O contexto neoliberal e a formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanoni, Nillyane Ostrovski David
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53447
Resumo: Orientadora : Prof.ª Dr.ª Vanisse Simone Alves Corrêa
id UFPR_144d783b333feca149aeac1dc205514b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53447
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Zanoni, Nillyane Ostrovski DavidCorrêa, Vanisse Simone AlvesUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-13T19:28:28Z2019-12-13T19:28:28Z2016https://hdl.handle.net/1884/53447Orientadora : Prof.ª Dr.ª Vanisse Simone Alves CorrêaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Partindo do pressuposto que a formação do professor caracteriza-se como um ponto fundamental na busca de uma educação de qualidade, é importante refletir e analisar a mesma através de uma perspectiva crítica, utilizando-se como referencial teórico a pedagogia históricocritica. Neste sentido é crucial compreender como se engendra o processo de formação docente em todas as suas dimensões. A pesquisa tem como suporte teórico vários autores, entre os quais destacam-se Saviani (2000, 2002, 2005); Frigotto (1996) e Severino (2002). Esta pesquisa almeja investigar a influência que o contexto neoliberal tem a temática, haja vista que as questões sociais, políticas, econômicas, culturais, além de os programas de governo são fatores que por vezes determinam a forma como ocorre a formação continuada. Deseja-se analisar de que forma o coordenador pedagógico, compreende a relação entre políticas de formação e conjuntura política, uma vez que este se caracteriza como o mediador deste processo e portanto, sujeito atuante na formação continuada. Para atingir este objetivo, além da revisão bibliográfica foi realizada uma pesquisa de campo com os profissionais da equipe pedagógica do Colégio Estadual CELESTIAL, situado na cidade de Piraquara/Paraná, visando refletir sobre a forma como o pedagogo enfrenta as políticas de formação continuada e a quem ele responsabiliza por isso. O presente projeto nasceu da necessidade de proporcionar aos professores um processo de formação continuada que estivesse na contramão do que vem sendo apresentado atualmente e de analisar a forma como o pedagogo enquanto mediador disto está atuando. A pesquisa concluiu que a lógica do capital não está presente somente na formação inicial dos professores, mas, também na formação continuada. A conquista da hora atividade não garante a reflexão e o debate sobre a ação docente. Os coordenadores pedagógicos muitas vezes não estão conscientes da sua função e da intencionalidade que está presente por trás das formações continuadas encaminhadas pelo estado e apenas reproduzem as ações encaminhadas pela mantenedora25 p.application/pdfProfessores - FormaçãoOrientadores educacionaisO contexto neoliberal e a formação continuada de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - NILLYANE OSTROVSKI DAVID ZANONI.pdfapplication/pdf296293https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53447/1/R%20-%20E%20-%20NILLYANE%20OSTROVSKI%20DAVID%20ZANONI.pdfe61357ac0802c58e079b42d2aa447275MD51open access1884/534472019-12-13 16:28:28.917open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53447Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T19:28:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O contexto neoliberal e a formação continuada de professores
title O contexto neoliberal e a formação continuada de professores
spellingShingle O contexto neoliberal e a formação continuada de professores
Zanoni, Nillyane Ostrovski David
Professores - Formação
Orientadores educacionais
title_short O contexto neoliberal e a formação continuada de professores
title_full O contexto neoliberal e a formação continuada de professores
title_fullStr O contexto neoliberal e a formação continuada de professores
title_full_unstemmed O contexto neoliberal e a formação continuada de professores
title_sort O contexto neoliberal e a formação continuada de professores
author Zanoni, Nillyane Ostrovski David
author_facet Zanoni, Nillyane Ostrovski David
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Corrêa, Vanisse Simone Alves
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanoni, Nillyane Ostrovski David
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Orientadores educacionais
topic Professores - Formação
Orientadores educacionais
description Orientadora : Prof.ª Dr.ª Vanisse Simone Alves Corrêa
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-13T19:28:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-13T19:28:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53447
url https://hdl.handle.net/1884/53447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53447/1/R%20-%20E%20-%20NILLYANE%20OSTROVSKI%20DAVID%20ZANONI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e61357ac0802c58e079b42d2aa447275
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860678406897664