Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/29808 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Baibich |
id |
UFPR_167ada7e812d2894dfbfa4c72b1fb608 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29808 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Soares, Edimara GonçalvesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBaibich, Tânia Maria, 1953-2022-08-05T19:04:45Z2022-08-05T19:04:45Z2012https://hdl.handle.net/1884/29808Orientadora: Profª Drª Tânia Maria BaibichTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/08/2012Bibliografia: fls. 137-143Resumo: A Tese defendida é de que a política educacional idealizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, no período compreendido entre 2009 e 2011, considerada exemplo nacional, voltada às Comunidades Remanescentes de Quilombos, foi inócua, a despeito de todo o esforço empreendido para sua implementação. Essa inocuidade deve-se à ausência de ações pedagógicas de natureza sistemática e permanente no interior das Escolas, à falta de investimento nas dimensões de infraestrutura material e administrativa, bem como de uma articulação efetiva com as Instituições de Ensino Superior (IES) e com as Comunidades Remanescentes dos Quilombos (CRQs). Contudo, faz-se necessário considerar seu efeito no sentido de oportunizar a evidenciação das marcas históricas e estruturais das desigualdades sociorraciais na educação escolar. A pesquisadora é parte integrante da pesquisa e, assim, ao identificar-se com a própria realidade vivida - quilombola -, a autora, através da observação de campo, entrevistas, questionários e do arcabouço teórico conceitual, tonifica o seu foco analítico. O objetivo central da pesquisa foi diagnosticar os efeitos gerados a partir da implementação da política de Educação Escolar Quilombola no Estado do Paraná, no período compreendido entre os anos de 2009-2011, tanto nas Escolas Quilombolas quanto nas Escolas que atendem as CRQs. A pesquisa contextualiza o ineditismo do Paraná como primeiro Estado a reconhecer a necessidade, absolutamente contemporânea, de elaborar uma política educacional direcionada às CRQs. Ainda assim, a despeito de seu vanguardismo, importância, planejamento, inversão de recursos financeiros e humanos - estes últimos, contando com o envolvimento de profissionais capacitados técnica, científica e eticamente -, sem estabelecer parcerias efetivas, planejar e executar, a experiência foi inócua em termos de transformação genuína do status quo da Educação Escolar Quilombola no Estado. Desta feita, é possível afirmar que todo o investimento redundou em um somatório de ações descontínuas e efêmeras, que, sem apresentar resistência, sofreu solução de continuidade com o governo e a política que lhe sucedeu, sem deixar nas comunidades forças e conhecimentos suficientes para que pudessem frutificar e seguir existindo na e pela comunidade parceira.Abstract: The defended thesis is in matters of educational policy idealized by the States Secretary of Education of Paraná, from 2009 to 2011, considered a nation example, related to Quilomb's Remaining Communities, was innocuous, despite of every hard work input for its implementation. This safety is because of the leak of pedagogic action from the systematic and permanent nature in Schools, the leak investments on dimensions of material and administrative infrastructure, as well as an effective articulation with the Superior Education Institutes (IES) Quilombo's Remaining Communities (CRQs). Overall, it is necessary to consider the effects in matters of giving opportunity to present facts of structural and historical highlights of social racial inequality in scholarship. The researcher makes part of the research and, with that said, thereby, when identifying herself as with her own lived reality - as part of a Quilombo's community - the authoress, through a field observation, interviews, and questioners and conceptual theory outline, tones her analytic focus. The central target of the research was to diagnose the generated effects after the implementation of Scholar Education with Quilombo's Community in Paraná's State between 2009 and 2011, not only in Quilombo's schools, but also in schools that recive the CRQs. The research contextualize the originality of Paraná as the first State to recognize the needs, absolutely contemporary, to elaborate an educational politic towards CRQs. Even though, despite its vanguardism, importance, planning, reversal of financial and human resources - these last ones, counting with involvement of professionals technically, scientifically and ethically -, without establishing effectives partnerships, plan and execute, the experience was innocuous in matters of becoming genuine of status quo of Quilombo's Scholar Education in Paraná. From this, it is possible to affirm that all the investment resulted in a sum of actions discontinuous ephemeral, that, without presenting resistance, suffered solution of continuity with the government and the politic succeeded itself, without giving the communities the strength and knowledge enough they could use go ahead existing in and for the community partner.143f. : il. [algumas color.].application/pdfDisponível em formato digitalTesesQuilombos - EducaçãoEducação - Aspectos políticosDiscriminação racialEducaçãoEducação escolar quilombola : quando a diferença é indiferenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - EDIMARA GONCALVES SOARES.pdfapplication/pdf2329623https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29808/1/R%20-%20T%20-%20EDIMARA%20GONCALVES%20SOARES.pdfe0b47f8a98f4d42f058928737c18660eMD51open accessTEXTR - T - EDIMARA GONCALVES SOARES.pdf.txtExtracted Texttext/plain326483https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29808/2/R%20-%20T%20-%20EDIMARA%20GONCALVES%20SOARES.pdf.txt9f067ffed3ec483cecaf731e570777f6MD52open accessTHUMBNAILR - T - EDIMARA GONCALVES SOARES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29808/3/R%20-%20T%20-%20EDIMARA%20GONCALVES%20SOARES.pdf.jpg811e1e33133b9458828b5759088dab55MD53open access1884/298082022-08-05 16:04:46.069open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29808Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-05T19:04:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente |
title |
Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente |
spellingShingle |
Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente Soares, Edimara Gonçalves Teses Quilombos - Educação Educação - Aspectos políticos Discriminação racial Educação |
title_short |
Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente |
title_full |
Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente |
title_fullStr |
Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente |
title_full_unstemmed |
Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente |
title_sort |
Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente |
author |
Soares, Edimara Gonçalves |
author_facet |
Soares, Edimara Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Edimara Gonçalves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baibich, Tânia Maria, 1953- |
contributor_str_mv |
Baibich, Tânia Maria, 1953- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Quilombos - Educação Educação - Aspectos políticos Discriminação racial Educação |
topic |
Teses Quilombos - Educação Educação - Aspectos políticos Discriminação racial Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Baibich |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-05T19:04:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-05T19:04:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/29808 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/29808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
143f. : il. [algumas color.]. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29808/1/R%20-%20T%20-%20EDIMARA%20GONCALVES%20SOARES.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29808/2/R%20-%20T%20-%20EDIMARA%20GONCALVES%20SOARES.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29808/3/R%20-%20T%20-%20EDIMARA%20GONCALVES%20SOARES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0b47f8a98f4d42f058928737c18660e 9f067ffed3ec483cecaf731e570777f6 811e1e33133b9458828b5759088dab55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860353532887040 |