Aplicação de resultados de pesquisa sobre fagocitose no ensino de biologia celular : da prática à construção de mídias educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Ana Clara Sans Salomão Brunow
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/29618
Resumo: Contém 1 CD'ROM
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spelling Ventura, Ana Clara Sans Salomão BrunowOliveira, Carolina Camargo deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e MolecularSchadeck, Ruth Janice Guse, 1957-2018-04-23T18:15:18Z2018-04-23T18:15:18Z2012http://hdl.handle.net/1884/29618Contém 1 CD'ROMOrientadora : Profa. Drª Ruth Janice SchadeckCoorientadora: Profa. Drª Carolina Camargo de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Defesa: Curitiba, 21/12/2012Bibliografia: fls. 61-65Resumo: Nas últimas décadas houve um fantástico avanço da ciência e inúmeros processos celulares foram descritos. Isso gerou, para os educadores, o desafio de criar condições de aprendizagem para que seus alunos construissem novos conhecimentos em um tempo relativamente curto. Para que ocorra a compreensão dos eventos celulares é necessário, contudo, que se realize a representação mental das estruturas da célula, cada qual ocupando posições definidas no espaço e interagindo entre si. Dessa forma, tornaram-se necessárias metodologias de ensino que possibilitassem representações mentais, promovessem a curiosidade e despertassem a motivação. Neste contexto, as tecnologias de informação e comunicação, tais como as multimídias educativas, são recursos poderosos para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente. Estes artefatos permitem a conversão de um conceito abstrato em um objeto visual específico, esclarecendo processos celulares dinâmicos e possibilitando a interatividade. Em todo o mundo, multimídias vêm sendo utilizadas para promover a aprendizagem. Entretanto, no Brasil são poucos os que atuam no desenvolvimento de novas tecnologias para a educação em biologia celular. Sendo assim, este trabalho visa descrever o emprego de metodologias e resultados de pesquisa relacionados ao ensino e construir material didático virtual a partir dos mesmos. Para isso, foram selecionados e editados resultados de pesquisas prévias sobre fagocitose por macrófagos, resultantes das técnicas de DIC e microscopia de luz sem coloração alguma, reação citoquímica para detecção da fosfatase ácida, coloração Giemsa e captura do vermelho neutro. Além disso, foram realizados também novos experimentos envolvendo microscopia eletronica de transmissão (MET) para elucidação de detalhes observados na microscopia de luz. Nesse, foram caracterizadas ultraestruturalmente as primeiras fases da internalização de leveduras por macrófagos. Para tanto, macrófagos peritoneais de camundongo foram cultivados in vitro, incubados com Saccharomices cerevisiae e processados para análise de suas estruturas em MET. Os resultados obtidos através das eletronmicrografias corroboraram os resultados das pesquisas prévias em microscopia de luz, que então foram utilizados para a criação do material didático virtual interativo, dos vídeos e das animações.Abstract: In the past few years several cellular mechanisms were described, resulting in scientific development, but also in the challenge of create learning conditions to students, who need to comprehend facts in a short time. Therefore, new teaching methodologies, promoting mental representations of cellular structures and, subsequently, of their functions, become essential to the learning process. Communication and Information Technologies, as multimedias, can be powerful resources to promote learning. They allow the conversion of an abstract concept into a specific visual object, clarifying dynamic cellular events, besides might as well offer interactivity. All around the world, educational multimedias are being used, however, in Brazil, few are the cellular biology researchers who dedicate studies for the development of these learning technologies. Hence, this work aims to describe the use of methodologies and research results for learning purposes and to create a virtual multimedia based on them. To achieve these objectives, research results concerning phagocytosis accomplished by DIC, light microscopy without staining, ACPase detection, Giemsa staining and neutral red uptake were selected. TEM experiments were also made, to elucidate details observed by light microscopy techniques. TEM protocols consisted of the cultivation in vitro and incubation of mice peritoneal macrophages mice and S. cerevisae. These cells were processed so their structures could be analised in a transmission electron microscope. The results obtained were in concordance with the previous results examined, therefore, a virtual interactive educational multimedia were created based on phagocytosis images, videos and animations.65f. + 1 CD'ROM : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdf application/x-zip-compressedDisponível em formato digitalTesesFagocitoseBiologia - Estudo e ensinoCitologia e biologia celularBiologia molecularAplicação de resultados de pesquisa sobre fagocitose no ensino de biologia celular : da prática à construção de mídias educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CLARA SANS SALOMAO BRUNOW VENTURA.pdfapplication/pdf3699682https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29618/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CLARA%20SANS%20SALOMAO%20BRUNOW%20VENTURA.pdffeb5ba0bcbc04ad2d0be71a275fe4cfdMD51open accessR - D - ANA CLARA SANS SALOMAO BRUNOW VENTURA (MULTIMIDIA; VIDEOS).zipapplication/zip420602788https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29618/2/R%20-%20D%20-%20ANA%20CLARA%20SANS%20SALOMAO%20BRUNOW%20VENTURA%20%28MULTIMIDIA%3b%20VIDEOS%29.zipc33a1e7d527885727b40db75e3eaa906MD52open accessTEXTR - D - ANA CLARA SANS SALOMAO BRUNOW VENTURA.pdf.txtExtracted Texttext/plain129286https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29618/3/R%20-%20D%20-%20ANA%20CLARA%20SANS%20SALOMAO%20BRUNOW%20VENTURA.pdf.txt3b073179aa246988e30d0a02d9d929ebMD53open accessTHUMBNAILR - D - ANA CLARA SANS SALOMAO BRUNOW VENTURA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29618/4/R%20-%20D%20-%20ANA%20CLARA%20SANS%20SALOMAO%20BRUNOW%20VENTURA.pdf.jpgf765b2eb51e6f987b984a97fb5fcc9ffMD54open access1884/296182018-04-23 15:15:18.323open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29618Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-04-23T18:15:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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