Estudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Holland
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1980 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/62220 |
Resumo: | Orientador: Prof. Karl Michael Lorenz |
id |
UFPR_157e94b9ec1b4ce3b6e721df9c89770c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62220 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Carvalho, Helena Wenzel Mosca deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLorenz, Karl Michael2020-08-20T15:12:09Z2020-08-20T15:12:09Z1980https://hdl.handle.net/1884/62220Orientador: Prof. Karl Michael LorenzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 129-135Resumo: Investigação sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários, segundo a ideia básica da teoria de escolha vocacional de Holland: a escolha de uma ocupação e uma expressão da personalidade. Do pressuposto decorre a classificação de pessoas e de meios por sua semelhança a seis tipos de personalidade e seis modelos ambientais, e a interação de personalidade e ambiente, com efeitos presumidos. Foram formuladas as hipóteses de que os estudantes diferem em sua tipologia de personalidade e os cursos diferem como ambientes: estudantes e curso de Engenharia se caracterizam como "Realista" e estudantes e curso de Pedagogia, como "Social". A terceira hipótese foi que interações congruentes estão relacionadas com maior satisfação quanto ao Curso. Para testá-las, foram selecionados 66 sujeitos de cada uma das áreas. Para a coleta de dados foi feita a adaptação do Inventário de Preferencias Vocacionais e utilizadas a Técnica de Valoração Ambiental e duas escalas de classificação para a medida da satisfação. O tratamento estatístico a que foram submetidas às variáveis empregou o teste do Qui-quadrado e a análise simples da variância (teste F), além da analise descritiva dos dados. Encontrou-se relação entre comportamento de escolha e personalidade, na medida em que os resultados comprovaram as três hipóteses relativas à Pedagogia: foram positivos quanto ao tipo de personalidade e modelo ambiental (Social) e quanto ã associação da satisfação com interações congruentes. Para a Engenharia, os resultados foram ambíguos: a hipótese do modelo ambiental foi confirmada (Realista), a do tipo de personalidade predominante apresentou resultado indiferenciado (Intelectual-Realista) e a hipótese de congruência relacionada com satisfação não pode ser aceita. A aplicação da teoria de Holland levou, ainda, a conclusões avaliativas sobre o próprio referencial teórico, no tocante a classificação em tipos de personalidade, identificação de características institucionais, sistema de classificação, métodos e instrumentos de mensuração e pressupostos metateóricos que fundamentam o paradigma utilizado.147 f. : il., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducaçãoEstudantes universitariosVocaçãoEstudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Hollandinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - HELENA WENZEL MOSCA DE CARVALHO.pdfapplication/pdf7955913https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62220/1/D%20-%20HELENA%20WENZEL%20MOSCA%20DE%20CARVALHO.pdf016973cfd8a434569e8f3208f4a19e97MD51open access1884/622202020-08-20 12:12:09.868open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62220Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-20T15:12:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Holland |
title |
Estudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Holland |
spellingShingle |
Estudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Holland Carvalho, Helena Wenzel Mosca de Dissertações - Educação Educação Estudantes universitarios Vocação |
title_short |
Estudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Holland |
title_full |
Estudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Holland |
title_fullStr |
Estudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Holland |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Holland |
title_sort |
Estudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Holland |
author |
Carvalho, Helena Wenzel Mosca de |
author_facet |
Carvalho, Helena Wenzel Mosca de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Helena Wenzel Mosca de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lorenz, Karl Michael |
contributor_str_mv |
Lorenz, Karl Michael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Educação Estudantes universitarios Vocação |
topic |
Dissertações - Educação Educação Estudantes universitarios Vocação |
description |
Orientador: Prof. Karl Michael Lorenz |
publishDate |
1980 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1980 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-20T15:12:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-20T15:12:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/62220 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/62220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
147 f. : il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62220/1/D%20-%20HELENA%20WENZEL%20MOSCA%20DE%20CARVALHO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
016973cfd8a434569e8f3208f4a19e97 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860765326508032 |