Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larocca, Liliana Müller
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41415
Resumo: Inclui apêndices
id UFPR_157ed8dea131cb21cf2c88789070397f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41415
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Marques, Vera Regina Beltrão, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLarocca, Liliana Müller2023-01-10T12:37:56Z2023-01-10T12:37:56Z2009https://hdl.handle.net/1884/41415Inclui apêndicesOrientadora: Vera Regina Beltrão MarquesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/03/2009Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentração: História e historiografia da educaçãoResumo: Com base na investigação dos discursos médicos referentes à higienização da escola, este estudo problematiza a difusão da ciência Higiene na sociedade paranaense no período compreendido entre 1886 e 1947. Os discursos para a escola presentes em várias fontes, com destaque para periódicos da categoria - Archivos Paranaenses de Medicina e Revista Medica do Paraná - emergiram a percepção de uma medicina ancorada na Higiene, na qual os médicos defendiam uma nova função social: a de educadores. Ao tematizarem sobre uma intervenção nas escolas e nos seus usuários, os médicos paranaenses pretendiam "cuidar, proteger e higienizar a infância", tarefa assumida com vistas à inserção do território paranaense no processo nacional de saneamento sanitário e social. Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico, inspirada nas idéias de processo civilizador, de Norbert Elias. Assim, propõe-se a reconhecer propostas de civilidade contidas nos discursos médicos elaborados para a escola paranaense. As concepções de educação no período estudado foram formadas por saberes e discursos produzidos pela Ciência Higiene e seus maiores interlocutores - os médicos, o que se desdobrou em prescrições para a escola que são aqui apresentadas. Palavras-chave: Ciência higiene. Eugenia. História da medicina no Paraná. Medicina e educação.Abstract: Based on medical discourses referring to school sanitation, this study addresses the spread of the Hygiene science on Parana State society, Brazil, between 1886 and 1947. Discourses on schools present in many sources, mainly medical periodicals - Archivos Paranaenses de Medicina (Parana State Medical Archives) and Revista Medica do Parana (Parana State Medical Journal) - pointed out the perception of medicine underpinned by Hygiene where doctors advocated a new social function: educators. By discussing in schools and their users, Parana State doctors objectified to "care, protect and sanitize infancy", a task aiming to insert this territory in the national process of hygienic and social sanitation. It is a historic research study, inspired by the ideas of Norbert Elias's Processo Civilizador (Civilizing Process). Thus, it objectifies to recognize civility proposals in the medical discourses elaborated to Parana State schools. Educational conceptions in the studied period evolved from knowledge and discourses on Hygiene science and its greatest advocates - the doctors, which were revealed in prescriptions for schools presented here. Key-words: Science hygiene. Eugenics. History of medicine in Parana. Medicine and education.252f.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducação - História - ParanáMedicina - HistóriaEugeniaHigieneParanáEducaçãoHigienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LILIANA MULLER LAROCCA.pdfapplication/pdf2635761https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41415/1/R%20-%20T%20-%20LILIANA%20MULLER%20LAROCCA.pdf413cf7b17f1d62278ec7cca6a756be32MD51open accessTEXTR - T - LILIANA MULLER LAROCCA.pdf.txtExtracted Texttext/plain578093https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41415/2/R%20-%20T%20-%20LILIANA%20MULLER%20LAROCCA.pdf.txte64f79e9e77e9b916bb42da690772dbfMD52open accessTHUMBNAILR - T - LILIANA MULLER LAROCCA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41415/3/R%20-%20T%20-%20LILIANA%20MULLER%20LAROCCA.pdf.jpga7d486174740b6521a696f8553ef4692MD53open access1884/414152023-01-10 09:37:56.375open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41415Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-10T12:37:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)
title Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)
spellingShingle Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)
Larocca, Liliana Müller
Teses
Educação - História - Paraná
Medicina - História
Eugenia
Higiene
Paraná
Educação
title_short Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)
title_full Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)
title_fullStr Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)
title_full_unstemmed Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)
title_sort Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)
author Larocca, Liliana Müller
author_facet Larocca, Liliana Müller
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Marques, Vera Regina Beltrão, 1953-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Larocca, Liliana Müller
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação - História - Paraná
Medicina - História
Eugenia
Higiene
Paraná
Educação
topic Teses
Educação - História - Paraná
Medicina - História
Eugenia
Higiene
Paraná
Educação
description Inclui apêndices
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-10T12:37:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-10T12:37:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41415
url https://hdl.handle.net/1884/41415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 252f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41415/1/R%20-%20T%20-%20LILIANA%20MULLER%20LAROCCA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41415/2/R%20-%20T%20-%20LILIANA%20MULLER%20LAROCCA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41415/3/R%20-%20T%20-%20LILIANA%20MULLER%20LAROCCA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 413cf7b17f1d62278ec7cca6a756be32
e64f79e9e77e9b916bb42da690772dbf
a7d486174740b6521a696f8553ef4692
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898799493414912