O contexto neoliberal e a formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53447 |
Resumo: | Orientadora : Prof.ª Dr.ª Vanisse Simone Alves Corrêa |
id |
UFPR_144d783b333feca149aeac1dc205514b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53447 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Zanoni, Nillyane Ostrovski DavidCorrêa, Vanisse Simone AlvesUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-13T19:28:28Z2019-12-13T19:28:28Z2016https://hdl.handle.net/1884/53447Orientadora : Prof.ª Dr.ª Vanisse Simone Alves CorrêaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Partindo do pressuposto que a formação do professor caracteriza-se como um ponto fundamental na busca de uma educação de qualidade, é importante refletir e analisar a mesma através de uma perspectiva crítica, utilizando-se como referencial teórico a pedagogia históricocritica. Neste sentido é crucial compreender como se engendra o processo de formação docente em todas as suas dimensões. A pesquisa tem como suporte teórico vários autores, entre os quais destacam-se Saviani (2000, 2002, 2005); Frigotto (1996) e Severino (2002). Esta pesquisa almeja investigar a influência que o contexto neoliberal tem a temática, haja vista que as questões sociais, políticas, econômicas, culturais, além de os programas de governo são fatores que por vezes determinam a forma como ocorre a formação continuada. Deseja-se analisar de que forma o coordenador pedagógico, compreende a relação entre políticas de formação e conjuntura política, uma vez que este se caracteriza como o mediador deste processo e portanto, sujeito atuante na formação continuada. Para atingir este objetivo, além da revisão bibliográfica foi realizada uma pesquisa de campo com os profissionais da equipe pedagógica do Colégio Estadual CELESTIAL, situado na cidade de Piraquara/Paraná, visando refletir sobre a forma como o pedagogo enfrenta as políticas de formação continuada e a quem ele responsabiliza por isso. O presente projeto nasceu da necessidade de proporcionar aos professores um processo de formação continuada que estivesse na contramão do que vem sendo apresentado atualmente e de analisar a forma como o pedagogo enquanto mediador disto está atuando. A pesquisa concluiu que a lógica do capital não está presente somente na formação inicial dos professores, mas, também na formação continuada. A conquista da hora atividade não garante a reflexão e o debate sobre a ação docente. Os coordenadores pedagógicos muitas vezes não estão conscientes da sua função e da intencionalidade que está presente por trás das formações continuadas encaminhadas pelo estado e apenas reproduzem as ações encaminhadas pela mantenedora25 p.application/pdfProfessores - FormaçãoOrientadores educacionaisO contexto neoliberal e a formação continuada de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - NILLYANE OSTROVSKI DAVID ZANONI.pdfapplication/pdf296293https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53447/1/R%20-%20E%20-%20NILLYANE%20OSTROVSKI%20DAVID%20ZANONI.pdfe61357ac0802c58e079b42d2aa447275MD51open access1884/534472019-12-13 16:28:28.917open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53447Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T19:28:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O contexto neoliberal e a formação continuada de professores |
title |
O contexto neoliberal e a formação continuada de professores |
spellingShingle |
O contexto neoliberal e a formação continuada de professores Zanoni, Nillyane Ostrovski David Professores - Formação Orientadores educacionais |
title_short |
O contexto neoliberal e a formação continuada de professores |
title_full |
O contexto neoliberal e a formação continuada de professores |
title_fullStr |
O contexto neoliberal e a formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
O contexto neoliberal e a formação continuada de professores |
title_sort |
O contexto neoliberal e a formação continuada de professores |
author |
Zanoni, Nillyane Ostrovski David |
author_facet |
Zanoni, Nillyane Ostrovski David |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Corrêa, Vanisse Simone Alves Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanoni, Nillyane Ostrovski David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Orientadores educacionais |
topic |
Professores - Formação Orientadores educacionais |
description |
Orientadora : Prof.ª Dr.ª Vanisse Simone Alves Corrêa |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-13T19:28:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-13T19:28:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53447 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
25 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53447/1/R%20-%20E%20-%20NILLYANE%20OSTROVSKI%20DAVID%20ZANONI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e61357ac0802c58e079b42d2aa447275 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860678406897664 |