A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/23976 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Prado |
id |
UFPR_1507da13a60ea56f6eb46a9e70fc0bc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/23976 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Semprebom, ElderPrado, Paulo Henrique Muller, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-11-16T18:01:45Z2015-11-16T18:01:45Z2010http://hdl.handle.net/1884/23976Orientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Muller PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 22/03/2010Bibliografia: fls. 145-151Área de concentração: Estratégia de Marketing e Comportamento do ConsumidorResumo: Acerca dos estudos do comportamento do consumidor, esta dissertação tem como objetivo, analisar a influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas. A experiência com a marca é formada pelas dimensões sensorial, afetiva, intelectual e comportamental. A escala para mensurar este construto foi proposta por Brakus, Schmitt e Zarantonello (2009), sendo traduzida e validada neste estudo. A qualidade do relacionamento com a marca, no contexto desta pesquisa, foi composta pelos construtos autoconexão, interdependência e intimidade. Estes, foram mensurados elas escalas propostas por Francisco-Maffezzolli et al (2009) e Breivik e Thorbjorsen (2007). As hipóteses do estudo referenciam a influência da experiência de consumo sobre os construtos da qualidade do relacionamento. A pesquisa, de abordagem quantitativa, foi realizada em duas etapas, tendo como objetivo validar as escalas, mensurar os construtos propostos e testar o modelo hipotético. Os dados foram nalisados por meio de técnicas estatísticas descritiva, multivariada e modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos demonstram que a experiência exerce uma influência significativa sobre todos os construtos da qualidade do relacionamento.Abstract: Regarding the studies about consumer behavior, this dissertation has as its objective, to analyze the influence of consuming experience in the relationship quality of college students with their brands. The brand experience is formed by the sensorial, affective, intellectual and behavioral dimensions. The scale to measure this construct was proposed by Brakus, Schmitt and Zarantonello (2009), being translated and validated in this study. The quality of the relationship with its brand, in the context of this research, was composed by the constructs selfconnection, interdependence and intimacy. These, were measured by the scales proposed by rancisco-Maffezzolli et al (2009) and Breivik e Thorbjorsen (2007). The study hypothesis refers the consuming experience influence in the constructs regarding relationship quality. The research, in a quantitative approach, was performed in two steps, aiming to validate the scales, measure the proposed constructs and test the hypothetical model. The data were analyzed using descriptive statistics techniques, multivariate and structural equations modeling. The obtained results show that the experience exerts a meaningful influence in all the constructs of the relationship quality.160f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digital658.8343TesesComportamento do consumidorConsumidores - PreferenciaMarca de produtosAdministraçãoA influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao - Elder Semprebom.pdfapplication/pdf1824494https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23976/1/Dissertacao%20-%20Elder%20Semprebom.pdf78b645021e82a5d0a6cca35b4cb697a4MD51open accessTEXTDissertacao - Elder Semprebom.pdf.txtExtracted Texttext/plain331450https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23976/2/Dissertacao%20-%20Elder%20Semprebom.pdf.txt4a6d64bcd052a7226ac08bc7b69f6826MD52open accessTHUMBNAILDissertacao - Elder Semprebom.pdf.jpgDissertacao - Elder Semprebom.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23976/3/Dissertacao%20-%20Elder%20Semprebom.pdf.jpgc17abc20b5db3a753e69d849c5a71549MD53open access1884/239762016-04-07 05:42:45.858open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/23976Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T08:42:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas |
title |
A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas |
spellingShingle |
A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas Semprebom, Elder Teses Comportamento do consumidor Consumidores - Preferencia Marca de produtos Administração 658.8343 |
title_short |
A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas |
title_full |
A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas |
title_fullStr |
A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas |
title_full_unstemmed |
A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas |
title_sort |
A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas |
author |
Semprebom, Elder |
author_facet |
Semprebom, Elder |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Prado, Paulo Henrique Muller, 1967- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Semprebom, Elder |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Comportamento do consumidor Consumidores - Preferencia Marca de produtos Administração |
topic |
Teses Comportamento do consumidor Consumidores - Preferencia Marca de produtos Administração 658.8343 |
dc.subject.ddc.none.fl_str_mv |
658.8343 |
description |
Orientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Prado |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-16T18:01:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-11-16T18:01:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/23976 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/23976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
160f. : il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23976/1/Dissertacao%20-%20Elder%20Semprebom.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23976/2/Dissertacao%20-%20Elder%20Semprebom.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23976/3/Dissertacao%20-%20Elder%20Semprebom.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78b645021e82a5d0a6cca35b4cb697a4 4a6d64bcd052a7226ac08bc7b69f6826 c17abc20b5db3a753e69d849c5a71549 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860588295421952 |