Os conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tumeo, Aline Giuseppa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80479
Resumo: Orientador: Professora Doutora Maria de Fátima Minetto.
id UFPR_1601a01caef3ed479b15cadbe00dab88
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80479
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Prudencio, JaquelineMinetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaTumeo, Aline Giuseppa2022-12-14T12:00:28Z2022-12-14T12:00:28Z2014https://hdl.handle.net/1884/80479Orientador: Professora Doutora Maria de Fátima Minetto.Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em PedagogiaInclui referências: p. 55-59Resumo : Muitos estudos comprovam a influência da esfera corporal, psicológica e emocional no desenvolvimento dos alunos e em sua aprendizagem. Uma prática relevante para o desenvolvimento integral do aluno é a presença e valorização do corpo na educação. A Psicomotricidade Relacional abrange o campo motor, afetivo e o inconsciente do sujeito, envolvendo a criança em sua relação com o meio em que vive, com as pessoas que a cercam e a relação consigo mesma. Portanto, nossa pesquisa tem como objetivo verificar a contribuição que o conhecimento em Psicomotricidade Relacional pode trazer para o professor no dia a dia em sala de aula. O método consiste na aplicação de um questionário para professores que tiveram algum tipo de conhecimento (palestras, seminários, vivências, cursos) em Psicomotricidade Relacional e atuam em sala de aula. Os resultados mostram que a incorporação dos conceitos desta prática no cotidiano escolar é possível e traz resultados eficazes para a mudança na atuação do professor, na relação professor-aluno e na melhora na aprendizagem das crianças.Abstract : De nombreuses études ont documenté l'influence du corps, de la sphère psychologique et émotionnel dans le développement des élèves et leur apprentissage. Pertinentes pour le développement intégral de la pratique de l'étudiant est la présence et l'appréciation de l'organisme en matière d'éducation. Psychomotricité Relationnelle couvre le domaine du moteur, affectif et inconscient du sujet, impliquant l'enfant dans leur relation avec l'environnement dans lequel ils vivent, les gens qui l'entourent et la relation avec ellemême. Par conséquent, notre recherche vise à déterminer la contribution des connaissances en Psychomotricité Relationnelle peut apporter à l'enseignant sur une base quotidienne dans la salle de classe. La méthode consiste en l'application d'un questionnaire destiné aux enseignants qui ont eu un certain type de connaissances (conférences, séminaires, expériences, formations) dans Psychomotricité Relationnelleet d'agir dans la salle de classe. Les résultats montrent que l'incorporation des concepts de compétences de cette pratique dans la vie quotidienne de l'école est possible et d'apporter des changements efficaces dans le rendement des enseignants, la relation enseignant-élève et l'amélioration des résultats d'apprentissage des enfants.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoConhecimento e aprendizagemEnsino - MetodologiaOs conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALALINE GIUSEPPA TUMEO.pdfapplication/pdf874082https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80479/1/ALINE%20GIUSEPPA%20TUMEO.pdf3ea9710beda6d90410aea645f42d142fMD51open access1884/804792022-12-14 09:00:28.735open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80479Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-14T12:00:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professores
title Os conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professores
spellingShingle Os conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professores
Tumeo, Aline Giuseppa
Educação - Estudo e ensino
Conhecimento e aprendizagem
Ensino - Metodologia
title_short Os conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professores
title_full Os conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professores
title_fullStr Os conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professores
title_full_unstemmed Os conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professores
title_sort Os conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professores
author Tumeo, Aline Giuseppa
author_facet Tumeo, Aline Giuseppa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Minetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Prudencio, Jaqueline
dc.contributor.author.fl_str_mv Tumeo, Aline Giuseppa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Conhecimento e aprendizagem
Ensino - Metodologia
topic Educação - Estudo e ensino
Conhecimento e aprendizagem
Ensino - Metodologia
description Orientador: Professora Doutora Maria de Fátima Minetto.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-14T12:00:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-14T12:00:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80479
url https://hdl.handle.net/1884/80479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80479/1/ALINE%20GIUSEPPA%20TUMEO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ea9710beda6d90410aea645f42d142f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860573059612672