Contribuições da temática vida saudável para o processo de alfabetização científica e tecnológica
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/48726 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr.João Amadeus Pereira Alves |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaAlves, João Amadeus PereiraPflanzer, Rodrigo2024-04-19T18:58:30Z2024-04-19T18:58:30Z2017https://hdl.handle.net/1884/48726Orientador : Prof. Dr.João Amadeus Pereira AlvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 12/05/2017Inclui referências : f. 176-184Resumo: Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) integra importante aporte teórico e teórico-metodológico no Ensino de Ciências no Brasil e em outros países. Um indivíduo alfabetizado cientificamente compreende as dimensões de sentido e aplicabilidade dos conceitos científicos, e em sala de aula tal processo pode ser verificado a partir de Indicadores de Alfabetização Científica. Nessa perspectiva, investigamos, por meio de uma intervenção na disciplina de Biologia, estratégias didáticas amparadas em pressupostos que indicam caminhos para abordar o conhecimento científico de maneira não propedêutica e memorística, permeadas pelas interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Buscou-se neste trabalho analisar as contribuições que a unidade didática Vida Saudável oferece no processo de Alfabetização Científica e Tecnológica. Elaborou-se esse estudo a partir do interesse pelo tema Vida Saudável apresentado por quatorze educandos de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do campo, em cidade da Região Metropolitana de Curitiba, estado do Paraná. Para tanto, empregaram-se como principais recursos didáticos a divulgação científica, a experimentação problematizadora, infográficos, vídeos explicativos entre outros. As atividades foram organizadas com pressupostos dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Os dados foram constituídos a partir de gravações de falas dos alunos, diários de bordo de alunos e professor e questionários avaliativos da proposta didática implementada. O problema central que fomentou a elaboração desta pesquisa é direcionado para a seguinte questão: Quais as potencialidades que a construção de uma unidade didática com o tema Vida Saudável amparada pelo contexto social dos educandos, oferecem no processo de Alfabetização Científica e Tecnológica? Os objetivos específicos para essa investigação são: caracterizar os pressupostos teóricos que amparam os objetivos da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Ciências; mapear os subsídios teóricos que permeiam a utilização de temas sociais, bem como os recursos e estratégias didáticas potencializadores no processo de ACT no contexto escolar e discutir as contribuições da temática Vida Saudável para o desenvolvimento da ACT no ensino de Biologia. A análise da proposta desenvolvida ocorreu à luz do processo de Alfabetização Científica e Tecnológica, com fundamentos em Sasseron e Carvalho (2008; 2011). A apreciação dos dados ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2014), com a estruturação das seguintes categorias a priori, seriação, organização e classificação de informações, raciocínio lógico e proporcional, levantamento de hipóteses, teste de hipóteses, justificativa, previsão e uma categoria emergente que faz menção à metodologia e avaliação dos recursos didáticos utilizados na proposta didática relatados pelos estudantes. Os resultados permitem afirmar que o tema estudado colaborou para ampliar a visão dos educandos sobre como desenvolver uma Vida Saudável, bem como potencializou o desenvolvimento do saber científico e da aplicação do conhecimento em ações que mostram a Ciência além dos muros escolares e das dimensões da sala de aula.Abstract: Scientific and Technological Literacy (ACT) integrates important theoretical and methodological contribution in Science Teaching in Brazil and in other countries. A scientifically literate individual understands the meaning and applicability dimensions of scientific concepts, and in the classroom such process can be verified by Scientific Literacy Indicators. In this perspective, we investigate, through an intervention in the discipline of Biology, didactic strategies, supported by assumptions that indicate paths to approach scientific knowledge in a non-propaedeutic and memoristic way, permeated by the interactions between Science, Technology and Society. Focusing on the ACT theme, this work sought to analyze the contributions that the 'Healthy Life' didactic unit offers in the process of Scientific and Technological Literacy. This research was elaborated from the interest in the subject 'Healthy Life' presented by fourteen students of the 1st year of a countryside public high school, in a city of the Metropolitan Region of Curitiba, state of Paraná. In order to do so, it was used as main didactic resources the scientific dissemination, the problematizing experimentation, infographics and explanatory videos, among others. The Activities were organized with assumptions of the 'Three Pedagogical Moments' of Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2002). The data were constituted from recordings of student speeches, student and teacher logbooks and evaluation questionnaires of the implemented didactic proposal. The central problem that put forward to the elaboration of this research is directed to the following question: What are the potentialities that the construction of a didactic unit with the theme Healthy Living supported by the social context of the students, offer in the process of Scientific and Technological Literacy? The specific objectives for this research are: characterize the theoretical assumptions that support the objectives of the Scientific and Technological Literacy in the teaching of Sciences; map the theoretical subsidies that permeate the use of social themes, as well as the resources and didactic strategies in the ACT process in the school context and discuss the contributions of the theme Healthy Living for the development of ACT in the teaching of Biology..The analysis of the developed proposal takes place in the light of the 'Scientific and Technological Literacy' process, based on Sasseron and Carvalho (2008, 2011). The data evaluation was carried out using the 'Discursive Textual Analysis' of Moraes and Galiazzi (2014), with the structuring of the following categories a priori: seriation, organization and classification of information, logical and proportional reasoning, hypothesis testing, justification, prediction, and an emergent category based on the evaluation of the didactic resources used in the didactic proposal reported by the students. The results allow to affirm that the studied subject collaborated to broaden the students' vision on how to develop a Healthy Life, as well as it potentiated the development of scientific knowledge and the application of knowledge in actions that show Science beyond the school walls and the dimensions of the classroom.319 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaAlfabetizaçãoBiologia - Estudo e ensinoQualidade de vidaContribuições da temática vida saudável para o processo de alfabetização científica e tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RODRIGO PFLANZER.pdfapplication/pdf6462287https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48726/1/R%20-%20D%20-%20RODRIGO%20PFLANZER.pdfa90e26d660a84a1536a38a1d9e26b374MD51open access1884/487262024-04-19 15:58:30.621open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/48726Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T18:58:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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