Educação Integral : entre o assistencialismo e a humanização dos sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Edina de Jesus Guimarães de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53662
Resumo: Orientadora : Profª Me. Denize Kaminski Ferreira
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spelling Oliveira, Edina de Jesus Guimarães deFerreira, Denize Cristina KaminskiUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-22T13:27:33Z2021-06-22T13:27:33Z2016https://hdl.handle.net/1884/53662Orientadora : Profª Me. Denize Kaminski FerreiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Eduardo, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Nos últimos anos a Educação Integral tem sido pauta recorrente nos discursos e nos programas de governo, contudo, ampliar o tempo de permanência na escola pode constituir-se numa possibilidade de melhoria da qualidade da educação ou converter-se numa proposta meramente assistencialista, destinada às camadas mais pobres da população, onde a organização do trabalho pedagógico, do tempo e dos espaços escolares podem educar para subserviência. Educar integralmente, numa perspectiva de formação humana, significa promover o máximo desenvolvimento humano, por meio da apropriação dos conhecimentos científicos, filosóficos e culturais como pauta a Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Histórico Cultural. Este artigo tem por objetivo analisar a proposta de Educação Integral do município de Telêmaco Borba-PR, a partir dos relatórios de acompanhamento pedagógico e das orientações emanadas pela Secretaria Municipal de Educação nos anos 2015 e 2016, buscando identificar a concepção de educação e a intencionalidade educativa do referido projeto. Com base na pesquisa bibliográfica, buscou-se definir a função social da escola numa abordagem materialista histórico-dialética e, por meio de uma análise documental, analisar a ampliação da jornada escolar no Brasil nos últimos anos e a proposta de Educação Integral na experiência do citado município, buscando elementos que justifiquem a ampliação da jornada escolar numa perspectiva de formação humana. Neste estudo, evidencia-se que a ampliação da jornada escolar dissociada da possibilidade de ofertar às crianças e jovens as máximas elaborações humanas, o conhecimento científico, a cultura erudita e o saber sistematizado, estará a serviço das pedagogias neoliberais pautadas no lema 'aprender a aprender', em favor da alienação dos sujeitos, conforme estudos desenvolvidos por Newton Duarte (2010). O desafio que se apresenta é ampliar a jornada escolar numa perspectiva de formação humana, como um instrumento de luta contra a alienação dos sujeitos.1 arquivo (19 p.).application/pdfEducação integralSociologia educacionalEducaçãoEducação Integral : entre o assistencialismo e a humanização dos sujeitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - EDINA DE JESUS GUIMARAES DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf252374https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53662/1/R%20-%20E%20-%20EDINA%20DE%20JESUS%20GUIMARAES%20DE%20OLIVEIRA.pdf43d6a018763b91462e4c44cd233e4fe0MD51open access1884/536622021-06-22 10:27:33.243open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53662Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-22T13:27:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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