O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Janeslei Pereira Vaz de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54603
Resumo: Orientadora : Profª.Ma. Liliane Schenfelder Salles
id UFPR_4135c6acb4ec846852ba28549f47ba51
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54603
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Quadros, Janeslei Pereira Vaz deSalles, Liliane SchenfelderUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-19T14:25:26Z2019-12-19T14:25:26Z2016https://hdl.handle.net/1884/54603Orientadora : Profª.Ma. Liliane Schenfelder SallesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...Inclui referênciasResumo : Este artigo propôs uma reflexão sobre o processo de formação continuada nos Centros Municipais de Educação Infantil, ressaltando como ocorre e quais são os limites e desafios que acabam dificultando ou impossibilitando o trabalho do coordenador pedagógico como articulador do processo de formação junto aos professores da educação infantil. Os dados foram construídos a partir de leituras bibliográficas e a aplicação de questionários com alguns coordenadores pedagógicos e professoras da educação infantil da rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa - Paraná. O estudo foi pautado principalmente nas obras bibliográficas de teóricos da educação como: Domingues (2014), Imbernóm (2010), Kramer (2010) e Nóvoa (1992). No decorrer desta pesquisa percebeu-se que os coordenadores pedagógicos desenvolvem muitos papéis, no entanto, muitas são as lacunas que perpassam o seu principal papel: o de formador de professores. Os resultados apontam que o trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica no CMEI contribui para a reflexão e a troca de experiências, assim como para o conhecimento dos professores, caracterizando dessa forma a formação como contribuinte para a melhoria do ensino-aprendizagem. O espaço/tempo de formação em serviço acontece na hora atividade dos professores, não abrangendo nesse momento o coletivo da escola, mas, pequenos grupos e individualmente, uma vez, que esse horário é combinado e organizado por grupos pequenos, para não dificultar a organização dos CMEIS, que são de tempo integral. As conclusões iniciais apontam para a formação em contexto, como uma estratégia promotora de qualificação das práticas pedagógicas na escola através do aprofundamento teórico e das relações entre teoria e prática.26 p.application/pdfEducação infantilProfessores - FormaçãoOrientadores educacionaisO papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JANESLEI PEREIRA VAZ DE QUADROS.pdfapplication/pdf465875https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54603/1/R%20-%20E%20-%20JANESLEI%20PEREIRA%20VAZ%20DE%20QUADROS.pdfa3f4dd6f78502164f65a5ff16637f63aMD51open access1884/546032019-12-19 11:25:26.968open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54603Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-19T14:25:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil
title O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil
spellingShingle O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil
Quadros, Janeslei Pereira Vaz de
Educação infantil
Professores - Formação
Orientadores educacionais
title_short O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil
title_full O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil
title_fullStr O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil
title_full_unstemmed O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil
title_sort O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil
author Quadros, Janeslei Pereira Vaz de
author_facet Quadros, Janeslei Pereira Vaz de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Salles, Liliane Schenfelder
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Janeslei Pereira Vaz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Professores - Formação
Orientadores educacionais
topic Educação infantil
Professores - Formação
Orientadores educacionais
description Orientadora : Profª.Ma. Liliane Schenfelder Salles
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-19T14:25:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-19T14:25:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54603
url https://hdl.handle.net/1884/54603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54603/1/R%20-%20E%20-%20JANESLEI%20PEREIRA%20VAZ%20DE%20QUADROS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a3f4dd6f78502164f65a5ff16637f63a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860438815670272