Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Jackeline, 1988-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74717
Resumo: Orientadora: Profª Drª Joanez Aparecida Aires
id UFPR_5d1dffc4bb0c7ad43eba8c45408af151
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74717
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Moura, Jackeline, 1988-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaAires, Joanez Aparecida, 1965-2022-05-03T13:35:49Z2022-05-03T13:35:49Z2022https://hdl.handle.net/1884/74717Orientadora: Profª Drª Joanez Aparecida AiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 09/12/2021Inclui referências: p. 132-142Resumo: Discussões que envolvem Controvérsias Sociocientíficas (CSC) e Natureza da Ciência (NdC) podem contribuir para a compreensão dos pressupostos epistemológicos presentes nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), sendo este um dos principais objetivos a serem alcançados pelo Ensino de Ciências. Neste trabalho, realizamos uma investigação sobre o estado do conhecimento das pesquisas a respeito das CSC e NdC apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), desde sua primeira edição, no ano de 1997, até 2019. A partir disso, objetivamos conhecer o que vem sendo produzido sobre estas duas temáticas, bem como analisar se as CSC têm sido utilizadas para produzir reflexões sobre NdC. Para tanto, desenvolvemos um estudo do tipo estado do conhecimento, cuja constituição de dados ocorreu a partir das ATAS das doze edições do ENPEC. Constatamos que as pesquisas sobre CSC se apresentam mais aplicadas ao ambiente escolar e buscam desenvolver capacidades argumentativas e discursivas ao tratar de assuntos que envolvem Ciência e Tecnologia. Também apresentam relações muito estreitas com a perspectiva CTS, discutindo em grande parte temáticas sociais e ambientais. No entanto, notamos que pouco se relacionam diretamente à NdC, apresentando de forma implícita aspectos e objetivos comuns a esta abordagem. No que se refere às pesquisas sobre NdC, constatamos que majoritariamente buscam verificar as concepções de professores e alunos, que poucas pesquisas se apresentam como propostas didáticas ou intervenções didáticas. Evidenciando, assim, que apesar da crescente preocupação em relação ao entendimento da NdC, ainda é necessário que ações para essa mudança conceitual estejam presentes na literatura.Abstract: Discussions involving Socio-Scientific Controversies (CSC) and Nature of Science (NOS) can contribute to the understanding of the epistemological assumptions present in the relations between Science, Technology and Society (STS), which is one of the main objectives to be achieved by Science Teaching. In this work, we carried out an investigation into the state of knowledge of research on CSC and NOS presented at the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC), from its first edition, in 1997, to 2019. to know what has been produced on these two themes, as well as to analyze whether the CSC have been used to produce reflections on NOS. For that, we developed a study of the state of knowledge type, whose data constitution took place from the ATAS of the twelve editions of ENPEC. We found that research on CSC is more applied to the school environment and seeks to develop argumentative and discursive skills when dealing with issues involving Science and Technology. They also have very close relationships with the STS perspective, largely discussing social and environmental issues. However, we note that little is directly related to NOS, implicitly presenting aspects and objectives common to this approach. With regard to research on NOS, we found that mostly they seek to verify the conceptions of teachers and students, that few researches present themselves as didactic proposals or didactic interventions. Evidencing, therefore, that despite the growing concern regarding the understanding of the NOS, it is still necessary that actions for this conceptual change are present in the literature.1 recurso online : PDF.application/pdfCiência - Estudo e ensinoNaturezaMatemáticaControvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPECinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JACKELINE MOURA GORDIA.pdfapplication/pdf2439570https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74717/1/R%20-%20D%20-%20JACKELINE%20MOURA%20GORDIA.pdf97292fa7ea7addcb6f1b43e73f0a2f90MD51open access1884/747172022-05-03 10:35:49.466open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74717Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-03T13:35:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC
title Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC
spellingShingle Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC
Moura, Jackeline, 1988-
Ciência - Estudo e ensino
Natureza
Matemática
title_short Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC
title_full Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC
title_fullStr Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC
title_full_unstemmed Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC
title_sort Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC
author Moura, Jackeline, 1988-
author_facet Moura, Jackeline, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Jackeline, 1988-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aires, Joanez Aparecida, 1965-
contributor_str_mv Aires, Joanez Aparecida, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Natureza
Matemática
topic Ciência - Estudo e ensino
Natureza
Matemática
description Orientadora: Profª Drª Joanez Aparecida Aires
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-03T13:35:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-03T13:35:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74717
url https://hdl.handle.net/1884/74717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74717/1/R%20-%20D%20-%20JACKELINE%20MOURA%20GORDIA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 97292fa7ea7addcb6f1b43e73f0a2f90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823527192107155456