Ampliação da compreensão do autismo e condições atípicas por meio do estudo de caso de um surdoautista à luz do método affectfullness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Aldemar Balbino da, 1963-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66015
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Helga Loos-Sant’Ana
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spelling Costa, Aldemar Balbino da, 1963-Loos-Sant'Ana, Helga, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-04-03T15:22:34Z2020-04-03T15:22:34Z2019https://hdl.handle.net/1884/66015Orientadora: Profª. Drª. Helga Loos-Sant’AnaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 07/03/2019Inclui referências: p. 241-254Resumo: Experiências com crianças/adolescentes surdoautistas conduziram à observação da existência de diagnósticos imprecisos, falta de estimulação apropriada por parte das famílias, encaminhamentos terapêuticos e educativos inadequados, bem como prejuízos cognitivos e afetivo-emocionais no desenvolvimento de tais indivíduos. Tais situações decorrem, em parte, de lacunas nos conhecimentos provenientes da literatura científica acerca do autismo, da surdez, e, sobretudo, do surdoautismo. O presente trabalho parte da premissa de que o "Eu" se constitui nas relações sociais e naturais, e que, por isso, a realidade deve ser entendida a partir do sentido que se estabelece nessas interações. Nesse sentido, defendemos que um paradigma interacional deve ser ponto de partida para se alcançar um entendimento mais pleno da condição do autismo associado a disfunções da linguagem. Assim, adotamos os pressupostos defendidos pelo Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA) como base teórico-metodológica principal, com a finalidade de desenvolver um novo olhar que contribua para ampliar a compreensão deste fenômeno. O STAA apresenta e explica várias dimensões do ser humano e de suas interações por meio do conceito de Célula Psíquica, dimensões estas representadas pelas categorias Identidade (base da Dimensão Configurativa), Self (base da Dimensão Recursiva), Resiliência (ampliada) (base da Dimensão Criativa) e Alteridade (base da Dimensão Moduladora), sendo que as mesmas se organizam orientadas por uma perspectiva monista, objetivando o alcance da Dimensão Totalizante ("Verdadeiro Eu"). Este trabalho propõe-se a investigar tais categorias constituintes da psique articuladamente no surdoautismo. Desse modo, busca aliar teoria e prática, tanto por meio de uma discussão crítica da literatura pesquisada, como da análise de um caso clínico real. O enfoque qualitativo para a pesquisa empírica foi escolhido por este adequar-se ao paradigma interacionista aqui defendido. Utilizando-se o Método Affectfullness, um Estudo de Caso foi conduzido com vistas a uma análise pormenorizada da condição de um adolescente surdoautista atendido em clínica especializada, englobando: (1) estudo biográfico-documental (ex-post facto) dos registros clínicos; (2) aplicação de técnicas clínicas inspiradas no Método Affectfullness para uma abordagem socioafetiva diferenciada; (3) sondagem dos ambientes familiar e educacional frequentado pelo adolescente; (4) realização de entrevista semiestruturada com o professor e membros da família. Os resultados e o alcance explicativo do trabalho advieram da triangulação metodológica entre os eixos de análise orientados pelo STAA, as categorias e subcategorias emergentes, e a exploração descritivo-inferencial dos significados das narrativas e ações contidas nos episódios interacionais analisados. Os resultados apontam que a tendência patologizante comumente presente em nossa sociedade afeta a percepção de outras possibilidades acerca do significado do autismo. Comprometimentos na linguagem podem estar ligados à falta de confiança presente nas interações, como uma ação reativa à desarmonia e à falta de afetividade, possíveis de serem observados em um sistema social com pouco respeito à heterogeneidade. Explorando outras alternativas de comunicação, observaram-se criatividade, afetividade e desejo de interagir no adolescente analisado. Espera-se contribuir para uma melhor compreensão da condição autista associada a disfunções da linguagem, e que o trabalho possa inspirar delineamentos terapêuticos e educacionais mais adequados. Palavras-chave: Surdoautismo. Autismo. Linguagem. Surdez. Desenvolvimento socioafetivo. Afetividade Ampliada. Método Affectfullness.Abstract: Experience with deaf-autist children and adolescents has led to realizing the existence of imprecise diagnoses, lack of appropriate stimulation by families, inadequate educational and therapeutic intervention, as well as cognitive and affective-emotional impairment in such individuals. Such situations arise, in part, due to blanks in knowledge from scientific literature regarding autism, deafness, and especially the association of autism and deafness. This work begins considering the premise that the "I" emerges in the natural and social relations; and, therefore, reality is to be understood from the sense established in such interactions. Thus, we suggest that an interactional paradigm should be the first step towards a better understanding of autism associated with language dysfunctions. Hence, we adopt the Theoretical System of Affectfulness (TSA) as main theoretical-methodological basis in order to develop a new approach to deal with social-affective area in deaf-autism. TSA presents and explains several dimensions of human beings and its interactions through the concept of Psychic Cell. The dimensions are represented by the following categories: Identity (basis of the Configurative Dimension), Self (basis of the Recursive Dimension), Resilience (expanded) (basis of the Creative Dimension), and Alterity (basis of the Modulative Dimension). These four dimensions are organized in a Monist perspective, seeking the Totalizing Dimension ("True I"). This work intends to investigate these psyche-constituting categories in deafness-autism by articulating theory and practice, this is, by discussing critically evidence found in literature as well as analyzing a real clinical case. The empirical research follows a qualitative focus, appropriate to the interactional paradigm we support here. Through a case study, we performed a thorough analysis of the condition of a deaf-autist teenager consulted in a specialized clinic, spanning: (1) biographic-documental study of clinical records (ex-post facto); (2) clinical techniques inspired by Affectfullness Method aiming at an innovative social-affective approach; (3) assessment of the patient's familial and educational environments; (4) conduction of semi-structured interviews of the patient's teacher and family members. The results and their explanatory scope emerged from a methodological triangulation involving the axes of analysis (as guided by TSA), categories and subcategories obtained by means of inferential-descriptive exploration of the narratives and actions observed in the interactional episodes. Results suggest that the pathologizing stigma recurrent in our society affects the perception of alternative possibilities regarding the meaning of autism. Language shortfalls may result in low confidence in interactions, as an action reactive to disharmony and lack of affectivity, easily observed in a social system with little respect towards heterogeneity. By exploring alternate means of communication, we observed the participant of this study to have creativity, affectivity, and desire towards interaction. We hope to contribute towards a better comprehension of autism associated with language dysfunctions, and that this work may inspire therapeutic and educational interventions more appropriate. Keywords: Deaf-autism. Autism. Language. Deafness. Social-affective development. Affectfullness Method.268 p. : il. (algumas color.).application/pdfAutismoSurdezAdolescentesDesenvolvimento cognitivoAfetividadeLinguagem e educaçãoEducaçãoAmpliação da compreensão do autismo e condições atípicas por meio do estudo de caso de um surdoautista à luz do método affectfullnessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALDEMAR BALBINO DA COSTA.pdfapplication/pdf3823853https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66015/1/R%20-%20D%20-%20ALDEMAR%20BALBINO%20DA%20COSTA.pdfbcb56530256f2f89f0348cc22a71d13fMD51open access1884/660152020-04-03 12:22:34.749open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66015Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-03T15:22:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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