Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Paulo Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24313
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2017.
id UNB_e7965df851fd7ea2336401fb26be33e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24313
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visualUse of inclusive mathematics resources in physical education for students with visual impairmentFísica - estudo e ensinoPessoas com deficiência visual - educaçãoEducação inclusivaMatemática - estudo e ensinoLeis de NewtonDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2017.Este trabalho tem por finalidade apresentar uma unidade didática que possibilite ao professor ensinar alguns conceitos de Física, mais especificamente a 2ª. Lei de Newton e força de atrito, para estudantes com deficiência visual. A unidade didática é composta por um texto de apoio em braile, exercícios para a utilização de calculadoras sonoras ou soroban e um material concreto constituído de uma maquete tátil inclinável e um carrinho de madeira com vetores reguláveis para facilitar o aprendizado dos estudantes. A sequência da aula baseia-se na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e nos princípios da Defectologia de Vygotsky. Participaram da pesquisa quatro estudantes da sala de recursos sendo três cegos e um com baixa visão. A coleta de dados restringiu-se a observação sobre a aplicação dos textos, dos exercícios da unidade didática e do desempenho de cada estudante nos exercícios propostos, ao utilizar o recurso de cálculo escolhido, para a resolução dos mesmos. A unidade didática possibilitou dinamismo para a aula e uma maior interação do estudante com os conceitos trabalhados, além de permitir a inclusão do estudante com deficiência visual numa aula de Física.The purpose of this paper is to present a didactic unit proposal that allows the teacher to present some concepts of Physics, more specifically the 2nd Newton's law and frictional force, for students with visual impairment. The didactic unit is composed by supporting text in Braille, exercises for the sound calculator and soroban and a concrete material consisting of a tiltable tactile model and a wooden cart with adjustable vectors to facilitate student learning. The sequence of the lesson is based on Ausubel's theory of meaningful learning and the principles of Vygotsky's Defectology. Four students participated on the research; three were blind and one with low vision. The data collection was restricted to the observation of the application of texts, exercises of the didactic unit and the performance of each student in the proposed exercises, using the chosen calculation resources. The didactic unit made possible dynamism for the class and a greater interaction of the student with the concepts and in a more concrete way, besides allowing inclusion of the visually impaired student in a Physics class.Nunes, Eliana dos ReisSilva, João Paulo Ferreira da2017-08-25T21:39:08Z2017-08-25T21:39:08Z2017-08-252017-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, João Paulo Ferreira da. Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual. 2017. 159 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24313A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/24313Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual
Use of inclusive mathematics resources in physical education for students with visual impairment
title Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual
spellingShingle Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual
Silva, João Paulo Ferreira da
Física - estudo e ensino
Pessoas com deficiência visual - educação
Educação inclusiva
Matemática - estudo e ensino
Leis de Newton
title_short Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual
title_full Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual
title_fullStr Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual
title_sort Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual
author Silva, João Paulo Ferreira da
author_facet Silva, João Paulo Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Eliana dos Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Paulo Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
Pessoas com deficiência visual - educação
Educação inclusiva
Matemática - estudo e ensino
Leis de Newton
topic Física - estudo e ensino
Pessoas com deficiência visual - educação
Educação inclusiva
Matemática - estudo e ensino
Leis de Newton
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-25T21:39:08Z
2017-08-25T21:39:08Z
2017-08-25
2017-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, João Paulo Ferreira da. Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual. 2017. 159 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24313
identifier_str_mv SILVA, João Paulo Ferreira da. Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual. 2017. 159 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508222205132800