Entre imagem e mito : a transferência de Ethos de Lula para Dilma na campanha presidencial de 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandin, Lucas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/27424
Resumo: Orientadora: Profª Dra. Luciana Panke
id UFPR_14a259df650c8bc277b9b5751e095688
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27424
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gandin, LucasPanke, LucianaUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação2018-04-18T20:22:23Z2018-04-18T20:22:23Z2012http://hdl.handle.net/1884/27424Orientadora: Profª Dra. Luciana PankeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 23/03/2012Bibliografia: fls. 148-154Resumo: O presente trabalho visa analisar se ocorreu a transferencia de ethos do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva para a candidata Dilma Rousseff (PT) na campanha presidencial de 2010 e como ela ocorreu. A pesquisa parte do pressuposto de que a politica da imagem se configura como estrategia de comunicacao eleitoral com a finalidade de conquistar a adesao do eleitor a determinado politico. Nesse contexto, o discurso pode articular a construcao de imagens mitificadas de politicos e candidatos, resultando na projecao do ethos - a imagem que o orador faz de si mesmo pelo discurso. Em suma, a hipotese e a de que o ethos e projetado por meio de imagens miticas, resultando na projecao da imagem politica de um individuo. Para verificar essa hipotese, foram escolhidos como objeto de analise a construcao do ethos de Lula e Dilma no discurso eleitoral da candidata. Como metodologia, sera realizada analise de discursos nos programas de Dilma Rousseff no Horario Gratuito de Propaganda Eleitoral na televisao no primeiro turno da eleicao ao cargo de Presidente da Republica de 2010. Para a fundamentacao teorica, a pesquisa se baseou nos conceitos de comunicacao politica e eleitoral de Gomes (1999, 2004), Dader (1992), McAllister (2008), Rospir (1992), Rubim (2000, 2004), Weber (2004) e Wolton (2005); mito e mitificacao politica, de Bezerra e Lima (2009), Eliade (2010), Girardet (1987), Campbell (2007), Campbell e Moyers (1990) e Miguel (1998); e analise do discurso e ethos de Amossy (2005), Charaudeau (2008), Foucault (2005), Maingueneau (1997, 2008). Com base nos estudos realizados, concluiu-se que parte do ethos de Lula foi construido por meio das imagens de heroi, lider e pai e transferiu-se a Dilma sob as imagens de guerreira, gestora e mae.Abstract: The present work aims to analyze if there was transference of ethos from the ex-president Luiz Inacio Lula da Silva to the candidate Dilma Rousseff (PT) in the presidential campaign of 2010 and how it occurred. The research is based on the assumption that the politics of image configures itself as an electoral communication strategy that aims to rally voters to certain politician. In this context, the discourse can cause the construction of mythicized images of politicians and candidates, resulting in the projection of the political image of an individual. To verify this hypothesis, the construction of Lula's and Dilma's ethos in the candidate's electoral discourse was chosen as the object of analysis. As methodology, there will be an analysis of the discourses in Dilma's electoral broadcasts during the Horario Gratuito de Propaganda Eleitoral (Free Electoral Advertisement Time) on the first term of the Presidential Elections of 2010. As theoretical foundation, the research was based on the concepts of political and electoral communication of the following authors: Gomes (1999, 2004), Dader (1992), McAllister (2008), Rospir (1992), Rubim (2000, 2004), Weber (2004) and Wolton (2005); myth and political mythification, Bezerra and Lima (2009), Eliade (2010), Girardet (1987), Campbell (2007), Campbell e Moyers (1990) e Miguel (1998); and discourse analysis and ethos, Amossy (2005), Charaudeau (2008), Foucault (2005), Maingueneau (1997, 2008). Based on the studies, it was concluded that part of Lula's ethos was constructed through the images of hero, leader and father, and was transferred to Dilma under the images of warrior, conductor and mother.161f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - ComunicaçãoComunicação na políticaCampanha eleitoral - BrasilDiscursos de campanha eleitoralCandidatos a presidênciaComunicaçãoEntre imagem e mito : a transferência de Ethos de Lula para Dilma na campanha presidencial de 2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GANDIN, LUCAS.pdfapplication/pdf1457497https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27424/1/R%20-%20D%20-%20GANDIN%2c%20LUCAS.pdf246ad1da33b6adbb1bc07bdede9223f5MD51open accessTEXTR - D - GANDIN, LUCAS.pdf.txtExtracted Texttext/plain407435https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27424/2/R%20-%20D%20-%20GANDIN%2c%20LUCAS.pdf.txte9b17e0a906e3b3420837351c04f3e6eMD52open accessTHUMBNAILR - D - GANDIN, LUCAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1140https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27424/3/R%20-%20D%20-%20GANDIN%2c%20LUCAS.pdf.jpg12da70250a63b40de3e33341144eba30MD53open access1884/274242018-04-18 17:22:23.772open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27424Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-04-18T20:22:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre imagem e mito : a transferência de Ethos de Lula para Dilma na campanha presidencial de 2010
title Entre imagem e mito : a transferência de Ethos de Lula para Dilma na campanha presidencial de 2010
spellingShingle Entre imagem e mito : a transferência de Ethos de Lula para Dilma na campanha presidencial de 2010
Gandin, Lucas
Dissertações - Comunicação
Comunicação na política
Campanha eleitoral - Brasil
Discursos de campanha eleitoral
Candidatos a presidência
Comunicação
title_short Entre imagem e mito : a transferência de Ethos de Lula para Dilma na campanha presidencial de 2010
title_full Entre imagem e mito : a transferência de Ethos de Lula para Dilma na campanha presidencial de 2010
title_fullStr Entre imagem e mito : a transferência de Ethos de Lula para Dilma na campanha presidencial de 2010
title_full_unstemmed Entre imagem e mito : a transferência de Ethos de Lula para Dilma na campanha presidencial de 2010
title_sort Entre imagem e mito : a transferência de Ethos de Lula para Dilma na campanha presidencial de 2010
author Gandin, Lucas
author_facet Gandin, Lucas
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Panke, Luciana
Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandin, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Comunicação
Comunicação na política
Campanha eleitoral - Brasil
Discursos de campanha eleitoral
Candidatos a presidência
Comunicação
topic Dissertações - Comunicação
Comunicação na política
Campanha eleitoral - Brasil
Discursos de campanha eleitoral
Candidatos a presidência
Comunicação
description Orientadora: Profª Dra. Luciana Panke
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-18T20:22:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-18T20:22:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/27424
url http://hdl.handle.net/1884/27424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27424/1/R%20-%20D%20-%20GANDIN%2c%20LUCAS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27424/2/R%20-%20D%20-%20GANDIN%2c%20LUCAS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27424/3/R%20-%20D%20-%20GANDIN%2c%20LUCAS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 246ad1da33b6adbb1bc07bdede9223f5
e9b17e0a906e3b3420837351c04f3e6e
12da70250a63b40de3e33341144eba30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860646005899264