Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzetti, Leonir
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Siemsen, Giselle Henequin, de Oliveira, Silvaney
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/5019
Resumo: O presente trabalho analisa qualitativamente a temática ácidos e bases nos livros didáticos de Química cadastrados no Programa Nacional do Livro Didático no Ensino Médio (PNLDEM), no ano de 2015. A investigação pretende averiguar o potencial destes livros no desenvolvimento da alfabetização científica e da alfabetização tecnológica. Visando cumprir os objetivos propostos, foram analisados três livros didáticos a partir de quatro parâmetros de alfabetização científica, quais sejam, prática, cívica, cultural e profissional ou econômica; e três parâmetros de alfabetização tecnológica, denominadas de prática, cívica e cultural. O método de análise forneceu subsídios para concluir que, apesar dos avanços em relação ao processo de alfabetização científica, os recortes não apresentam elementos, discussões ou questionamentos que intensifiquem a promoção de alfabetização tecnológica. Por outro lado, o estudo evidenciou que a dimensão da alfabetização científica prática revela-se como a mais expressiva na temática em questão.
id UTFPR-13_b7e8e58bb6b488569bc2412ec65d53b4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5019
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e basesCiências Humanas; Educação; Ensino de CiênciasAlfabetização Científica; Alfabetização Tecnológica; Livros Didáticos; Ensino de Química.O presente trabalho analisa qualitativamente a temática ácidos e bases nos livros didáticos de Química cadastrados no Programa Nacional do Livro Didático no Ensino Médio (PNLDEM), no ano de 2015. A investigação pretende averiguar o potencial destes livros no desenvolvimento da alfabetização científica e da alfabetização tecnológica. Visando cumprir os objetivos propostos, foram analisados três livros didáticos a partir de quatro parâmetros de alfabetização científica, quais sejam, prática, cívica, cultural e profissional ou econômica; e três parâmetros de alfabetização tecnológica, denominadas de prática, cívica e cultural. O método de análise forneceu subsídios para concluir que, apesar dos avanços em relação ao processo de alfabetização científica, os recortes não apresentam elementos, discussões ou questionamentos que intensifiquem a promoção de alfabetização tecnológica. Por outro lado, o estudo evidenciou que a dimensão da alfabetização científica prática revela-se como a mais expressiva na temática em questão.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lorenzetti, LeonirSiemsen, Giselle Henequinde Oliveira, Silvaney2017-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/501910.3895/actio.v2n1.5019ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 4-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 4-222525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/5019/3435https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/5019/690https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/5019/691Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:19Zoai:periodicos.utfpr:article/5019Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:19Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases
title Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases
spellingShingle Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases
Lorenzetti, Leonir
Ciências Humanas; Educação; Ensino de Ciências
Alfabetização Científica; Alfabetização Tecnológica; Livros Didáticos; Ensino de Química.
title_short Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases
title_full Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases
title_fullStr Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases
title_full_unstemmed Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases
title_sort Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases
author Lorenzetti, Leonir
author_facet Lorenzetti, Leonir
Siemsen, Giselle Henequin
de Oliveira, Silvaney
author_role author
author2 Siemsen, Giselle Henequin
de Oliveira, Silvaney
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzetti, Leonir
Siemsen, Giselle Henequin
de Oliveira, Silvaney
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Educação; Ensino de Ciências
Alfabetização Científica; Alfabetização Tecnológica; Livros Didáticos; Ensino de Química.
topic Ciências Humanas; Educação; Ensino de Ciências
Alfabetização Científica; Alfabetização Tecnológica; Livros Didáticos; Ensino de Química.
description O presente trabalho analisa qualitativamente a temática ácidos e bases nos livros didáticos de Química cadastrados no Programa Nacional do Livro Didático no Ensino Médio (PNLDEM), no ano de 2015. A investigação pretende averiguar o potencial destes livros no desenvolvimento da alfabetização científica e da alfabetização tecnológica. Visando cumprir os objetivos propostos, foram analisados três livros didáticos a partir de quatro parâmetros de alfabetização científica, quais sejam, prática, cívica, cultural e profissional ou econômica; e três parâmetros de alfabetização tecnológica, denominadas de prática, cívica e cultural. O método de análise forneceu subsídios para concluir que, apesar dos avanços em relação ao processo de alfabetização científica, os recortes não apresentam elementos, discussões ou questionamentos que intensifiquem a promoção de alfabetização tecnológica. Por outro lado, o estudo evidenciou que a dimensão da alfabetização científica prática revela-se como a mais expressiva na temática em questão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/5019
10.3895/actio.v2n1.5019
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/5019
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.5019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/5019/3435
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/5019/690
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/5019/691
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 4-22
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 4-22
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985068310528