Concepção de linguagem baseada em reconhecimento e representação tendo Asterix como referencial de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caviquioli, Marsirlei
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80132
Resumo: Orientador: Ernesto Jacob Keim
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva InterdisciplinarKeim, Ernesto Jacob, 1947-Caviquioli, Marsirlei2022-11-17T18:23:32Z2022-11-17T18:23:32Z2019https://hdl.handle.net/1884/80132Orientador: Ernesto Jacob KeimMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva InterdisciplinarInclui referênciasResumo: O presente trabalho tem como foco debater a questão advinda da dificuldade de estudantes terem pouca motivação e dificuldade para lerem obras clássicas de literatura mundial. Para tal foi selecionado o clássico literário Asterix – A Galera de Obelix de Albert Uderzo e René Goscinny como referencial de análise. O propósito do trabalho é elucidar a importância da leitura dos clássicos literários, como uma fonte inesgotável para compreensão de expressões da questão social atual. Nesse sentido a busca se referenda na compreensão de como a linguagem utilizada num texto escrito, considerado como um clássico, tem marcas referendadas nas representações de Henry Lefebvre e no reconhecimento de Axel Honneth. Para alcançar esse propósito a investigação buscou identificar como a obra conduz o leitor de um texto clássico, para um olhar além do real aparente. A pesquisa pretendeu também demonstrar, por meio da obra selecionada, como a linguagem possibilita uma análise do real, por meio das locuções históricas, sociais, culturais e políticas que constituem a narrativa utilizada, de forma a que o leitor se sinta representado e se reconheça como parte ou como identificado com o tema tratado. A investigação considera como premissa a possibilidade de que o ser humano é social por natureza, e por isso estabelece sintonias que caracterizam representações e reconhecimentos. Dessa forma a pesquisa considera também que as expressões sociais, que caracterizam a sociedade, por meio das interações entre as diferentes e diversas linguagens, têm origem histórica, e para entendê-las, a leitura de obras literárias clássicas podem contribuir para que o leitor faça uma análise retrospectiva, que contribua para consolidar e fortalecer, sentido e sentimento de pertencimento planetário e vida emancipada. No processo investigativo, na perspectiva dos pressupostos específicos referentes à literatura, conforme abordagem de ciência própria para pesquisa teórica e documental, foram debatidos autores como Avram Noam Chomsky e Terry Eagleton, que referendaram a concepção de linguagem para investigar clássicos literários.1 recurso online (23 p.) : PDF.application/pdfHistórias em quadrinhos na educaçãoAnálise do discurso - Historia em quadrinhosConcepção de linguagem baseada em reconhecimento e representação tendo Asterix como referencial de análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARSIRLEI CAVIQUIOLI.pdfapplication/pdf571023https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80132/1/R%20-%20E%20-%20MARSIRLEI%20CAVIQUIOLI.pdfb71aec5c7df55b4cf6491123dac6d134MD51open access1884/801322022-11-17 15:23:32.127open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80132Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-17T18:23:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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