Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74419 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Joanez Aires |
id |
UFPR_1689ce32dcdf29340f3a0079ec3b4db7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74419 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Amorim, Paulo Junior Moraes, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaAires, Joanez Aparecida, 1965-2022-05-03T13:47:01Z2022-05-03T13:47:01Z2022https://hdl.handle.net/1884/74419Orientadora: Profª. Drª. Joanez AiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 06/12/2021Inclui referênciasResumo: A utilização da Natureza da Ciência (NdC) e Controvérsias Sociocientíficas (CSC) no Ensino de Ciências podem contribuir para a promoção de uma visão de ciências que contemple todos os aspectos relativos à construção desta, desde a sua característica coletiva e humana, até aquelas relacionadas aos contextos que a influenciam. Tendo por base este entendimento, o presente trabalho tem por objetivo analisar o estado do conhecimento sobre as temáticas NdC e CSC nos periódicos nacionais de Ensino de Ciências. Para tanto, foram mapeadas as publicações sobre a temática, analisadas suas tendências e suas abordagens em pesquisas relacionadas ao tema. Nosso objeto, portanto, corresponde aos periódicos nacionais na área de Ensino em Ciências de qualis A1, A2, B1 e B2, sendo que o período considerado corresponde à primeira publicação de cada revista até o ano de 2019. A pesquisa é de natureza qualitativa-quantitativa, na qual foi utilizado como caminho metodológico o estado do conhecimento, para análise empregou-se análise textual discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2007). Nos resultados, fica evidente que por mais que tenham crescido pesquisas na área nos últimos anos, ainda se apresenta tímida no contexto brasileiro. Também pode-se notar que o enfoque NdC e o uso metodológico das CSC, em sua maior parte, estão concentradas nas graduações, pouco se tem discutido e/ou aplicado essas abordagens na educação básica. Embora, tenham sido encontrados trabalhos que tinham como objetivo promover formações para professores do ensino básico, isso se mostrou pouco frequente, acarretando pouco impacto nas ações didáticas desses docentes. Dessa forma, é notório o quanto as abordagens NdC e CSC são importantes na área do Ensino de Ciências, também nota-se uma potencialidade em trabalhar esses enfoques juntos, convergindo para um mesmo caminho, ou seja, formar cidadãos críticos, de modo que compreendam as atividades científicas e os contextos que as influenciam.Abstract: The use of the Nature of Science (NOS) and Socioscientific Issues (SSI) in Science Teaching can contribute to the promotion of a vision of science that includes all aspects related to its construction, from its collective and human characteristic, to those related to the contexts that influence it. Based on this understanding, this paper aims to analyze the state of knowledge on NOS and SSI themes in national journal son Science Education. The refore, we seek to map what has been published on the subject, as well as to analyze trends and approaches in research related to the subject. Our object, therefore, corresponds to national journals in the area of Teaching and Education in Sciences of qualis A1, A2, B1 and B2, and the period considered corresponds to the first publication of each journal until the year two thousand and nineteen (2019). The research is of a specific nature qualitative quantitative,in which the state of knowledge was used as a methodological path, for analysis we used discursive textual analysis, by Moraes and Galiazzi (2007). In theresults, it is evident the growth of research in the area in recent years, however it isstill shy in the Brazilian context. It can also be noted that the NOS approach and the methodological use of SSI, for the most part, are concentrated in university education, little has been discussed and/or applied in basic education. Although,studies were found that aimed to promote teacher training, this proved to beinfrequent, causing little impact on the didactic actions of these teachers. It is notorious how important NOS and SSI are in the field of Science Teaching, there is also a potential to work these approaches together, converging on the same path, that is, to develop critical thinkers, so that they need to understand how contexts influences the scientific activities.1 recurso online : PDF.application/pdfCiência - Estudo e ensinoTecnologiaSociedadeMatemáticaControvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAULO JUNIOR MORAES AMORIM.pdfapplication/pdf2545949https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74419/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20JUNIOR%20MORAES%20AMORIM.pdf5d4acf368535f1585d3f0a4bea7d9f5aMD51open access1884/744192022-05-03 10:47:01.854open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74419Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-03T13:47:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências |
title |
Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências |
spellingShingle |
Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências Amorim, Paulo Junior Moraes, 1993- Ciência - Estudo e ensino Tecnologia Sociedade Matemática |
title_short |
Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências |
title_full |
Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências |
title_fullStr |
Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências |
title_sort |
Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências |
author |
Amorim, Paulo Junior Moraes, 1993- |
author_facet |
Amorim, Paulo Junior Moraes, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Paulo Junior Moraes, 1993- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aires, Joanez Aparecida, 1965- |
contributor_str_mv |
Aires, Joanez Aparecida, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência - Estudo e ensino Tecnologia Sociedade Matemática |
topic |
Ciência - Estudo e ensino Tecnologia Sociedade Matemática |
description |
Orientadora: Profª. Drª. Joanez Aires |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-03T13:47:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-03T13:47:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/74419 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/74419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74419/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20JUNIOR%20MORAES%20AMORIM.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d4acf368535f1585d3f0a4bea7d9f5a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823527078202441728 |