Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Edimara Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29808
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Baibich
id UFPR_167ada7e812d2894dfbfa4c72b1fb608
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29808
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Soares, Edimara GonçalvesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBaibich, Tânia Maria, 1953-2022-08-05T19:04:45Z2022-08-05T19:04:45Z2012https://hdl.handle.net/1884/29808Orientadora: Profª Drª Tânia Maria BaibichTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/08/2012Bibliografia: fls. 137-143Resumo: A Tese defendida é de que a política educacional idealizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, no período compreendido entre 2009 e 2011, considerada exemplo nacional, voltada às Comunidades Remanescentes de Quilombos, foi inócua, a despeito de todo o esforço empreendido para sua implementação. Essa inocuidade deve-se à ausência de ações pedagógicas de natureza sistemática e permanente no interior das Escolas, à falta de investimento nas dimensões de infraestrutura material e administrativa, bem como de uma articulação efetiva com as Instituições de Ensino Superior (IES) e com as Comunidades Remanescentes dos Quilombos (CRQs). Contudo, faz-se necessário considerar seu efeito no sentido de oportunizar a evidenciação das marcas históricas e estruturais das desigualdades sociorraciais na educação escolar. A pesquisadora é parte integrante da pesquisa e, assim, ao identificar-se com a própria realidade vivida - quilombola -, a autora, através da observação de campo, entrevistas, questionários e do arcabouço teórico conceitual, tonifica o seu foco analítico. O objetivo central da pesquisa foi diagnosticar os efeitos gerados a partir da implementação da política de Educação Escolar Quilombola no Estado do Paraná, no período compreendido entre os anos de 2009-2011, tanto nas Escolas Quilombolas quanto nas Escolas que atendem as CRQs. A pesquisa contextualiza o ineditismo do Paraná como primeiro Estado a reconhecer a necessidade, absolutamente contemporânea, de elaborar uma política educacional direcionada às CRQs. Ainda assim, a despeito de seu vanguardismo, importância, planejamento, inversão de recursos financeiros e humanos - estes últimos, contando com o envolvimento de profissionais capacitados técnica, científica e eticamente -, sem estabelecer parcerias efetivas, planejar e executar, a experiência foi inócua em termos de transformação genuína do status quo da Educação Escolar Quilombola no Estado. Desta feita, é possível afirmar que todo o investimento redundou em um somatório de ações descontínuas e efêmeras, que, sem apresentar resistência, sofreu solução de continuidade com o governo e a política que lhe sucedeu, sem deixar nas comunidades forças e conhecimentos suficientes para que pudessem frutificar e seguir existindo na e pela comunidade parceira.Abstract: The defended thesis is in matters of educational policy idealized by the States Secretary of Education of Paraná, from 2009 to 2011, considered a nation example, related to Quilomb's Remaining Communities, was innocuous, despite of every hard work input for its implementation. This safety is because of the leak of pedagogic action from the systematic and permanent nature in Schools, the leak investments on dimensions of material and administrative infrastructure, as well as an effective articulation with the Superior Education Institutes (IES) Quilombo's Remaining Communities (CRQs). Overall, it is necessary to consider the effects in matters of giving opportunity to present facts of structural and historical highlights of social racial inequality in scholarship. The researcher makes part of the research and, with that said, thereby, when identifying herself as with her own lived reality - as part of a Quilombo's community - the authoress, through a field observation, interviews, and questioners and conceptual theory outline, tones her analytic focus. The central target of the research was to diagnose the generated effects after the implementation of Scholar Education with Quilombo's Community in Paraná's State between 2009 and 2011, not only in Quilombo's schools, but also in schools that recive the CRQs. The research contextualize the originality of Paraná as the first State to recognize the needs, absolutely contemporary, to elaborate an educational politic towards CRQs. Even though, despite its vanguardism, importance, planning, reversal of financial and human resources - these last ones, counting with involvement of professionals technically, scientifically and ethically -, without establishing effectives partnerships, plan and execute, the experience was innocuous in matters of becoming genuine of status quo of Quilombo's Scholar Education in Paraná. From this, it is possible to affirm that all the investment resulted in a sum of actions discontinuous ephemeral, that, without presenting resistance, suffered solution of continuity with the government and the politic succeeded itself, without giving the communities the strength and knowledge enough they could use go ahead existing in and for the community partner.143f. : il. [algumas color.].application/pdfDisponível em formato digitalTesesQuilombos - EducaçãoEducação - Aspectos políticosDiscriminação racialEducaçãoEducação escolar quilombola : quando a diferença é indiferenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - EDIMARA GONCALVES SOARES.pdfapplication/pdf2329623https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29808/1/R%20-%20T%20-%20EDIMARA%20GONCALVES%20SOARES.pdfe0b47f8a98f4d42f058928737c18660eMD51open accessTEXTR - T - EDIMARA GONCALVES SOARES.pdf.txtExtracted Texttext/plain326483https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29808/2/R%20-%20T%20-%20EDIMARA%20GONCALVES%20SOARES.pdf.txt9f067ffed3ec483cecaf731e570777f6MD52open accessTHUMBNAILR - T - EDIMARA GONCALVES SOARES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29808/3/R%20-%20T%20-%20EDIMARA%20GONCALVES%20SOARES.pdf.jpg811e1e33133b9458828b5759088dab55MD53open access1884/298082022-08-05 16:04:46.069open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29808Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-05T19:04:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente
title Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente
spellingShingle Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente
Soares, Edimara Gonçalves
Teses
Quilombos - Educação
Educação - Aspectos políticos
Discriminação racial
Educação
title_short Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente
title_full Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente
title_fullStr Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente
title_full_unstemmed Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente
title_sort Educação escolar quilombola : quando a diferença é indiferente
author Soares, Edimara Gonçalves
author_facet Soares, Edimara Gonçalves
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Edimara Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baibich, Tânia Maria, 1953-
contributor_str_mv Baibich, Tânia Maria, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Quilombos - Educação
Educação - Aspectos políticos
Discriminação racial
Educação
topic Teses
Quilombos - Educação
Educação - Aspectos políticos
Discriminação racial
Educação
description Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Baibich
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-05T19:04:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-05T19:04:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29808
url https://hdl.handle.net/1884/29808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143f. : il. [algumas color.].
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29808/1/R%20-%20T%20-%20EDIMARA%20GONCALVES%20SOARES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29808/2/R%20-%20T%20-%20EDIMARA%20GONCALVES%20SOARES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29808/3/R%20-%20T%20-%20EDIMARA%20GONCALVES%20SOARES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e0b47f8a98f4d42f058928737c18660e
9f067ffed3ec483cecaf731e570777f6
811e1e33133b9458828b5759088dab55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860353532887040