Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/5019 |
Resumo: | O presente trabalho analisa qualitativamente a temática ácidos e bases nos livros didáticos de Química cadastrados no Programa Nacional do Livro Didático no Ensino Médio (PNLDEM), no ano de 2015. A investigação pretende averiguar o potencial destes livros no desenvolvimento da alfabetização científica e da alfabetização tecnológica. Visando cumprir os objetivos propostos, foram analisados três livros didáticos a partir de quatro parâmetros de alfabetização científica, quais sejam, prática, cívica, cultural e profissional ou econômica; e três parâmetros de alfabetização tecnológica, denominadas de prática, cívica e cultural. O método de análise forneceu subsídios para concluir que, apesar dos avanços em relação ao processo de alfabetização científica, os recortes não apresentam elementos, discussões ou questionamentos que intensifiquem a promoção de alfabetização tecnológica. Por outro lado, o estudo evidenciou que a dimensão da alfabetização científica prática revela-se como a mais expressiva na temática em questão. |
id |
UTFPR-13_b7e8e58bb6b488569bc2412ec65d53b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5019 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e basesCiências Humanas; Educação; Ensino de CiênciasAlfabetização Científica; Alfabetização Tecnológica; Livros Didáticos; Ensino de Química.O presente trabalho analisa qualitativamente a temática ácidos e bases nos livros didáticos de Química cadastrados no Programa Nacional do Livro Didático no Ensino Médio (PNLDEM), no ano de 2015. A investigação pretende averiguar o potencial destes livros no desenvolvimento da alfabetização científica e da alfabetização tecnológica. Visando cumprir os objetivos propostos, foram analisados três livros didáticos a partir de quatro parâmetros de alfabetização científica, quais sejam, prática, cívica, cultural e profissional ou econômica; e três parâmetros de alfabetização tecnológica, denominadas de prática, cívica e cultural. O método de análise forneceu subsídios para concluir que, apesar dos avanços em relação ao processo de alfabetização científica, os recortes não apresentam elementos, discussões ou questionamentos que intensifiquem a promoção de alfabetização tecnológica. Por outro lado, o estudo evidenciou que a dimensão da alfabetização científica prática revela-se como a mais expressiva na temática em questão.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lorenzetti, LeonirSiemsen, Giselle Henequinde Oliveira, Silvaney2017-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/501910.3895/actio.v2n1.5019ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 4-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 4-222525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/5019/3435https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/5019/690https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/5019/691Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:19Zoai:periodicos.utfpr:article/5019Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:19Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases |
title |
Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases |
spellingShingle |
Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases Lorenzetti, Leonir Ciências Humanas; Educação; Ensino de Ciências Alfabetização Científica; Alfabetização Tecnológica; Livros Didáticos; Ensino de Química. |
title_short |
Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases |
title_full |
Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases |
title_fullStr |
Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases |
title_full_unstemmed |
Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases |
title_sort |
Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases |
author |
Lorenzetti, Leonir |
author_facet |
Lorenzetti, Leonir Siemsen, Giselle Henequin de Oliveira, Silvaney |
author_role |
author |
author2 |
Siemsen, Giselle Henequin de Oliveira, Silvaney |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenzetti, Leonir Siemsen, Giselle Henequin de Oliveira, Silvaney |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Educação; Ensino de Ciências Alfabetização Científica; Alfabetização Tecnológica; Livros Didáticos; Ensino de Química. |
topic |
Ciências Humanas; Educação; Ensino de Ciências Alfabetização Científica; Alfabetização Tecnológica; Livros Didáticos; Ensino de Química. |
description |
O presente trabalho analisa qualitativamente a temática ácidos e bases nos livros didáticos de Química cadastrados no Programa Nacional do Livro Didático no Ensino Médio (PNLDEM), no ano de 2015. A investigação pretende averiguar o potencial destes livros no desenvolvimento da alfabetização científica e da alfabetização tecnológica. Visando cumprir os objetivos propostos, foram analisados três livros didáticos a partir de quatro parâmetros de alfabetização científica, quais sejam, prática, cívica, cultural e profissional ou econômica; e três parâmetros de alfabetização tecnológica, denominadas de prática, cívica e cultural. O método de análise forneceu subsídios para concluir que, apesar dos avanços em relação ao processo de alfabetização científica, os recortes não apresentam elementos, discussões ou questionamentos que intensifiquem a promoção de alfabetização tecnológica. Por outro lado, o estudo evidenciou que a dimensão da alfabetização científica prática revela-se como a mais expressiva na temática em questão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/5019 10.3895/actio.v2n1.5019 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/5019 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.5019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/5019/3435 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/5019/690 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/5019/691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 4-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 4-22 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985068310528 |