDRE LEITE DE ANDRADE JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30061/3/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20LEITE%20DE%20ANDRADE%20JUNIOR.pdf.jpgb1bba79dea9a9b5b191f0937baa3f544MD53open access1884/300612022-12-15 16:58:28.811open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30061Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-15T19:58:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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