Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Lucas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/82607
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy
id UFPR_18c5862a0908f8c33c56b9b0c9748b13
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/82607
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaGodoy, Elenilton Vieira, 1973-Martini, Lucas2023-05-16T17:36:50Z2023-05-16T17:36:50Z2023https://hdl.handle.net/1884/82607Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira GodoyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 15/02/2023Inclui referênciasResumo: Em meio aos impasses existentes entre as concepções de ensino tradicional e as diversas possibilidades pedagógicas, a presente pesquisa se configura como uma abordagem das teorias críticas nas pesquisas em Educação Matemática e na sua inserção no currículo. Para tanto, temos como objetivo geral a compreensão de como se moldam os sentidos produzidos os a respeito da formação do pensamento crítico dos indivíduos no Referencial Curricular do Paraná (2018) sob a ótica da teoria crítica desenvolvida pela Escola de Frankfurt, no viés de Wiggershaus (2002), por Paulo Freire e pelas pesquisas em Educação Matemática que perpassam estas abrangências, movimentados pela seguinte questão diretriz: O Referencial Curricular do Paraná (2018) no Ensino Fundamental dos Anos Finais de Matemática se estrutura, possibilita e direciona para a formação do pensamento crítico dos indivíduos? Visando atingir o objetivo proposto, utilizamos como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso no viés de Orlandi (2012, 2017) para produzir sentidos a partir de discursos, sujeitos e ideologias englobados em cada etapa da pesquisa. De forma panorâmica, a presente dissertação se segmenta em quatro etapas centrais: inicialmente propomos um olhar para as teses e dissertações presentes no catálogo de teses e dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que estejam envolvidos pela Educação Matemática e pelas teorias críticas já mencionadas. Na segunda etapa adentramos diretamente as teorias críticas para compreender os sentidos predominantes. Na terceira etapa propomos um olhar para o Referencial Curricular do Paraná (RCP), buscando sobreposições de sentidos entre as teorias críticas e estas estruturas curriculares. A quarta etapa se debruça em uma janela histórica de documentos curriculares que antecederam o RCP. A pesquisa apontou para o esvaziamento conceitual da abordagem crítica no documento curricular, sucedida por um conjunto de desalinhamentos a respeito dos elementos que configuram uma perspectiva crítica coerente, considerando diversos aspectos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem.Abstract: Considering the existing impasses between the conceptions of traditional teaching and the different pedagogical possibilities, this research is configured as an approach of critical theories in research in Mathematics Education and its insertion in the curriculum. To do so, our general objective is to understand the meanings produced regarding the formation of critical thinking of individuals in the Curricular Reference of Paraná (2018) from the perspective of the critical theory developed by the Frankfurt School, in the bias of Wiggershaus (2002), by Paulo Freire and for the research in Mathematics Education that pervade these scopes, moved by the following guiding question: Is the Curricular Reference of Paraná (2018) in Elementary School of the Final Years of Mathematics structured, enables and directs to the formation of critical thinking of individuals? To achieve the proposed objective, we used Discourse Analysis in Orlandi's (2012, 2017) bias as a theoretical and methodological framework to produce meanings from discourses, subjects, and ideologies encompassed in each research stage. In a panoramic way, this dissertation is segmented into four central stages: initially, we propose a look at the theses and dissertations present in the theses and dissertations catalog of CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) that are involved in Mathematics Education and the critical theories already mentioned. In the second stage, we directly entered the critical theories to understand the predominant meanings. In the third stage, we propose a look at the Paraná Curricular Framework (RCP), seeking overlapping meanings between critical theories and these curricular structures. The fourth stage focuses on a historical window of curriculum documents that preceded the RCP. The research points to the conceptual emptying of the critical approach in the curriculum document, followed by misalignments regarding the elements that configure a coherent critical perspective, considering several aspects that involve the teaching and learning process.1 recurso online : PDF.application/pdfFreire, Paulo, 1921-1997Análise do discursoMatemática - Estudo e ensinoEducação - CurriculosMatemáticaTeoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discursoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCAS MARTINI.pdfapplication/pdf8190263https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82607/1/R%20-%20D%20-%20LUCAS%20MARTINI.pdf4aacdf075120e72220657f4b0bcb77ecMD51open access1884/826072023-05-16 14:36:51.015open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82607Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-16T17:36:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
title Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
spellingShingle Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
Martini, Lucas
Freire, Paulo, 1921-1997
Análise do discurso
Matemática - Estudo e ensino
Educação - Curriculos
Matemática
title_short Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
title_full Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
title_fullStr Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
title_full_unstemmed Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
title_sort Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
author Martini, Lucas
author_facet Martini, Lucas
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godoy, Elenilton Vieira, 1973-
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Lucas
contributor_str_mv Godoy, Elenilton Vieira, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Análise do discurso
Matemática - Estudo e ensino
Educação - Curriculos
Matemática
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Análise do discurso
Matemática - Estudo e ensino
Educação - Curriculos
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-16T17:36:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-16T17:36:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/82607
url https://hdl.handle.net/1884/82607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82607/1/R%20-%20D%20-%20LUCAS%20MARTINI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4aacdf075120e72220657f4b0bcb77ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860638943739904