Transposições intermidiáticas na era do streaming : a revisitação dos clássicos em The Hollow Crown e The Handmaid’s Tale
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/85396 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Célia Arns de Miranda |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasMiranda, Célia Arns de, 1954-Tomiello, Angélica2023-12-01T20:25:45Z2023-12-01T20:25:45Z2023https://hdl.handle.net/1884/85396Orientadora: Profa. Dra. Célia Arns de MirandaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 31/05/2023Inclui referências: p. 223-230Área de concentração: Estudos LiteráriosResumo: Os textos literários sempre figuraram como textos-fonte para diversas produções midiáticas. Dentre eles, os textos clássicos foram os mais revisitados ao longo dos anos por serem vistos como garantia de recepção. Assim ocorreu com o cinema, com a televisão e, com a forma midiática em foco em nosso trabalho: as séries. O movimento que se empreende nesse pensamento ocorre enquanto uma releitura promovida entre o texto fonte e o produto midiático. A releitura dos textos literários mobiliza os referentes históricos em uma nova abordagem do processo comunicativo, que leva em consideração a dinâmica criada a partir da forma das séries conforme é veiculada nos serviços de streaming, atualmente. Tal mobilização das historicidades nos faz repensar a postura frente aos textos enquanto clássicos, conforme trabalhamos, a partir de Anne Ubersfeld (2002) e Patrice Pavis (2015a; 2015b), aliados ao pensamento sobre o processo de historicização proposto por Bertold Brecht (1978). Para realizar tal discussão retomamos o contexto histórico, social e tecnológico que envolve as mídias suscitadas: cinema, televisão e séries. A partir delas, podemos compreender como o mercado cultural e a indústria do entretenimento funcionam, suas tendências de mercado, bem como observar as possibilidades de historicização envolvidas. A fim de evidenciar esses processos, elegemos duas séries que recuperam a literatura em seu armazém estético (BENJAMIN, 1987; 2013). Estas transposições intermidiáticas figuram como contrapontos na questão da retomada dos clássicos: The Hollow Crown (BBC), que trabalha com as peças históricas shakespearianas, escritas durante o final do século XVI e início do século XVII; e The Handmaid's Tale (Hulu), que tem como texto-fonte o romance homônimo, de Margaret Atwood, publicado em 1985. Com a compreensão de clássicos interposta, a partir do processo de historicização, retomamos as teorias de intermidialidade para auxiliarem na análise das releituras. Para isso, contamos com a contribuição principal de Irina Rajewsky (2010; 2012a; 2012b; 2020). Tais escolhas objetivam exemplificar os aspectos teóricos resgatados, bem como contrapor diferentes possibilidades que se interpõem para cada um dos resgates dos textos literários nas novas produções midiáticas seriadas. O objetivo principal da presente pesquisa, é evidenciar as relações intermidiáticas e contextuais estabelecidas pela forma da série como veiculada na contemporaneidade, bem como entender a influência que a Literatura produz nessa disposição que se quer dialética, enquanto resgate que mantém a sobrevida das obras literárias.Abstract: Literary texts have always been used as sources to several media productions. Among them, Classical Literature was most revisited over the years because they were observed as a guarantee for the reception. This had happened with the Cinema, the Television and with the media in focus at this doctoral dissertation: the Series. The movement that is undertaken with this thought occurs between text as a source to the media product. Re-reading literary texts mobilizes historical referents through a new approach of the communicative process, that considers the dynamics created by the series format as it is conveyed through streaming services, nowadays. Such mobilization of historicities makes us rethink our stance towards the classics, as we have made based on Anne Ubersfeld's theoretical references (2002) as well as Patrice Pavis' (2015a; 2015b), allied to the thoughts about the historicization process developed by Bertold Brecht (1978). To conduct the discussion we resume the historical, social and technological context that, consequently, involves the raised media: cinema, television and series. From them, we can understand how the cultural market and the entertainment industry work and observe the possibilities of historicization involved. In order to evidence all this appreciation, we have chosen two series for analysis that recover Literature on its aesthetics depot (BENJAMIN, 1987; 2013). These intermedia transpositions figure as counterpoints in the issue of classics that became series and today are broadcast through streaming platforms. These are: The Hollow Crown (BBC), that works with Shakespearean history plays, written during the end of 16th century and beginning of 17th century; and The Handmaid's Tale (Hulu), that uses Margaret Atwood's novel of the same name as source-text, published in 1985. With the comprehension of classis as interposed, allied with the historicization process, we take up the theories of intermediality to assist in the analysis of the re-readings. For this, we rely on the main contribution of Irina Rajewsky (2010; 2012a; 2012b; 2020). Such choices aim to exemplify the theoretical aspects rescued, as well as to counterpose different possibilities that are interposed for each of the rescues of literary texts in the new serialized media productions. The main purpose of this research is to evidence intermedia and contextual relations established by the form of the series as contemporarily broadcasted, as well as to understand the influence that Literature produces in this dialectical disposition, as a rescue that maintains the survival of literary works.1 recurso online : PDF.application/pdfIntermidialidadeTelevisão - SeriadosLiteratura - AdaptaçãoStreaming - Programas de televisãoLetrasTransposições intermidiáticas na era do streaming : a revisitação dos clássicos em The Hollow Crown e The Handmaid’s Taleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANGELICA TOMIELLO.pdfapplication/pdf10152455https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85396/1/R%20-%20T%20-%20ANGELICA%20TOMIELLO.pdf1f6fb6768a4a649d3f7ccc9af7beedecMD51open access1884/853962023-12-01 17:25:45.549open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85396Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-01T20:25:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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