A visibilidade necessária à juventude do ensino médio noturno : contribuições da análise de atividades do Programa Ensino Médio Inovador em um colégio estadual do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Débora Medeiros Ramalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70553
Resumo: Orientadora: Prof.a Dra. Regina Cely de Campos Hagemeyer
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spelling Fonseca, Débora Medeiros RamalhoHagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-05-11T16:31:35Z2021-05-11T16:31:35Z2020https://hdl.handle.net/1884/70553Orientadora: Prof.a Dra. Regina Cely de Campos HagemeyerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/09/2020Inclui referências: p. 171-180Resumo: Esta dissertação teve por objetivo investigar as narrativas de estudantes do Ensino Médio noturno de um Colégio Estadual, no Paraná, durante e após o desenvolvimento do ProEMI (2017-2018), para detectar se as mudanças metodológicas e inovações propiciadas pelos professores, possibilitaram uma maior visibilidade dos jovens estudantes, e identificar se propiciaram visibilidade cultural sobre a fase de vida juvenil nos referidos estudantes. Buscou-se caracterizar os processos sociais, culturais e de desenvolvimento da fase juvenil dos alunos (expectativas, interesses, talentos, tecnologias de uso, entre outros), considerando as interferências relacionadas ao direito quanto às condições de estudo e de frequência ao ensino médio noturno, questões analisadas com o apoio teórico de Dayrell (2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2010, 2013, 2014, 2016), Giroux (1999), Bourdieu (1982, 2007. 2009), Viñao Frago (2000, 2007), Forquin (1993), Julia (1995, 2001), Sposito e Souza (2014), Wallon (2011) e Vygotsky (1999). A pesquisa, de cunho qualitativo, com opção pelo estudo de caso, foi realizada com base em Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (1982) e suas relações com elementos da pesquisa de histórias de vida, Abrahão (2007). Contou com a participação de 24 estudantes e 6 professores do Ensino Médio noturno. Foram utilizadas as modalidades de observação participante, questionário semiestruturado, entrevistas e rodas de conversa. Buscou-se contextualizar a trajetória do Ensino Médio na história da educação brasileira, considerando a sua dualidade, e utilizando a análise documental da legislação que normatiza este nível de ensino na educação básica. Estes aspectos foram discutidos com base nas teorizações de Krawczyk (2004, 2011, 2014, 2017, 2018), Romanelli (2017), Küenzer (2000, 2005, 2007), Sposito e Souza (2014), Ciavatta e Ramos (2011), Silva e Scheibe (2017) e Ferreira (2017). Analisou-se também a proposta do ProEMI, a partir dos documentos orientadores deste programa, que propôs um movimento de ressignificação e inovação das atividades dos professores do Ensino Médio e posterior redesenho curricular. Para as reflexões sobre a elaboração das atividades inovadoras, e influências no redesenho curricular, recorreu-se às teorizações de Giroux (1983, 1997), Gimeno (1999) e Hagemeyer (2004, 2006, 2017). Buscou-se nestes estudos definir a noção de inovação a partir dos professores, considerando a mudança requisitada nas práticas pedagógicas docentes, com base em Imbernón (2011, 2017), Nóvoa (1992), Marcelo Garcia (1999, 2009) e Carbonell (2012). Os dados obtidos foram analisados com base em Bardin (2011). A análise das narrativas e depoimentos dos estudantes e professores sobre as experiências no ProEMI, mostrou que as práticas pedagógicas realizadas no referido programa incentivaram os interesses, o protagonismo e a expressão artística dos estudantes, levando-os a buscar conhecer, pesquisar e vivenciar de forma criativa as atividades do Ensino Médio noturno. Nesta perspectiva, a participação no ProEMI possibilitou aos/às professores a revisão do habitus de atividades rotinizadas e aligeiradas, constatado inicialmente, sendo que o interesse despertado nos estudantes, evidenciou uma menor evasão no período noturno. Observou-se a busca de um trabalho docente mais consciente, relativo ao intelectual transformador no Ensino Médio, como propõe Giroux (1997). Desta forma, a revisão das posições docentes, em favor de maior aproximação aos processos culturais vividos na fase juvenil no período de estudos, demonstrou nos planejamentos e aulas, maior criatividade, inovação e busca de formas para integrar os conteúdos disciplinares, em aulas conjuntas entre pares. Palavras-chave: Ensino Médio. Juventudes. Práticas pedagógicas inovadoras. ProEMI. Redesenho curricular.Abstract: This dissertation aimed to investigate the narratives of nighttime High School students from a State College, in Paraná, during and after the development of ProEMI (2017- 2018), to detect whether the methodological changes and innovations provided by teachers, enabled a greater visibility of young students, and to identify whether they provided cultural visibility about the youth life stage in these students. We sought to characterize the social, cultural and developmental processes of the students' youth phase (expectations, interests, talents, technologies of use, among others), considering the interferences related to the law regarding the conditions of study and attendance at night high school, questions analyzed with the theoretical support of Dayrell (2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2010, 2013, 2014, 2016), Giroux (1999), Bourdieu (1982, 2007. 2009), Viñao Frago (2000, 2007), Forquin (1993), Julia (1995, 2001), Sposito and Souza (2014), Wallon (2011) and Vygotsky (1999). The research, of a qualitative nature, with an option for the case study, was carried out based on Lüdke and André (1986), Bogdan and Biklen (1982) and their relations with elements of the life history research, Abrahão (2007). 24 students and 6-night high school teachers participated. The modalities of participant observation, semi-structured questionnaire, interviews and conversation circles were used. We sought to contextualize the trajectory of secondary education in the history of Brazilian education, considering its duality, and using documentary analysis of the legislation that regulates this level of education in basic education. These aspects were discussed based on the theorizations of Krawczyk (2004, 2011, 2014, 2017, 2018), Romanelli (2017), Küenzer (2000, 2005, 2007), Sposito and Souza (2014), Ciavatta and Ramos (2011), Silva and Scheibe (2017) and Ferreira (2017). ProEMI's proposal was also analyzed, based on the guiding documents of this program, which proposed a movement for the reframing and innovation of the activities of high school teachers and subsequent curricular redesign. For the reflections on the elaboration of innovative activities, and influences on curricular redesign, the theories of Giroux (1983, 1997), Gimeno (1999) and Hagemeyer (2004, 2006, 2017) were used. These studies sought to define the notion of innovation from the teachers, considering the required change in teaching pedagogical practices, based on Imbernón (2011, 2017), Nóvoa (1992), Marcelo Garcia (1999, 2009) and Carbonell (2012). The data obtained were analyzed based on Bardin (2011). The analysis of the narratives and testimonies of students and teachers about the experiences in ProEMI, showed that the pedagogical practices carried out in that program stimulated the interests, the protagonism and the artistic expression of the students, leading them to seek to know, research and experience in a way Night High School activity are creative. In this perspective, participation in ProEMI made it possible for teachers to review the habitus of routine and light activities, which was initially observed, and the interest aroused in students, evidenced a lower dropout in the evening. It was observed the search for a more conscious teaching work, related to the transforming intellectual in high school, as proposed by Giroux (1997). In this way, the revision of teaching positions, in favor of a closer approach to the cultural processes experienced in the youth phase during the study period, demonstrated in the planning and classes, greater creativity, innovation and search for ways to integrate the disciplinary contents, in joint classes between pairs. Keywords: High School. Youths. Innovative pedagogical practices. ProEMI. Curricular redesign.206 p. : il. (algumas color.).application/pdfEnsino médioJuventudePráticas pedagógicasCurrículos - MudançaEducaçãoA visibilidade necessária à juventude do ensino médio noturno : contribuições da análise de atividades do Programa Ensino Médio Inovador em um colégio estadual do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DEBORA MEDEIROS RAMALHO FONSECA.pdfapplication/pdf3215264https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70553/1/R%20-%20D%20-%20DEBORA%20MEDEIROS%20RAMALHO%20FONSECA.pdf6d9c67ecc35ead35d9dc35e61ab8b5f3MD51open access1884/705532021-05-11 13:31:35.186open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70553Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-11T16:31:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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