Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seger, Rosangela Gehrke
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85872
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_1371a29ed7ab469d2e60507a285608a1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85872
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Seger, Rosangela Gehrke2024-01-10T18:20:54Z2024-01-10T18:20:54Z2023https://hdl.handle.net/1884/85872Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/08/2023Inclui referênciasResumo: Nesta pesquisa, procurou-se fazer a análise de um conjunto de documentos oficiais nacionais e internacionais, de como as pessoas com deficiência são representadas, tendo como norte a possibilidade da aprendizagem e o ensino de História. Este estudo se insere em um conjunto de pesquisas relativas à Educação Histórica, em especial a pessoa com deficiência, de forma inédita na linha da Educação Histórica. Levando a uma reflexão, sobre a relação com o campo da História, no que diz respeito, precipuamente, ao significado que o conhecimento histórico pode ter para a formação de identidades e da cidadania, tendo como referência a cognição histórica situada na própria ciência da História. O caso da inclusão das pessoas com deficiência no âmbito escolar é uma das grandes preocupações. Assim, a presente pesquisa, ancorada nos documentos oficiais nacionais e internacionais e também no campo teórico da Educação Histórica, tem como objetivo principal analisar as concepções das pessoas com deficiência presentes em documentos oficiais e como isto pode interferir na relação com o conhecimento histórico. A análise feita nos documentos trouxe as várias nomenclaturas denominadas a estas pessoas, e a denominação mais utilizada foi ‘pessoa com deficiência’ e educandos com deficiência’, evidenciando-se, em, todos documentos, que direito a educação é para todos. E a nomenclatura utilizada a partir da década de 2000 é pessoa com deficiência, surdo e surda. Realizou-se também busca a banco de teses e dissertações e periódicos, com a temática da pessoa com deficiência e a aprendizagem histórica, e que infelizmente não foi encontrado pesquisas, com este foco direcionado a Educação Histórica. Adotou-se a metodologia de investigação qualitativa, de cunho documental, utilizando elementos da análise de conteúdo a partir dos autores Franco (2005); Triviños (2009); Richardson (2009). O substrato teórico desta investigação está ancorado nos autores Jörn Rüsen, Maria Auxiliadora Moreira do Santos Schmidt, Peter Lee; Isabel Barca e Bernard Charlot. Análise dos documentos e o diálogo com a teoria sinalizou, principalmente, que as mudanças nas concepções de pessoas com deficiência e a vertente da aprendizagem histórica ancorada na filosofia da História potencializaram a aprendizagem histórica das pessoas com deficiênciaAbstract: In this research, an analysis was conducted on a set of national and international official documents regarding the representation of people with disabilities, with a focus on the possibility of learning and teaching history. This study is part of a series of research projects related to Historical Education, specifically focusing on individuals with disabilities, in an unprecedented manner within the field of Historical Education. This investigation leads to a reflection on the relationship with the field of history, primarily concerning the significance that historical knowledge can have in shaping identities and citizenship. The study refers to historical cognition situated within the discipline of history itself. The inclusion of people with disabilities in the educational context is a major concern. Thus, this research, grounded in national and international official documents as well as the theoretical framework of Historical Education, aims to analyze the conceptions of people with disabilities presented in official documents and how this may affect their relationship with historical knowledge. The analysis of the documents revealed various terms used to refer to these individuals, with the most commonly used terms being 'person with disabilities' and 'students with disabilities,' highlighting in all documents that the right to education is for everyone. The terminology used since the 2000s includes 'person with disabilities,' 'deaf person,' A search was also conducted in theses and dissertations databases and journals focusing on individuals with disabilities and historical learning. Unfortunately, no research studies specifically related to Historical Education were found on this topic. The research adopted a qualitative investigative methodology, focusing on documentary analysis and utilizing elements of content analysis based on the works of Franco (2005), Triviños (2009), and Richardson (2009). The theoretical framework of this research is based on the works of authors such as Jörn Rüsen, Maria Auxiliadora Moreira do Santos Schmidt, Peter Lee, Isabel Barca, and Bernard Charlot. The analysis of documents and the dialogue with theory primarily indicated that changes in conceptions of people with disabilities and the aspect of historical learning rooted in the philosophy of history have enhanced the historical learning experiences of people with disabilities1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoHistoria - Estudo e ensinoPessoas com deficiência - EducaçãoEducação inclusivaEducação históricaEducaçãoConcepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ROSANGELA GEHRKE SEGER.pdfapplication/pdf2154357https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85872/1/R%20-%20T%20-%20ROSANGELA%20GEHRKE%20SEGER.pdfb04faea8930cf2246838ee22a806dc31MD51open access1884/858722024-01-10 15:20:54.537open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85872Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-01-10T18:20:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história
title Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história
spellingShingle Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história
Seger, Rosangela Gehrke
Educação - Estudo e ensino
Historia - Estudo e ensino
Pessoas com deficiência - Educação
Educação inclusiva
Educação histórica
Educação
title_short Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história
title_full Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história
title_fullStr Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história
title_full_unstemmed Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história
title_sort Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história
author Seger, Rosangela Gehrke
author_facet Seger, Rosangela Gehrke
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
dc.contributor.author.fl_str_mv Seger, Rosangela Gehrke
contributor_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Historia - Estudo e ensino
Pessoas com deficiência - Educação
Educação inclusiva
Educação histórica
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Historia - Estudo e ensino
Pessoas com deficiência - Educação
Educação inclusiva
Educação histórica
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-10T18:20:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-10T18:20:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85872
url https://hdl.handle.net/1884/85872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85872/1/R%20-%20T%20-%20ROSANGELA%20GEHRKE%20SEGER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b04faea8930cf2246838ee22a806dc31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860353636696064