Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Paulo Junior Moraes, 1993-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74419
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Joanez Aires
id UFPR_1689ce32dcdf29340f3a0079ec3b4db7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74419
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Amorim, Paulo Junior Moraes, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaAires, Joanez Aparecida, 1965-2022-05-03T13:47:01Z2022-05-03T13:47:01Z2022https://hdl.handle.net/1884/74419Orientadora: Profª. Drª. Joanez AiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 06/12/2021Inclui referênciasResumo: A utilização da Natureza da Ciência (NdC) e Controvérsias Sociocientíficas (CSC) no Ensino de Ciências podem contribuir para a promoção de uma visão de ciências que contemple todos os aspectos relativos à construção desta, desde a sua característica coletiva e humana, até aquelas relacionadas aos contextos que a influenciam. Tendo por base este entendimento, o presente trabalho tem por objetivo analisar o estado do conhecimento sobre as temáticas NdC e CSC nos periódicos nacionais de Ensino de Ciências. Para tanto, foram mapeadas as publicações sobre a temática, analisadas suas tendências e suas abordagens em pesquisas relacionadas ao tema. Nosso objeto, portanto, corresponde aos periódicos nacionais na área de Ensino em Ciências de qualis A1, A2, B1 e B2, sendo que o período considerado corresponde à primeira publicação de cada revista até o ano de 2019. A pesquisa é de natureza qualitativa-quantitativa, na qual foi utilizado como caminho metodológico o estado do conhecimento, para análise empregou-se análise textual discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2007). Nos resultados, fica evidente que por mais que tenham crescido pesquisas na área nos últimos anos, ainda se apresenta tímida no contexto brasileiro. Também pode-se notar que o enfoque NdC e o uso metodológico das CSC, em sua maior parte, estão concentradas nas graduações, pouco se tem discutido e/ou aplicado essas abordagens na educação básica. Embora, tenham sido encontrados trabalhos que tinham como objetivo promover formações para professores do ensino básico, isso se mostrou pouco frequente, acarretando pouco impacto nas ações didáticas desses docentes. Dessa forma, é notório o quanto as abordagens NdC e CSC são importantes na área do Ensino de Ciências, também nota-se uma potencialidade em trabalhar esses enfoques juntos, convergindo para um mesmo caminho, ou seja, formar cidadãos críticos, de modo que compreendam as atividades científicas e os contextos que as influenciam.Abstract: The use of the Nature of Science (NOS) and Socioscientific Issues (SSI) in Science Teaching can contribute to the promotion of a vision of science that includes all aspects related to its construction, from its collective and human characteristic, to those related to the contexts that influence it. Based on this understanding, this paper aims to analyze the state of knowledge on NOS and SSI themes in national journal son Science Education. The refore, we seek to map what has been published on the subject, as well as to analyze trends and approaches in research related to the subject. Our object, therefore, corresponds to national journals in the area of Teaching and Education in Sciences of qualis A1, A2, B1 and B2, and the period considered corresponds to the first publication of each journal until the year two thousand and nineteen (2019). The research is of a specific nature qualitative quantitative,in which the state of knowledge was used as a methodological path, for analysis we used discursive textual analysis, by Moraes and Galiazzi (2007). In theresults, it is evident the growth of research in the area in recent years, however it isstill shy in the Brazilian context. It can also be noted that the NOS approach and the methodological use of SSI, for the most part, are concentrated in university education, little has been discussed and/or applied in basic education. Although,studies were found that aimed to promote teacher training, this proved to beinfrequent, causing little impact on the didactic actions of these teachers. It is notorious how important NOS and SSI are in the field of Science Teaching, there is also a potential to work these approaches together, converging on the same path, that is, to develop critical thinkers, so that they need to understand how contexts influences the scientific activities.1 recurso online : PDF.application/pdfCiência - Estudo e ensinoTecnologiaSociedadeMatemáticaControvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAULO JUNIOR MORAES AMORIM.pdfapplication/pdf2545949https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74419/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20JUNIOR%20MORAES%20AMORIM.pdf5d4acf368535f1585d3f0a4bea7d9f5aMD51open access1884/744192022-05-03 10:47:01.854open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74419Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-03T13:47:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
title Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
spellingShingle Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
Amorim, Paulo Junior Moraes, 1993-
Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia
Sociedade
Matemática
title_short Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
title_full Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
title_fullStr Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
title_full_unstemmed Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
title_sort Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
author Amorim, Paulo Junior Moraes, 1993-
author_facet Amorim, Paulo Junior Moraes, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Paulo Junior Moraes, 1993-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aires, Joanez Aparecida, 1965-
contributor_str_mv Aires, Joanez Aparecida, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia
Sociedade
Matemática
topic Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia
Sociedade
Matemática
description Orientadora: Profª. Drª. Joanez Aires
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-03T13:47:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-03T13:47:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74419
url https://hdl.handle.net/1884/74419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74419/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20JUNIOR%20MORAES%20AMORIM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d4acf368535f1585d3f0a4bea7d9f5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823527078202441728