Fatores que interferem com a implementação do programa Mais Educação em São José dos Pinhais
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
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Resumo: | Orientadora: Doralice Lange de Souza |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação FísicaSouza, Doralice Lange deSouza, Ana Paula Prestes de2022-11-21T19:47:11Z2022-11-21T19:47:11Z2008https://hdl.handle.net/1884/80148Orientadora: Doralice Lange de SouzaMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.Resumo : o Programa Mais Educaçào, lançado em 2007 pelo Governo FederaI, se constitui urna recente iniciativa de educaçào integraI em tempo integraI no Brasil. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo identificar as principais barreiras e facilitadores para a implantaçào e participaçào das crianças no Programa Mais Educaçào, em escolas do municipio de Sào José dos Pinhais - PRo A pesquisa foi qualitativa, de cunho explorat6rio e a coleta dos dados foi feita por meio de observaçòes assistematicas e entrevistas semi-estruturadas. Foram incluidas no estudo très escolas do municipio de Sào José dos Pinhais que possuem o Pro grama Mais Educaçào. Entrevistamos a coordenadora do Programa Mais Educaçào no municipio, quatro coordenadoras do Pro grama Mais Educaçào nas escolas, urna professora, seis estagiarias, urna monitora voluntana e onze crianças que participam do pro grama. A anaIise dos dados foi feita com base na Teoria Fundamentada .. Concluimos que os principais facilitadores para a implantaçào e participaçào das crianças no Programa Mais Educaçào sào: apoio da prefeitura do municipio; apoio das coordenadoras do pro grama e de parte dos profissionais das escolas; materiais disponibilizados pelo programa; apoio dos pais das crianças participantes; espaço seguro e acolhedor do programa; oportunidades oferecidas pelo programa; atividades diferenciadas e diversificadas; socializaçào e alimentaçào. As principais barreiras sào: falta de espaço fisico para o desenvolvimento das atividades; falta de pessoal para trabalhar no pro grama; falta de preparaçào e comprometimento por parte dos monitores e estagilirios; falta de capacitaçào para os profissionais que trabalham no pro grama; nào aceitaçào do pro grama por parte de escolas e de alguns professores; comportamento de algurnas crianças; obrigatoriedade de atividades que as crianças nào gostam; dificuldade por parte da prefeitura para se estabelecer parcerias. As principais sugestòes para a melhoria do programa sào: maior envolvimento por parte da comunidade e a efetivaçào do pro grama enquanto politica de Estado e como parte do projeto politico pedag6gico das escolas. Mais pesquisas sào necessarias para subsidiar o desenvolvimento de programas de educaçào integraI em tempo integraI para que se possa minimizar barreiras e potencializar facilitadores para a implementaçào dos mesmos.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação integralEscolas municipaisSociologia educacionalFatores que interferem com a implementação do programa Mais Educação em São José dos Pinhaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANA PAULA PRESTES DE SOUZA 420006.pdfapplication/pdf4070044https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80148/1/ANA%20PAULA%20PRESTES%20DE%20SOUZA%20420006.pdfa7e4b568ce0d4cc66783f22ec4986b8cMD51open access1884/801482022-11-21 16:47:11.363open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80148Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-21T19:47:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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